Quais museus em Paris devo visitar? A cidade possui muitos, e escolher é muito difícil. Separamos aqui uma lista com 10 museus imperdíveis que recomendamos conhecer.
Claro que o Museu do Louvre e o Museu d’Orsay são os mais famosos e os primeiros a virem à cabeça, por isso procuramos apresentar outros para sua escolha.
Quando planejamos a viagem, pensamos quanto tempo temos para cada visita, a localização do museu e o nosso interesse. Com isso em mente, escolhemos os que iremos visitar.
Fizemos essa lista com os principais museus de Paris para você visitar na sua primeira, ou em uma de suas viagens a cidade.
1. Museu do Louvre
Quem nunca ouviu falar do Museu do Louvre? Acho que isso é impossível. Ele é visita obrigatória para quem gosta de arte e normalmente está na lista de museus em Paris a se conhecer.
Não é a toa que o Museu do Louvre é o maior museu do mundo, um dos mais visitados e um dos mais bonitos também.
As 35.000 obras estão expostas em quatro andares de um prédio em formato de U, sendo cada parte chamada de asa (total de 3 asas). Há obras de arte do mundo inteiro e de diferentes épocas. Há alas dedicadas a Mesopotâmia, Egito, Grécia, Ásia, Arte Islâmica, entre outras. Também alas especificas com pinturas em tela e esculturas.
O museu guarda muitas obras primas de grandes artistas, como Leonardo Da Vinci (incluindo a famosíssima Monalisa), Michelangelo, Rembrandt, Manet, entre outros.
É impossível visitar o museu inteiro em um dia. No Museu do Louvre você precisa priorizar o que mais te interessa.
No folder do mapa está indicado as obras mais famosas, como a Monalisa, a Vênus de Milo (Afrodite), o escriba sentado (Egito), etc. Você pode ver as obras seguindo esse caminho. Como gostamos de arte egípcia e grega, começamos por essas duas e depois fomos para Monalisa e as outras obras do Da Vinci. Depois disso, andamos até nos cansarmos.
Veja alguns caminhos sugeridos pelo museu.
Endereço do Museu do Louvre: Rue de Rivoli (estação de metro: linha 1 – Palais-Royal/Musée du Louvre).
Horário: segunda, quinta, sábado e domingo das 9h às 18h / quarta e sexta-feira fica aberto até às 21h45. Fecha na terça-feira.
Ingresso (2020): 17 euros. Acesse o site.
2. Museu d’Orsay – Um dos nossos Museus em Paris preferidos
O Museu de Orsay é um dos museus em Paris mais visitados. Lá estão expostos obras dos grandes mestres da arte ocidental do período entre 1848 e 1914, entre os principais estão Van Gogh, Degas, Cézanne, Gauguin, Monet, Munch, Manet, Renoir, Rodin, Delacroix e muitos outros.
Se você gosta de obras do Impressionismo, lá é visita obrigatória! Sem falar que o prédio é lindo. Ali era uma antiga estação ferroviária.
Endereço do Museu d’Orsay: 62, Rue de Lille (estação de metro: linha 12 – Solférino / RER: linha C – Musée d’Orsay).
Horário: Abre diariamente das 9h30 às 18h, exceto às segundas-feiras. Às quintas-feiras fica aberto até às 21h45.
Ingresso (2020): 14 euros.
(na hora de comprar, veja os ingressos combinados com o Museu do Rodin e com Museu de l’Orangerie).
3. Palácio de Versailles
O que falar do Palácio de Versailles? Esse palácio ícone e modelo para a construção de outros palácios pelo mundo. Todo rei no século 17 gostaria de tê-lo construído.
Ele foi construído pelo Rei Luís XIV, que se intitulava (modéstia a parte dele) o Rei Sol.
O jardim é maravilhoso! Cheio de detalhes, todas as plantas cuidadosamente plantadas e podadas. Descobrir o jardim faz parte do passeio. Se for um dia de sol, vale a pena fazer um piquenique e descansar na grama.
