inglaterramercados/lojasmuseus/exposiçõesparques

York, cidade murada na Inglaterra – dicas e roteiro de 1 dia

york-minster

Atualizado em 13/03/2017

York é uma cidade murada que é um charme! Ela é pequena, mas com muitas atrações para conhecer. O muro, a catedral gótica e o centrinho da cidade são os mais conhecidos, mas também tem o Castle Museum, Cliffords Tower, JORVIK Vicking Centre e York St. Mary’s – Art Gallery. Confira todos os lugares imperdíveis para visitar em um dia em York.

A cidade foi fundada pelos romanos e era considerada a capital do norte. Em volta da cidade foi construído um muro para protegê-la, devido sua importância estratégica.

Cidades muradas são diferentes e é difícil de encontrar, pois são poucas na Europa que mantém o muro conservado. Claro, hoje ele é turístico, mas no passado teve sua importância na proteção contra invasores.

york-minster

 

Além disso, a cidade tem uma catedral lindíssima em estilo gótico e bem conservada, com seus vidrais, arcos e colunas. O centro tem prédios centenários, ruas pequenas (a maioria delas são áreas para pedestres) com lojinhas, cafés, lojas de chocolate (um dos chocolates mais famosos do país), tea rooms (casas de chá) e restaurantes. Vale a pena andar e se perder por suas ruas e vielas e observar as construções antigas. Ela é uma cidade bem arborizada, com flores e jardins espalhados, um lugar super bonito é o Museum Gardens.

York está localizada entre Londres e Edimburgo, próxima a Manchester, com fácil acesso de trem e ônibus.parqu

 

City Wall

O muro começou a ser construído em 71 d.C. pelos romanos e era de madeira. Com passar dos anos, o muro foi ampliado e na era medieval alguns portões e torres foram construídos. Nos séculos 17 e 18, ele teve algumas partes destruídas para a ampliação dos prédios. Hoje ele é o muro mais longo e mais bem preservado da Inglaterra.

Em cima do muro há caminhos estreitos e outros mais amplos, há degraus, escadas e passagens, portões, guaritas…. muita coisa para ser explorada. Há alguns pontos que servem como bancos para descansar um pouco.

A vista da cidade lá em cima é bonita. Uma das melhores é entre os portões Bootham Bar e Monk Bar (durante a idade média foram construídos os quatro grandes portões que ainda existem, são eles: Bootham Bar, Monk Bar, Walmgate Bar e Micklegate Bar). Deste ponto, a vista da catedral é linda e você vai andando pelo muro, vai descobrindo outras faces da igreja. Dá para tirar fotos bacanas!
Perto do Monk Bar há marcações Roman Fortress no piso, essa marcação mostra onde provavelmente era o muro original romano.

York Minster

A catedral de York é super grande, com todas as características do estilo gótico e com vidrais lindos.

Lá dentro foi montado o “The Orb”, que é um local onde estão expostos alguns vitrais restaurados. Com isso, é possível vê-los de pertinho. Há salas no subsolo com galerias interativas e muitas obras de arte.
É possível subir na torre, são 275 degraus que leva ao ponto mais alto da cidade.

Informações:
Endereço: Deangate, YO1 7HH
Horário: segunda a sábado das 9hs às 17hs. Domingos das 12h45 às 17hs
Ingresso igreja (2017): adulto – 10 libras (crianças são gratuitas acompanhado por adulto pagante)
Ingresso igreja + torre: adulto – 15 libras e crianças (de 8 a 16 anos) 8 libras – não é permitido criança menor de 8 anos subir na torre.

Castle Museum

O acervo do museu do castelo é composto por salas temáticas: roupas e tecidos utilizados na Europa Ocidental desde os anos 1700 até os dias atuais, mas tem mais objetos dos anos 1800 e 1900; história militar com armas, espadas, armaduras do século 16 e 17; vida social da Inglaterra, mas especialmente de York, com objetos utilizados pela a população, desde os anos de 1700 até os dias atuais.

Algumas coleções que chamam a atenção: relógios automáticos, como eram os natais na era vitoriana e como era durante a guerra, etc.
Também tem algumas exposições temporárias.

york-castle-museum

Informações:
Endereço: Eye of York, Tower St, YO1 9RY
Horário: todos os dias das 9hs às 17hs.
Ingresso (2017): adulto 10 libras (crianças até 16 anos – gratuitas acompanhado por adulto pagante)

Cliffords Tower

A torre Cliffords originalmente fazia parte do castelo, construído pelo rei William – O Conquistador, para conter os rebeldes do norte. A torre foi destruída por duas vezes e finalmente reconstruída por Henri III, no século 13. O nome surgiu porque Roger de Clifford foi executado por traição ao rei Edward II e enforcado com as correntes da torre, que nessa época era uma prisão.

Com vistas panorâmicas de York e das redondezas, não é difícil ver por que a Torre de Clifford desempenhou um papel importante no controle do norte da Inglaterra.

Informações:
Endereço: Tower St, YO1 9SA
Horário: todos os dias das 10hs às 16hs.
Ingresso (2017): adulto – 5 libras, crianças de 5 a 12 anos – 3 libras, família – 13 libras.

JORVIK Vicking Centre

Durante 30 anos, arqueologistas vem descobrindo novos objetos da ocupação viking na cidade. Foram achados casas, oficinas, jardins e objetos em geral que são de 1000 anos atrás.

O centro viking foi criado a partir de mais de 40.000 objetos e restos arqueológicos, recriando o ambiente com cheiros e sons da época no sítio arqueológico. Com isso, o museu é diferente de outros museus por estar ao lado das escavações.
Também é possível visitar a área do sítio arqueológico das escavações.

Informações:
Endereço: Coppergate Shopping Centre
Horário: Aberto todos os dias, no verão das 10h às 17h e no inverno das 10h às 16h.
Ingresso (2017): veja no site

Museum Gardens

O jardim do museu fica em volta do Yorkshire Museum, se estende até o Rio Ouse e encontra o city wall, em uma das partes. Ele foi plantado nos anos de 1830. Lá tem as impressionantes ruínas da igreja St. Mary’s Abbey e algumas outras ruínas medievais.

Tente ir em um dia ensolarado para aproveitar a extensa grama verde, as flores e explorar as ruínas. Andar embaixo dos arcos e dos pedaços da igreja e imaginar como ela era. Vale a pena!
O jardim é aberto todos os dias. Durante o verão, ele fica aberto até mais tarde.

york-museum-gardens

Informações:
Endereço: Museum Street (perto da ponte Lendal Bridge)
Horário: todos os dias das 7h30 às 18hs.
Ingresso: Entrada gratuita.

York St. Mary’s – Art Gallery

Essa galeria de arte contemporânea se encontra dentro de uma igreja medieval, construída no início do século 13. A cada verão, a comissão do York Museums chama um artista para criar uma instalação especial para o espaço.

Essa igreja foi desconsagrada em 1958 e desde o ano 2002 é utilizada como uma galeria de arte. Uma curiosidade, a igreja tem a mais alta torre com sinos da cidade, com 47 metros de altura.
A galeria irá reabrir no dia 7 de junho de 2017.

Informações:
Endereço: Castlegate, perto do Coppergate Shopping Centre
Horário: Aberto todos os dias, no verão das 10h às 17h e no inverno fecha a partir de novembro.
Ingresso (2017): Entrada gratuita.

 

 


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, site para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca