Dicas para Viagem

Viajar para lugares desconhecidos requer maior planejamento e aí vem as perguntas: Como definir o destino? Qual é a melhor data? Como planejar uma viagem? Como organizar a mala?  O que levar na viagem?

Aqui damos muitas dicas para organizar sua viagem sozinho, o que levar na mala de viagem. Isso para evitar surpresas desagradáveis e até deixá-la mais barata!

Separamos em três momentos da preparação: Antes de viajar, Organizando a mala e No dia da viagem.

1- Antes de viajar:

Nessa etapa, você deve escolher um destino que te agrade, que caiba no seu orçamento, verificar a melhor época do ano para ir e começar a se organizar.

Como escolher um destino

O destino pode ser uma cidade que você queira ir, um país que apareceu em um filme, onde mora alguns amigos, lugar de origem da família… Enfim, isso é bem pessoal, qualquer lugar pode ser o seu destino. Praia, cidade, campo, lugares tranquilos, agitados, lugares com muita história etc.

Pesquise bastante sobre os lugares, leia opiniões e decida o que mais lhe agrada.

A melhor data para a viagem é aquela que não é férias escolares e nem feriados. Se você tiver datas flexíveis, com certeza pagará mais barato e os lugares estarão mais vazios.

Decidido o destino? Agora vamos lá!

Em viagens mais longas e distantes, normalmente acabamos visitando diversas cidades e às vezes diferentes países. Para isso, é necessário pensar e começar a agir no seguinte:

  • Uma vez decidido o roteiro, começar a monitorar frequentemente o preço das passagens – inclusive as passagens internas no país de destino (avião, trem e/ou ônibus). E aproveite para comprar quando surgir uma promoção, ou quando os preços estiverem melhores. Diversas companhias permitem cadastrar alertas de preço em que você é avisado assim que a passagem atinja determinado preço.
  • Tente não chegar a noite na nova cidade. Evite chegar em voos muito no final da noite ou madrugada, pois você está indo para um lugar novo e provavelmente vai ficar perdido/ inseguro. A não ser que esse voo que chegue a noite seja bem mais barato e tenha como dormir no aeroporto.
  • Pesquisar como você ser deslocará entre os locais, se com trens,  aviões e aluguel de carro.
  • Pesquise se no destino irá rolar shows dos seus artistas favoritos e/ ou exposições bacanas. Compre ingressos com antecedência.
  • Também procure os eventos de graça, como os walktour nas cidades.
  • Verificar o documento para viajar: RG (Brasil), RG ou passaporte (Mercosul) ou passaporte (outros países).
  • Verificar se o país precisa de visto e se é preciso tomar alguma vacina (não esqueça de pegar o comprovante internacional).
  • Contratar seguro saúde. O seguro saúde é obrigatório em vários países, como na Europa via acordo de Schengen (são 30 países, incluindo os países da União Europeia). Também é importante em países onde a saúde é privada, como nos EUA.
  • Fazer a reserva da sua hospedagem. Gostamos muito de usar o Booking.com para encontrar boas ofertas.
  • Verificar o endereço do local onde ficará hospedado e como se vai do aeroporto até ele.

Finalizou o roteiro?

Agora é bom anotar os todos endereços. É bom ter salvo os arquivos em seu smartphone e os sites importantes para facilitar a consulta, mas também é recomendado ter impresso por segurança.

Para reservas de hotéis e pousadas, nós usamos o Booking.com, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça aqui a sua reserva de hotel e pousada.

Além de ser muito importante, o Seguro de Viagem é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Em qualquer país que você for, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Parcele em até 12x no cartão de crédito ou receba um desconto de 5% no boleto! Use o código promocional: VIAGEMLADOB5 para ter um desconto de 5%

Achou mais vantajoso alugar um carro? Aproveite nossa parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Parcele no cartão de crédito, ou receba desconto no boleto bancário!

Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!

Como levar o dinheiro para viagem

Procure levar dinheiro em espécie e em cartões, podendo ser de crédito e/ou pré pago. Verificar as cotações e impostos dos cartões pré-pago e de crédito.

É interessante comprar aquelas bolsinhas que se usa junto ao corpo, conhecido como porta-dólar. Ela é bem discreta para usar na viagem, evitando furtos.

O que deixar aqui no Brasil

Deixar os endereços e telefones de onde você ficará hospedado e o roteiro com uma pessoa de confiança no Brasil.

