chilemuseus/exposiçõesparques

Santiago do Chile – dicas e roteiro para 2 dias

la chascona

Atualizado em 10/11/2017

Santiago do Chile fica em um vale, rodeado pela Cordilheira dos Andes. Há muitas coisas para conhecer nessa cidade vibrante: Cerro San Cristobal, Cerro Santa Lucia, a casa de Pablo Neruda La Chascona e muitas atrações no centro.

O tamanho da Cordilheira dos Andes é impressionante! O pico com neve é muito legal e é possível vê-la em vários pontos da cidade.

Como a cidade fica em um vale, a concentração de poluição é alta, principalmente se fica alguns dias sem chover.

Segue nossa sugestão de roteiro para 2 dias:

Centro

Começamos o dia no centro da cidade, pois tem muito para visitar e tudo perto um do outro. Nessa região há muitas vias peatonais (ruas somente de pedestes), então fica fácil para andar.

A Avenida Libertador Bernardo O’Higgins (também conhecida como alameda) é a avenida mais importante da cidade. Nela há vários lugares importantes como a Casa de La Moneda, a Igreja de São Francisco, o Cerro Santa Lucía, as duas universidades: Universidad Católica de Chile e Universidad de Chile, a Biblioteca Nacional etc. São 8 quilômetros de extensão e algumas estações de metro.

– Plaza de Armas
Começamos visitando a Praça de Armas (descemos na estação de metro Praça de Armas) é a praça principal da cidade. Lá fica a catedral, o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte Pré-Colombiana.

A Catedral Metropolitana é dedicada a Assunção da Virgem Maria. Ela foi construída em estilo neoclássico, entre os anos de 1748 a 1800. Ela é muito bonita!

No Museu Histórico Nacional está exposto diferentes objetos que mostram a história nacional chilena.
Entrada gratuita. Abre de terça a domingo, das 10h às 17h30 / fecha na segunda-feira.

No Museu de Arte Pré-Colombiana está em exposição permanente obras de arte “America Pré-Colombiana” e “Chile antes do Chile”. Também tem exposições temporárias.
Entrada paga. Abre de terça a domingo, das 10h às 18hs / fecha na segunda-feira.

– Casa de la Moneda
A Casa de la Moneda é o palácio presidencial e foi construído no final do século 18. O jardim central do palácio normalmente é aberto ao público. As visitas internas ao palácio são guiadas e é necessário agendar pelo email visitas@presidencia.cl.

Endereço: Morandé 130
Horários: de segunda a sexta-feira, das 10hs às 18hs

– Igreja San Francisco
A Igreja de San Francisco e o convento são os prédios mais antigos do país e foram construídos na época colonial (a pedra fundamental é de 1586). A igreja é simples e muito linda! As paredes são de pedra e vem resistindo a muitos terremotos. É uma oportunidade de conhecer a arquitetura dessa época.
Lá dentro também tem um museu com uma coleção de arte religiosa da época colonial.

Endereço: Av. Libertador Bernardo O’Higgins 834
Horários: Igreja: segunda a sábado, das 11hs às 18hs / domingo: 10hs às 13hs.
Museu: segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13hs e 15hs às 18hs / sábado e domingo: 10hs às 14hs.
Ingresso: igreja – gratuito / museu – pago

 

Cerro Santa Lucia

Cerro Santa Lucia é um parque em um morro no centro da cidade. Esse parque foi remodelado entre os anos de 1872 a 1875.
Há muitas fontes, trilhas, árvores, flores e vários mirantes, onde é possível descansar durante sua subida em direção ao topo. Lá em cima um pequeno mirante, que é muito bacana! Em um dia claro, dá para ver toda a cidade e a cordilheira ao fundo.
Dica: vá com um calçado confortável, pois você vai subir muitas escadas.

Endereço: Av. Libertador Bernardo O’Higgins – Metro Estação Santa Lucía.
Horários: todos os dias, das 9hs às 19hs
Ingresso: gratuito, mas é necessário assinar um livro na entrada.

Atravessando a rua, tem o mercado Feria Artesanal Santa Lucia, que vende artesanato local. Inclusive tem bijuteria feita com prata e a pedra Lapis Lazuli (pedra azul encontrada somente no Chile e no Afeganistão). É uma tentação!

 

Mercado central

Saindo um pouco do centro, fica o Mercado Central tem várias frutas regionais e restaurantes com comidas típicas, principalmente pratos com peixe. os prato não são muito baratos e os garçons ficam insistindo para você entrar no restaurante. Como fomos no final da tarde, fomos somente para conhecer o lugar.

Endereço: San Pablo 967 – metro: Puente Cal y canto
Horários: de segunda a quinta-feira e domingo – das 6hs às 17hs / sexta-feira – das 6hs às 20hs / sábado – das 6hs às 18hs

Quase ao lado fica a antiga estação ferroviária que tem a estrutura de ferro preservada. Lá fica o centro cultural Espacio Sebastian com boas exposições, sorveteria e café.
Endereço: Pdte Balmaceda 1000

antiga estacao

 

Cerro San Cristobal

No segundo dia, comece indo no parque Cerro San Cristobal, ele é um parque vertical na montanha. Se o dia estiver claro e sem nuvens é possível ver o a cidade com a cordilheira ao fundo. Esse parque é considerado o pulmão verde da capital e fez 100 anos (2017) de sua fundação.

Suba de teleférico até o topo. As cabines são fechadas e pequenas, para 4 pessoas. Suba até a estátua da Virgem Maria que é o ponto mais alto da montanha. Aproveite a vista, que é muito bonita!
Lá em cima tem um café. Aproveite para descansar e tome o suco que tem metade de um pêssego e milho, que é super diferente e regional (veja a foto abaixo) e desça pelo funicular (trenzinho).

Tanto o teleférico quanto o funicular são pagos.
Dentro do parque fica o zoológico da cidade. Não tivemos tempo de visitá-lo.

Endereço: há várias entradas para o parque, veja aqui.
Para pegar o teleférico, a entrada é na rua Pedro de Valdivia Norte s/n (bairro Providencia) Metro Pedro de Valdivia.
Horários: Fecha na segunda-feira. Verão: de terça-feira a domingos de 10hs às 21hs / Inverno: de terça-feira a domingos de 10hs às 18hs

Bairro Bellavista

A saída do funicular é no bairro Bellavista. Ele é um bairro boêmio, com muitos restaurantes e bares.
Muitos restaurantes servem menu com entrada, prato principal e sobremesa na hora do almoço, o preço vale a pena. Nós almoçamos e descansamos um pouco em um dos restaurantes, antes de ir na Casa La Chasmona.

 

La Chascona

No bairro Bellavista fica a Casa do Pablo Neruda chamada de La Chascona. Essa é uma das três casas do poeta, as outras são La Sebastiana e La Isla Negra.
La Chascona quer dizer despenteada e esse nome foi dado a casa em homenagem a Matilde Urrutia, amante secreta (na época da construção da casa) de Neruda, que tinha uma cabeleira vermelha. Muitos intelectuais frequentaram a casa, como Diego Rivera (muralista mexicano), inclusive ele fez uma pintura dela. Nada é convencional nessa casa.

Essa casa é composta por duas partes e foi construída inspirada em um barco. A sala de jantar é abaixo do nível do solo e antigamente um riacho corria ao lado da janela no quintal (o riacho foi aterrado com o tempo). Uma das salas é desnivelada, dando a sensação de desequilíbrio, típico do mar.

A casa é cheia de objetos que foram colecionados por Neruda e algumas obras de arte de seus amigos. Ela está mobiliada, parece que eles continuam a habitar o local.
A visitação pode ser feita com áudio-guias (disponível em português) e está incluso no valor do ingresso.
A casa tem visitação limitada por hora.
O café é bacana e as mesas ficam no jardim da casa, ótimo para descansar após a visita.

Endereço: Fernando Márquez de la Plata, 192 – bairro Bellavista
Horários: de terça-feira a domingos de 10hs às 18hs. Fecha na segunda-feira.
Ingressos (2017): pago

 

 


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, site para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


4 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca