Uma cidadezinha maravilhosa para conhecer é Cortona, na Itália. Ela fica perto de Florença, no alto de um morro (600 metros acima do nível do mar) e é um maravilhoso passeio de um dia. Saiba o que fazer em Cortona e lugares para visitar.
Você acha que nenhum turista vai lá…. pelo contrário, desde que ela apareceu no filme “Sob o sol da Toscana”, os turistas não param. Muitos norte-americanos compram propriedades com o sonho de morar lá (como ocorre no filme).
Nós fizemos um bate-volta de Florença, mas deve ser muito legal dormir em Cortona.
Ela foi construída pelos Etruscos e conquistada pelos romanos em 310 d.C, tem muita história naquelas pedras.
Como a cidade fica no alto do morro, o trem fica na base e para subir tem que pegar um ônibus local ou ir de carro. Nós fomos de trem e de os ônibus, que saem na porta da estação. Quando o ônibus começa a subir pela estrada e vai aparecendo os prédios, igrejas, as árvores… tudo isso contrastando com o céu azul. É muito lindo!
Passar o dia é muito agradável! Andar e se perder pela cidade faz parte do passeio. Tome um gelato e um espresso, escolha um restaurante para mangiare una pasta.
Dica importante: vá preparado com sapato confortável, pois tem muitas subidas e descidas e as ruas são irregulares e de pedra
Na praça central tem o Ufficio di Turismo, passe lá e pegue o mapa da cidade.
Palazzo Comunale
Esse é o prédio da prefeitura da cidade. Ela foi construída no século 12, sobre as ruínas do fórum romano.
Originalmente o palácio foi construído com uma única sala. No século 16, o prédio foi ampliado, construíram a torre do sino e as grandes escadas de acesso a entrada do edifício.
Igreja de São Francisco de Assis
Essa igreja foi construída em 1247, sobre as ruínas de um banho romano.
Dentro da igreja, há relíquias de São Francisco– uma roupa, um evangelho e um travesseiro. Também tem um relicário de mármore com fragmentos da Santa Cruz.
Internamente a igreja foi reformada em estilo barroco. Veja as pinturas nos pequenos altares que ficam nas laterais, são muito bonitas.
Catedral da Santa Maria Assunta
A catedral foi construída no século 15, sobre as ruínas de uma igreja cristã dos primeiros séculos, que tinha sido construída sobre um templo pagão.
A planta dessa igreja é divida em 3 corredores, sendo o maior corredor central e os dois laterais mais estreitos e entre eles há uma fileira de colunas. As colunas formam uma divisão super bonita, sem ser pesada.
Na frente da catedral há um terraço que tem uma vista super privilegiada lá de baixo. Vale ficar ali admirando o vale Val di Chiana.
Igreja de San Domenico
Essa igreja foi construída no século 15. Ela é simples, com a fachada toda em pedra, mas lá dentro tem a pintura da Madonna e os santos que é super bonita.
Basílica de Santa Margherita
Essa igreja foi construída no século 14, mas sua decoração foi transformada em barroca em 1738. Ela é a mais decorada das igrejas e sua pintura interna é linda e cheia de detalhes.
Ela fica no topo da colina e a vista é linda, mas para chegar lá é uma caminhadinha.
Forte de Girifalco / Fortezza del Girifalco
O forte foi construído em 1556 pelo Cosimo I de Medici, na parte nordeste da cidade para servir como defesa.
O prédio é no formato de um pentágono irregular, pois o projeto aproveitou uma parte do antigo muro que circundava a cidade.
Ele foi construído sobre as ruínas de fortificações etruscas, romanas e medievais.
No século 18, ele foi usado como prisão e depois usado como estoque de madeiras e pedras.
Na Segunda Guerra Mundial, ele foi usado como moradia provisória para crianças órfãs e com pais exilados fora da Itália.
Entre os anos de 1959 e 1969, o forte foi restaurado.
Ele fica na parte mais alta da cidade, são mais de 15 minutos de subida.
Endereço: Via S. Margherita 52044
Horários: 13 abril a 15 junho – 10hs as 19hs / 16 junho a 3 setembro – 10hs as 20hs / 4 setembro a 1 outubro – 10hs as 19hs / 2 outubro a 1 novembro – 10hs as 18hs
Ingresso: 5 euros. Durante o Festival de Fotografia Cortona on the Movie (julho a setembro) – 6 euros
Site: http://www.fortezzadelgirifalco.it
Nós passamos o dia em Cortona e visitamos esses lugares.
Infelizmente não dormimos na cidade, que deve ser linda a noite e com menos turistas. Lugar que pretendemos voltar para visitar e nos hospedar.
Caso você vá dormir lá, reserve o hotel no booking.
Como ir de Florença para Cortona de trem?
O trem sai da estação ferroviária do central em Florença, em direção a Roma. Desça em Camucia (não trem direto para Cortona).
A passagem (em 2018) custa 10,30 euros – ida e volta.
A viagem dura por volta de 1h30.
A estação de trem de Camucia fica no pé da montanha. Para subir para Cotorna, pegue o ônibus na frente da estação.
A passagem (em 2018) custa 2 euros – compra direto do motorista.
A viagem dura por volta de 10 minutos.
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!