Comece a se preparar para o destino

Já pode começar a ler sobre o país na internet e tente aprender algumas palavras na língua local, como olá, por favor e obrigado.

Além de estudar bem a cultura local para evitar gafes. Claro que gafezinhas sempre podem acontecer, né? Mas é sempre bom evitar, não acha? Às vezes pode acontecer de até ofender uma pessoa, mesmo que sem querer.

Com um certo prazo antes, é bom comprar um chip internacional de celular. Chegar na nova cidade já com o celular conectado a internet e podendo receber ligações, facilita bastante.

Verificar o prazo de entrega do chip antecipadamente e escolher um melhor plano para você.

Dicas para viagem

2- Organizando a Mala – O que levar na mala de viagem:

Pois é, nem tudo na viagem são flores. Dizem que tem quem goste de arrumar mala de viagem, mas eu conheço poucas rs.

Sendo legal ou chato, arrumar as malas é uma parte essencial para sua viagem!

  • Leve roupas básicas que combinem entre si para ter diversas opções, e de preferência de tecido que não amassem muito. Em alguns lugares é possível lavar roupa, nos hotéis, em alguns albergues ou em lavanderias automáticas.
  • Sempre levar, sendo verão ou inverno (no outono pode se ter veranico inesperado ou frio no verão): lenço ou cachecol, shorts/ bermuda/ saia, canga, protetor solar e guarda-chuva.
  • Leve sapatos confortáveis, coloque-os nas laterais da mala, pois ajuda a deixar a mala mais firme. Também utilize o sapato como espaço útil, coloque meias limpas dentro deles.
  • Alguns itens que às vezes esquecemos como: tesoura, trim e pinça (esses itens devem ser colocados na mala que será despachada), cotonetes, sacos plásticos reserva, chinelo, remédios para dor de cabeça, estômago e seus remédios de rotina (é difícil comprar remédios em vários países).
  • Levar os carregadores: câmera fotográfica, celular, laptop etc. e, é claro, o adaptador de tomada universal. (se você não tiver, compre um adaptador chegando no país).
  • Coloque os itens frágeis no meio das roupas e da mala, bem embalados.
  • Colocar cadeados nas malas, identificá-las por fora e por dentro e diferenciar sua mala, principalmente se essa for preta, azul ou marrom, colocando uma fita ou algo que a identifique de longe, pois na esteira do aeroporto, todas as malas são parecidas.
  • Tente planejar antecipadamente o que você vai levar para a viagem, para ter tempo de comprar algo, caso precise.
  • Não deixe para arrumá-la na última hora. Tente fazê-la até dois dias antes da viagem.

3- No dia da viagem:

É chegado o dia da viagem! É normal que esteja ansioso e agitado, afinal, planejou esta viagem por muito tempo!

Por isso, evite deixar algo pendente para fazer neste dia. Tente já deixar tudo pronto e apenas use para fazer a conferência de tudo que vai precisar levar.

  • Levar cópias dos documentos, ou uma opção virtual é tirar uma boa foto de cada um, salvar o arquivo no celular e enviar para o seu próprio email.
  • As apólices do seguro saúde contratado.
  • Sugestão: se você estiver levando certa quantidade de dinheiro em espécie, carregá-lo em uma bolsinha junto ao corpo (também conhecido como porta-dólar).
  • Levar impresso as passagens e as reservas de hospedagem, e  no smartphone também.
  • Apólices da reserva do veículo alugado.
  • Pegar o seu chip de celular internacional.
  • Conferir a mala que vai despachar se não está esquecendo de nada.
  • Lembrar que na mala de mão, só é permitido carregar frascos com líquidos ou cremes até 100ml, acima disso colocar na mala que será despachada e leve lenços de papel para alguma emergência.

Dicas de viagem

Está indo para onde?

Agora é só curtir! Veja mais dicas para sua Viagem Lado B.

Vai viajar pelo Brasil? América do Sul? Europa? Ásia?


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


7 comentários
  1. Luís Antonio

    Ótimas dicas de viagem!! Gostei bastante da parte de o que levar na mala de viagem, ah, e também obrigado por compartilhar diversos descontos.

  2. Marcio H.

    Já precisei usar seguro de saúde na viagem e percebi que foi muito importante ter contratado. Boas dicas, gostei bastante do blog tb. Vlw!

  3. Maria Clara

    Adorei as dicas de como planejar a viagem e organizar a mala!
    A separação das dicas em cada etapa do planejamento e o passo-a-passo facilita bastante o entendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca