Berlim é uma cidade com muitos museus, galerias de arte e street art espalhadas. A Sammlung-Boros é uma galeria de arte contemporânea (coleção particular), diferente das outras, pois ela fica em um bunker da segunda guerra mundial e tem obras que dialogam com Berlim de alguma forma.
História do Bunker
Esse bunker foi construído para abrigar a população da cidade durante a 2ª Guerra Mundial, ele começou a ser construído em 1942. Como não havia tempo para se construir embaixo da terra (como normalmente eram feitos), esse bunker fica no nível da rua e o prédio foi entregue em 6 meses. As paredes tem 2 metros de largura e o telhado tem 3 metros de puro concreto e ferro. Ele tem 5 andares e tinham muitas salas pequenas.
Depois da guerra, em 1945, o bunker ficou na Berlim Oriental (controlada pelos Russos). Ele foi utilizado de várias formas: como prisão para prisioneiros de guerra, armazém para tecidos e entre 1957 a 1989 foi armazém de frutas tropicais. O Banana Bunker, como foi apelidado, tem a temperatura interna mais fria que no lado externo e isso conservava melhor as frutas.
Depois da reunificação da cidade, em 1992, ele ficou desocupado e virou uma balada de música eletrônica, sendo apelidado de “The hardest club in the world”.
O colecionador de arte Christian Boros comprou o prédio em 2003 para abrigar sua coleção particular e a reforma durou 5 anos, foram retiradas algumas paredes e tetos, resultando em muitas caçambas de entulho. Agora a galeria tem mais ventilação e as salas podem receber obras maiores. No total o espaço tem 3000 m2 e 80 salas. A família Boros construiu sua casa na cobertura. No lado de fora é possível ver as paredes de vidro.
Exposição
Em 2008 foi feita a primeira exposição, a Sammlung Boros#1, que ficou em cartaz até 2012. Desde de 2013 está em cartaz a Sammlung Boros#2.
Nessa exposição tem trabalhos de artistas alemães e de outros países, mas as obras sempre tem alguma ligação com Berlim. As obras são de 1990 até o presente.
Só é possível visitar a Boros Collection através de visita guiada, que tem duração de 90 minutos, pode ser falado em alemão ou em inglês, com grupos são de 12 pessoas no máximo. Por ser super concorrido e limitado, é necessário agendar a visita no site.
O tour é super bacana, pois a guia fala sobre as obras de arte e sobre prédio. O interessante é que mesmo com a reforma, foram deixados nas paredes marcas das tintas e alguns vestígios anteriores.
Vale muito a pena visitar a coleção!
Endereço: Reinhardtstrasse 20 / 10117 Berlin Mitte
Ingresso: 12 euros (preço de 2014)
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!