Ele não fica na cidade de Paris e sim na cidade vizinha Versailles. Mas é muito fácil chegar lá de transporte público. A estação de trem fica a 10 minutos a pé.
A decoração do castelo é super rica e detalhada. Os lustres de cristal são enormes. As salas tem muito dourado, mármore, papel de parede, quadros e afrescos. A sala mais famosa é o salão de baile, conhecida como galeria dos espelhos (Galerie des Glaces). De um lado são 17 enormes espelhos e do outro a parede de vidro que dá vista para o jardim. Há dois quartos com a decoração original, que são o quarto do rei e o quarto da rainha.
Endereço do Palácio de Versailles: Place d’Armes – Versalles (RER: linha C – Versailles Château Rive Gauche) a 10 minutos a pé.
Horário: abril a outubro – terça a domingo das 9h às 18h30/ novembro a março – terça a domingo das 9h às 17h30. Fecha na segunda-feira.
Ingresso (2020): 20 euros / Jardim – gratuito. Confira no site.
4. Museu do Rodin
O Museu Rodin possui muitas obras em diversas etapas de criação e finalização. É possível ver de pertinho a escultura em mármore de O Beijo. Há uma sala dedicada a Camille Claudel, sobre ela e sua obra.
Além do museu, há um jardim maravilhoso e cheio de esculturas, sendo as mais famosas O Pensador e Portões do Inferno. Passear por ele faz parte da visita.
Endereço do Museu do Rodin: 79, Rue de Varenne (estação de metro: Varenne).
Horário: Abre diariamente das 10h às 17h45, exceto às segundas-feiras. As quartas-feiras fica aberto até às 20h45.
Ingresso (2020): 13 euros.
(Há preço especial para ingresso combinados com o Museu d’Orsay).
5. Museu do Picasso
O Museu Picasso possui a maior coleção de obras do Picasso! São pinturas de várias fases do artista, desde o inicio de carreira com a fase azul e fase rosa, até a fama com o cubismo etc, esculturas, gravuras, desenhos e manuscritos que foram doados pela família.
O museu passou por uma reforma recente e está mais bacana do que nunca!
Endereço do Museu do Picasso: 5 Rue de Thorigny (estação de metro: linha 1 – Saint-Paul).
Horário: de terça à sexta-feira das 10h30 às 18h. Sábado e domingo das 9h30 às 18h. Fecha na segunda-feira.
Ingresso (2020): A partir de 11 euros.
6. Centro George Pompidou
O complexo cultural de Paris Centro George Pompidou é um prédio marcante na cidade. Todos aqueles canos e ferros na fachada do prédio.
Ele foi aberto em 1977. Lá tem exposições de arte contemporânea, performances, workshops, cinema e outros eventos.
Além das galerias com exposições temporárias, ele abriga o Musée National d’Art Moderne, com obras a partir dos anos de 1905, incluindo obras cubistas e surrealistas.
O terraço, no último andar, permite ver a cidade do alto. Dá para ir somente no terraço, sem entrar no museu.
No lado de fora, fica a fonte com as esculturas criadas por Jean Tinguely e Niki de Saint Phalle. São esculturas muito bonitas e divertidas que se movem. Vale sentar e admirá-la.
Endereço do Centro George Pompidou: Place Georges Pompidou (estação de metro: linha 11 – Rambuteau, linha 1 e 11 – Hôtel de Ville, Linha 1, 4, 7, 11 e 14 – Châtelet / RER: linhas A, B e C – Châtelet Les Halles).
Horário: segunda, quarta, sexta, sábado e domingo das 11h às 22h / quinta-feira fica aberto até às 23h. Fecha na terça-feira.
Ingresso (2020): museu + terraço – 14 euros / Somente o terraço – 5 euros.
Gratuito no 1º domingo do mês. Veja no site.
7. Cité des Sciences
A Cité des Sciences é um lugar que agrada crianças e adultos. É um dos museus em Paris preferidos dos parisienses e ótimo para ir com as crianças, pois é o lugar das experimentações e muitas curiosidades.
O complexo é composto pela Cidade da Ciência, Cidade da Criança e o cinema La Géode. Cada um pago a parte ou com combinações de ingresso. Veja no site.
A Cidade da Ciência tem exposições permanente e temporárias, tem o cinema Louis-Lumiere, um planetário e um submarino.
A Cidade da Criança tem atividades e espetáculos para crianças de 2 a 7 anos ou 5 a 12 anos.
O cinema La Géode exibe filmes em 3D ou Imax.
Durante o fim de semana e férias escolares é bastante procurado, então vale a pena comprar os ingressos pelo site.
Há espaço para piquenique, restaurantes e cafés.
Endereço da Cité des Sciences: 30 Avenue Corentin-Cariou – Parc de la Villette (estação de metro: linha 7 – Porte de la Villette). Acesse o site.
Horário: terça a sábado das 10h às 18h / domingo fica aberto até às 19h.
Ingresso (2020) para uma exposição: adulto – 12 euros / criança – 9 euros.
(há combinações de ingressos com preços variados – veja no site).
8. Museu de l’Orangerie
O Museu de l’Orangerie abriga os painéis les Nynphéas (as Ninfeias – plantas aquáticas) do Claude Monet e muitas obras impressionistas e pós-impressionistas, de artistas como Cézanne, Matisse, Modigilian, Picasso, Renoir, entre outros.
O prédio do museu fica dentro do Jardin dês Tuileries, no Palais de Tuileries. O lugar é muito bonito! Vale descansar um pouco ou fazer um piquenique no parque antes ou depois da visita ao museu.
Endereço do Museu de l’Orangerie: Jardin des Tuileries – Place de la Concorde (estação de metro: Concorde).
Horário: Abre diariamente das 9h às 17h45, exceto às terças-feiras.
Ingresso (2020): 9 euros.
(Há preço especial para ingresso combinados com o Museu d’Orsay).
9. Petit Palais
O Petit Palais é um dos museus em Paris que foi construído para a Exposição Universal de 1900 e se tornou museu em 1902. A arquitetura junta o tradicional e o moderno, com o teto feito com ferro e vidro. Um trabalho de arquitetura do início do século XX, que é lindíssimo!
Ele abriga o Museu de Artes da Cidade de Paris (Musée des Beaux-Arts de la Ville de Paris) e lá estão expostos permanentemente objetos de arte medieval e do renascimento, como porcelana, relógios, tapeçaria, desenhos e também mostra pinturas e esculturas de arte francesa. Também tem obras de Rembrandt, Colbert, Cézanne, Monet, Gauguin e Delacroix.
Há exposições temporárias pagas. Veja a programação no site.
Se tiver um dia de sol, aproveite o café que fica no jardim super bonito e tranquilo.
Endereço do Petit Palais: Avenue Winston Churchill (estação de metro: linha 1 e 13 – Champs-Elysées Clémenceau / RER: linha C – Invalides / linha A – Charles de Gaulle-Etoile).
Horário: Abre diariamente das 10h às 18h, exceto às segunda-feira e feriados.
Ingresso (2020): coleção permanente – gratuito / exposição temporária – preços variados.
10. Grand Palais
Junto com o Petit Palais, o Grand Palais também foi construído para a Exposição Universal de 1900, em estilo art-nouveau. O teto de vidro é sustentado por colunas de ferro trabalhado.
Ele abriga exposições temporárias, veja a programação no site.
Endereço do Grand Palais: 3 Avenue du Général Eisenhower (estação de metro: linha 1, 9 e 13 – Franklin-D.-Roosevelt, Champs-Elysées-Clemenceau / RER: linha C – Invalides).
Horário: Checar no site.
Ingresso (2020): varia de acordo com a exposição.
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!