alemanha

Regensburg – Alemanha

Regensburg - Ponte rio Danubio - Alemanha

Atualizado em 08/08/2017

Regensburg na Alemanha – dicas e roteiro de um dia

Regensburg é uma cidade medieval e suas construções são super bem conservadas. A catedral, a ponte de pedra sobre rio Danúbio, os bares e cafés, as ruelas, há muita coisa para se fazer e visitar em um dia. Ela é lindíssima! Ela fica na Bavária (no sul da Alemanha), perto de Munique (por volta de 120 km – 1h30 de carro).

Regensburg é uma das poucas cidades na Alemanha que escaparam do bombardeios dos aliados na Segunda Guerra Mundial, com isso o centro histórico está quase intacto e faz parte da lista da Unesco como patrimônio histórico mundial.

Regensburg - Bruckturm Museum Ponte

 

Nosso Roteiro

Passamos o dia na cidade, pois estávamos em Munique e fomos de carro até lá. Nosso roteiro ficou concentrado no centro histórico. Entramos e ficamos um tempo na catedral; cruzamos a ponte de pedra até a outra margem e voltamos; passamos na porta da Altes Rathaus (antiga prefeitura), Porta Praetoria e ficamos andando por lá, se perdendo nas ruas. Passamos em frente a casa do Keppler. Almoçamos no centro entre as andanças.

Segue a lista dos lugares que visitamos:

Catedral de Regensburg

A Catedral de Regensburg é medieval e grandiosa. Ela foi construída em estilo gótico e é dedicada a São Pedro. Ela teve sua construção iniciada em 1273 e demorou quase 600 anos para ser concluída (1870-72). Os vitrais são super coloridos e são de várias épocas.

Endereço: Domplatz
Horários: Abril a Outubro: 6:30-18:00 / Novembro a Março: 6:30-17:00
Ingresso: gratuito

Ponte de Pedra – Steinerne Brücke

A ponte que liga o centro histórico com a outra margem do rio tem 300 metros e foi construída na Idade Média (1135 a 1146) em estilo românico. Ela é chamada de ponte de pedra – Steinerne Brücke.

Diz uma lenda local que o construtor da catedral e o construtor da ponte apostaram quem terminaria primeiro. As obras da catedral estavam bem adiantadas e o construtor da ponte decidiu pedir uma ajuda ao diabo. Em troca, o diabo pediu as três primeiras almas que cruzassem a ponte assim que ela ficasse pronta. O construtor da ponte venceu e enganou o diabo fazendo com que os primeiros a cruzarem a ponte fosse um cão, um gato e uma galinha. O diabo enfurecido deu socos no arco central da ponte, formando um arco pontudo.

Na ponta da ponte (no sentido do centro histórico) fica o Brückturn, uma torre com dois relógios pintados nos lados. Ela foi construída no século 14 e fazia parte da fortificação da cidade.
Ela é um dos símbolos e um dos pontos mais fotografados da cidade!

Altes Rathaus

Altes Rathaus (antiga prefeitura) é uma construção do século 13 que foi sendo ampliada com o passar dos anos. O complexo tem três partes mais marcantes: a torre da Câmara Municipal, o edifício da Câmara Imperial Gótica e a Câmara Municipal barroca.

Endereço: Rathausplatz 1
Horário: as visitas são guiadas – informações no local.

Porta Praetoria

Essa cidade foi conquistada por Roma em 179 D.C. e nessa época ela se chamava Castra Regina. Entre a catedral e rio, tem partes remanescentes do muro e de uma das portas de entradas da cidade no Império Romano, a Porta Praetoria. Ela foi descoberta em 1830, durante a construção de uma cervejaria.

Endereço: Unter den Schwibbögen 2

Pintura de Davi e Golias – Goliathhaus

A casa Goliath foi construída em 1260, mas foram feitas modificações e reformada em 1573, nesse mesmo ano foi feita a pintura de Davi e Golias. A casa e a pintura são um dos marcos da cidade. Ela está localizada na parte sul da antiga muralha do forte romano.
Endereço: Goliathstrasse 4

Regensburg - Mural

Kepler Museum

Ali perto da ponte fica o Kepler Museum, a casa do astrônomo Johannes Kepler (ele estabeleceu novas teorias sobre o movimento dos planetas – lembra das aulas de física no ensino médio?). Ele morreu em 1630 e foi enterrado na cidade, mas ninguém sabe o local exato.
A casa foi aberta ao público em 1962 e ela foi cuidadosamente recriada, como era na época do Kepler. Estão expostos livros, cartas, documentos do físico e modelos que ilustram as suas teorias.

Endereço: Keplerstrasse 5
Horários: sábados, domingos e feriados das 10h30 às 16h
Ingresso (2017): adulto 2,20 euros / crianças 1,10 euros

Regensburg - Estátua

No centro há muitas lojas, bares, cafés e restaurantes com as mesinhas na calçada, tudo parece um filme.

Vale muito curtir o dia passeando pelo centro, se perdendo pelas ruas, tomando um café e admirando o rio!!!

 


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, site para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


10 comments
  1. Klécia

    Que cidade mais encantadora! A Alemanha cada vez mais me convida para uma volta pelo país! Eu fiquei encantada com a pintura de Davi e Golias, muito impressionante e majestosa! Como não se impressionar? Eu ia aproveitar e com certeza visitar o Kepler Museum, já que sou super fã de astronomia! 😀

  2. Thiago

    Essas cidades medievais da Alemanha e toda Europa são sensacionais. Recheadas de história e cenários dignos de um filme. Cada cantinho que se passa é um flash. Adorei as dicas.

    1. lais

      As cidades medievais nos impressiona, pois sempre as vemos em filmes e estar em uma delas é demais!
      Além disso, ela é bem fotogênica!

  3. Analuiza

    Bem o tipo de cidade que amo visitar e gosto muito desta região da Alemanha. Gosto das pontes, casas antigas, casas-museu… Quero muito um dia voltar para explorar mais da Bavária! 🙂 bj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca