inglaterralondresmuseus/exposições

14 museus gratuitos em Londres

National Gallery - Londres

Londres é muito conhecida por sua rica vida cultural, lá a maioria dos museus são grátis. Fizemos uma lista com museus em Londres imperdíveis. Os nove primeiros consideramos como os principais, e os últimos cinco valem a pena visitar se você ficar mais tempo na cidade, ou para uma segunda visita.

Os museus em geral são bem grandes, principalmente os 9 primeiros, então é legal se preparar e visitar o que te interessar primeiro e dedicar mais tempo aos temas de preferência, caso contrário pode se tornar super cansativo andar pelo museu inteiro vendo assuntos que não te interessam muito, e não conseguir visitar outros, ou fazer mais nada durante o dia.

Faça chuva ou faça sol, os museus sempre vão estar na lista de o que fazer em Londres de todo viajante!

E lembre-se, se estiver em busca de hospedagem, aproveite boas ofertas e muitas opções no site Booking.com, confira lá!

Melhores museus em Londres

Foi muito difícil fazer esta lista, pois realmente é uma cidade recheada de museus e é complicado escolher os melhores, mas damos como dica estes que consideramos bem legais.

1. British Museum

O Museu Britânico é o mais famoso museu de Londres, especialista em civilizações antigas, tendo uma grande coleção desse tipo de arte. Dentre elas há objetos do Egito antigo, da Grécia antiga, Roma antiga, Mesopotâmia, Persa,  Maia, Asteca, Inca, Vikings, China imperial, Oriente Médio, Índia, várias tribos africanas, Europa medieval, povos asiáticos, entre outras.

Uma das principais atrações é a Pedra da Roseta, ela está logo na entrada principal, nessa pedra está escrita o mesmo texto em três línguas diferentes: hieróglifos (escrita dos sacerdotes egípcios), demótico (utilizada pelo povo egípcio) e em grego. Através dela os hieróglifos egípcios foram decifrados.

Além das obras de arte, o prédio é muito bonito e imponente. Ao entrar, há uma escadaria antiga, e no fundo um espaço coberto com vidro e aço tramado. Se você andar em volta, encontrará as portas de algumas galerias, lojinhas e os cafés com mesas coletivas.

Veja mais em nosso post sobre o British Museum.

Endereço do Museu Britânico: Great Russell Street  (Metrô: Linha Central e Piccadilly – estações: Russell Square e Holborn).

2. Tate Modern

Este museu é especializado em arte moderna e contemporânea. Ele ocupa uma antiga usina elétrica às margens do rio Tâmisa, o prédio foi reformado para receber o museu, sendo inaugurado no ano 2000. Pode ser visto de longe, também é bem imponente pelo seu tamanho.

As exposições permanentes estão dispostas em dois andares, e têm obras de grandes artistas a partir dos anos de 1900 como: Picasso, Pollock, Matisse, Malevich, entre muitos outros. Eles estão reunidos por tema e não por data.

Tate Modern - Londres

Também têm exposições temporárias (que são pagas). Se for de um artista que você goste, vale a pena pagar, pois normalmente são muito bem montadas e com obras bem importantes.

No level 3 tem um café e a lojinha com produtos relacionados às exposições. É legal visitar esse andar e ir na varanda para descansar um pouco. No level 6 tem o restaurante, a vista do rio Tâmisa e da Catedral de St Paul é muito bonita. Por falar em rio Tâmisa, conhece o passeio de barco em Londres?

Museus em Londres - Tate Modern - Vista

Saiba mais em nosso post sobre o Tate Modern.

Ele também tem área entre as salas de exposição para as crianças desenharem e se divertirem.

Endereço do Tate Modern: Bankside. Estações de metrô mais próximas: St Paul’s – Central Line, London Bridge – Jubilee Line ou Northern Line.

3. National Gallery

A National Gallery tem um acervo de quadros e desenhos de várias épocas e lugares, com certeza também é um dos museus em Londres mais visitado. As galerias são divididas por anos: pinturas de 1250 a 1500, pinturas de 1500 a 1600, pinturas de 1600 a 1700 e pinturas de 1700 a 1900. Tente pegar um mapa para se localizar melhor.National Gallery - Londres

Na galeria das pinturas de 1250 a 1500, têm obras de arte medieval e do renascimento. Um dos destaques é a tela The Arnolfini Portrait de Jan van Eyck.

A galeria de 1500 a 1600 conta com obras do renascimento, Titian, Raphael, Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Na galeria de 1600 a 1700 são obras do estilo barroco, Caravaggio, Velázquez, Poussin, Rubens, Van Dyck, Vermeer e Rembrandt.

Dos artistas de 1700 a 1900 tem obras do Goya, Turner, Ingres, Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh. Aliás, tem uma sala com obras impressionistas fantástica! Três telas de Vincent van Gogh, sendo uma delas os Girassóis, paixão pura! Muitas obras de Monet e Degas também.

Veja os 30 highlights indicados pelo museu e saiba mais sobre a National Gallery em nosso post. Dica extra, se você tiver pouco tempo e for apaixonado por arte impressionista, visite a sala 45, vale a pena!

Endereço da National Gallery: Trafalgar Square (metrô Northern e Bakerloo lines – estação Charing Cross).

4. Natural History Museum

Se você é apaixonado por dinossauros, esse é o lugar! Antigamente, logo na entrada já tinha um esqueleto completo de dinossauro em tamanho real, agora tem um esqueleto de uma baleia azul. Na área dedicada aos dinossauros tem várias réplicas, ossos e um “boneco dinossauro” que se movimenta!

Natural History Museum - Londres

O Museu de História Natural é dividido por cores, sendo azul (Blue zone) – dinossauros; verde (Green zone) – pássaros, minerais, fósseis; vermelho (Red zone) – vulcões e terremotos; laranja (Orange zone) – borboletas e insetos.

O prédio também impressiona por sua beleza e riqueza de detalhes!

Natural History Museum

Veja mais no nosso post sobre o Natural History Museum.

Esse museu é interessante para adultos e crianças, tanto que o indicamos aqui em o que fazer em Londres com crianças.

Endereço do Natural History Museum: Cromwell Road (entrada principal) ou se for pela passagem subterrânea do metrô direto, suba a escada que sairá dentro do jardim. (metrô: Piccadilly, Circle e District Line – estação: South Kensington).

5. Science Museum

No Museu de Ciência tem objetos do cotidiano e outros que fazem parte da história da humanidade, como satélites, foguetes, trem a vapor, carros, aviões e máquinas em geral. Alguns objetos são interativos.

Science Museum - Museus de Londres

Tem uma sala chamda Exploring Space onde ficam satélites e foguetes. Em uma vitrine tem uma rocha da lua. Muito bacana, pois sempre vimos aquelas naves pela televisão ou em fotos e ali está bem pertinho. Um dos grandes destaques aqui é o módulo de comando da Apollo 10.

Science museum - Piece of the Moon

Veja mais detalhes no nosso post sobre o Science Museum.

Também é um dos museus de Londres bem legal para os adultos e crianças.

Endereço do Science Museum: Exhibition Road (metrô: Piccadilly, Circle e District Line – estação: South Kensington)

6. Victoria & Albert Museum

O V&A é um museu dedicado a arte e ao design em geral.

Ele têm muitas obras do período medieval e gótico e do renascimento. Um dos grandes destaques é o caderno de anotações do Leonardo da Vinci.

Vale a pena ir até o jardim interno e no café deste museu, são maravilhosos!

Saiba mais em nosso post do Victoria & Albert Museum.

Endereço do Victoria & Albert Museum: Cromwell Road (entrada principal) ou entrada pela passagem subterrânea do metrô direto. (metrô: Piccadilly, Circle e District Line – estação: South Kensington).

7. Tate Britain

O Tate Britain fica na margem do rio Tâmisa. Ele é especializado em arte britânica, com alas dedicadas a quadros históricos, de arte moderna e contemporânea. Vale a pena visitar a ala com as obras de J.M.W. Turner.

Se você tiver tempo, pegue o Tate Boat, barco que vai do Tate Britain ao Tate Modern.

Veja mais em nosso post sobre o Tate Britain.

Endereço do Tate Britain: Milkbank. Estação de metrô mais próxima: Pimlico.

8. Museu de Londres

Se você é apaixonado por Londres, é hora de conhecer o Museum of London, pois este museu conta a história da cidade, desde a sua fundação até os dias de hoje. Lá é possível ver um pedaço do muro construído pelos romanos.

Museum of London

Mostra muito sobre acontecimentos na cidade como o grande incêndio e os antigos moradores. Também é possível ver que alguns nomes de ruas permanecem iguais desde a era romana. Há carros antigos, roupas e outros objetos de época.

Uma parte bem legal para ver conhecer é a galeria dos anos 1850 a 1940, nela foi reconstruído um pedaço de Londres antigo, com ruazinhas e lojas e uma vitrine da época vitoriana. Bem legal, você tem a impressão de ser transportado para aquele tempo.

Museum of London - Carro

Saiba mais em nosso post do Museum of London.

Endereço do Museu de Londres: 150 London Wall (estações de metrô mais próximas: Barbican e St Paul’s)

9. National Maritime Museum

Este é o museu marítimo com obras relacionadas ao mar, às batalhas navais, histórias de conquistas, marinheiros famosos, piratas, partes de navios, bússola. Tudo relativo a navegação e aos tesouros do oceano.

É possível visitar a Queen’s House, Naval College Gardens e o Greenwich Visitor Centre, com bastante objetos interativos para crianças.

National Maritime Museum - Londres
Veja mais no nosso post sobre o National Maritime Museum.

Endereço do National Maritime Museum: Park Row, estação Cutty Sark do DLR.

Museus recomendados caso tenha mais tempo na cidade

Se você ainda tiver energia e mais alguns dias depois desta maratona de museus acima, pode ir conhecer estes outros que também valem a pena!

10. Imperial War Museum

Esse museu conta a história das pessoas nas guerras modernas, da 1ª Guerra mundial até conflitos atuais.

Endereço do Imperial War Museum: Lambeth Road, estação Lambeth North, Bakerloo line.

11. National Portrait Gallery

A galeria foi fundada em 1856 com retratos de cidadãos britânicos famosos. São 200.000 retratos do século 16 até os dias atuais. Sempre tem exposições temporárias interessantes.

Endereço da National Portrait Gallery: St Martin’s place, estação Charing Cross do metrô, Northern e Bakerloo lines. É bem perto da National Gallery que mencionamos mais acima.

12. Museum of Childhood

O Museu da Criança tem uma grande coleção de objetos infantis (muitos brinquedos e roupas antigas), a partir dos anos de 1600 até os dias de hoje e de diversas partes do mundo. É possível ver como as crianças eram nas diferentes épocas, como se vestiam e brincavam, nota-se que por muito tempo as roupas eram basicamente iguais às de adulto, porém em tamanho pequeno.

Tem brinquedos de muitos lugares do mundo, veja mais no nosso post sobre o Museu da Criança.

Também é indicado em nosso post de Londres com filhos.

Endereço do Museum of Childhood: Cambridge Heath RoadLondon. Estação Bethnal Green do Metrô, linha Central Line.

13. Museu da Casa – The Geffrye Museum

No East London está localizado o The Geffrye Museum – Museum of the home, ele mostra as mudanças no estilo do interior das casas inglesas a partir do ano de 1600.

The Geffrye Museum - Londres

É muito legal fazer um paralelo com a história, vendo como as casas foram se adaptando às necessidades e realidades de cada época, com os materiais que eram feitos os utensílios domésticos e também as mudanças na decoração interior.

the geffrye museum living room 1965

Veja mais em nosso post sobre o Museu da Casa.

Endereço do The Geffrey Museum: Kingsland Road, bem próximo à estação Hoxton do Overground.

14. Wallace Collection

É um museu dentro de um palacete histórico em Londres, com 25 salas (distribuídas nos dois andares da casa) com arte dos séculos 18 e 17, são pinturas, esculturas, móveis e porcelanas e diversas armas e armaduras.

A casa foi construída no século 19, e ela já é uma atração em si, com portões grandes, caminho para o carro e um jardim na frente da casa. Ao entrar tem enorme escada no hall, papel de parede lindo, veludo de diversas cores, cortinas e tapeçarias.

Wallace Collecion - Londres

É conhecida pela sua coleção de arte francesa do século 18, com pinturas, cerâmicas e móveis, sendo provavelmente o melhor exemplo dessa arte fora da França.

Saiba mais em nosso post sobre o Wallace Collection.

Endereço da Wallace Collection: Manchester Square (perto da estação do metrô Bond Street).

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


3 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca
Inline
Inline