alemanhaberlimmuseus/exposições

Cidades dos museus da escola Bauhaus na Alemanha

bauhaus

A escola Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo, na verdade, ela foi muito mais que isso… foi uma escola revolucionária! Para os admiradores da Bauhaus, é possível visitar as 3 sedes da escola na Alemanha, que hoje tem museus dedicados exclusivamente a ela. Elas ficam em Weimar, Dessau e Berlim.

A Bauhaus foi fundada em 1919 por Walter Gropius e ficou até 1925 em Weimar. Nesse ano se mudou para Dessau, e em 1932 foi para Berlim. Em 1933, a escola foi fechada pelo governo do partido nacionalista.

Apesar do seu curto tempo de funcionamento, ela foi a escola mais influente do século 20 nas área de design, arquitetura e arte e modificou o sistema e a filosofia no ensino dessas disciplinas. Ela foi inovadora, com professores de diversas especialidades, no seu programa havia aulas voltadas ao aprendizado na prática.

Partindo de Berlim, vá para Dessau, que fica em torno de 1h30 de carro. E de Dessau, Weimar fica a mais ou menos 1h45. Caso não esteja de carro, é possível ir de trem, os tickets podem ser comprados no site da DB Bahn.

Há outros pontos interessantes espalhados pelo país, confira no site Bauhaus online.

 

Bauhaus Archiv em Berlim

O museu da Bauhaus em Berlim se chama Bauhaus Archiv, pois é mais que um museu, ele coleciona peças de arte, diversos itens, documentos e literatura relacionada.O museu fica em um prédio moderno e diferente do resto da arquitetura da cidade, perto do Parque Tiergarten.

Museu Bauhaus - Berlim/ Alemanha

Ele é dividido em duas partes, a área do acervo permanente e a área das exposições temporárias (veja a programação no site).

No acervo permanente está em exibição alguns ícones como a Bauhaus lamp e Wassily chair, junto com a mais de 250 itens diversos, como objetos, modelos, pinturas, documentos, cartazes, fotos, maquetes e etc.

O ingresso inclui um áudio guia para fazer a visita.

A exposição temporária também é relacionada ao tema da Bauhaus.

A biblioteca do museu tem mais de 26.000 livros, jornais, manuscritos e catálogos que podem ser pesquisados com agendamento.

O café e a lojinha são super bacanas também. A loja tem muitas tentações e cartazes super bacanas. Já o café tem mesinhas no lado de fora para apreciar a arquitetura do local.

Endereço do Bauhaus Archiv em Berlim:  Klingelhöferstrasse 14 / 10785 – Berlim
Horário (2018): o museu está fechado para reforma. Será reaberto no verão de 2018
Ingresso: pago

 

Bauhaus Museum Dessau

O museu da Bauhaus em Dessau (Stiftung Bauhaus Dessau)  fica no prédio ícone da escola foi projetado por Walter Gropius e foi parcialmente destruído em 1945, na Segunda Guerra Mundial. Ele foi reconstruído nas décadas seguintes.

Com 26 mil objetos no acervo, uma parte pode ser vista na exposição permanente que mostra o período de 1925 a 1932.

A mostra refletem a fase das atividades da escola, como as oficinas e alguns departamentos.

fonte: https://www.bauhaus-dessau.de

Endereço do Bauhaus Museum Dessau: Gropiusallee 38 / 06846 – Dessau-Roßlau
Horário: aberto todos os dias das 10hs às 17hs
Ingresso: pago / veja no site

Prédio dos dormitórios  – Prellerhaus

Se você quer se sentir um Bauhausler, é possível se hospedar nos antigos dormitórios dos alunos.

O prédio dos dormitórios – Studio Building foi construído em 1926 e ele também é conhecido como Prellerhaus.

São 28 studios com 24m2. Antigamente nesses dormitórios ficavam os alunos e os professores ajudantes, também havia um andar somente para as alunas.

Desde outubro de 2013 é permitido que visitantes durmam nesses studios (veja como se hospedar nos studios). Eles foram reconstruídos no estilo dos anos 1920 e em somente um dormitório os objetos são originais da época.

Outros prédios históricos

Em volta do prédio principal, há outras construções que eram utilizadas pelos professores e alunos da Bauhaus e muitos deles é possível visitar. Veja no site da Bauhaus Dessau.

 

Bauhaus Museum Weimar

No museu está exposto os trabalhos de Walter Gropius e de outros professores como Paul Klee e de alunos como Marcel Breuer e Alma Siedhoff-Buscher, que mostram os frutos desenvolvidos na época. Muitos dos objetos ilustram como a escola foi multidisciplinar, criativa e viva. A mostra começa com o manifesto da escola e com os programas das aulas.

Os professores desenvolveram uma técnica inovadora de ensino, com aprendizado prático em oficinas, as aulas para aproximadamente 150 alunos incluíam artesanato e artes, com troca de experiências e informações entre aluno e professor. Antes de começar o curso em si, havia o curso preparatório que ensina os temas inicias e preparavam os alunos para os temas mais avançados.

Os objetos expostos no Museu Bauhaus ilustram a complexidade e a criatividade do trabalho da escola. Muitos dos objetos criados ali viraram clássicos e ainda são produzidos hoje, como a luminária de mesa do Juncker e Wagenfeld’s e os objetos em metal da Marianne Brandt. No museu é mostrado os projetos no papel, os protótipos e os produtos finais.

A coleção histórica pertence a Klassik Stiftung Weimar e contém os principais objetos produzidos, a história e as últimas influencias da escola. O núcleo da coleção se formou devido a doação feita por Walter Gropius, em 1925. Foram 150 objetos selecionados antes de a escola se mudar para Dessau. Desde então, a coleção tem crescido através de aquisição e doações.

Partes da coleção ficaram em exposição no Museu Bauhaus em Theaterplatz de 1995 a 2018. Em 2019, no aniversário de 100 anos será inaugurado o novo museu (site do novo museu).

A coleção Gropius é a coleção mais antiga e original dos trabalhos da Bauhaus.

Endereço do Bauhaus Museum Weimar: Stéphane-Hessel-Platz 1 / 99423
Horário (2018): o museu será reaberto em 2019
Ingresso: pago / veja mais infos no site Klassik Stiftung Weimar

Haus am Horn

Se você estiver em Weimar, não deixe de visitar a casa projetada por Walter Gropius, chamada de Haus am Horn. Ela foi a única casa totalmente projetada e planejada pela Bauhaus em Weimar.

Ela é um cubo branco simples por fora, foi construída utilizando aço e concreto. Cada ambiente teve o mobiliário desenhado especificamente para o local e utilizando as ideias e as tecnologias mais avançadas da época.

Endereço do Haus am Horn: Am Horn 5, 99421 – Weimar
Ingresso: pago

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca