brasilcomidamercados/lojassão paulo

Mercado Municipal de São Paulo e Zona Cerealista – dicas da região

Mercado Municipal de São Paulo - SP

O Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão SP) é um dos pontos turísticos mais famosos na cidade. Lá se encontram barracas com uma grande variedade de produtos e os famosíssimos sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Do outro lado do Rio Tamanduateí fica a Zona Cerealista, com lojas que vendem produtos naturais (a granel e empacotados), queijos, azeites, entre outras coisas. Dois lugares no centro de São Paulo que todo mundo que gosta de comer deve conhecer!

Mercado Municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão como é chamado e conhecido pelos paulistanos, é um dos símbolos da cidade. E ali resume um pouco da essência local, pois são pessoas e produtos de diversas origens, uma mistura de sotaques e sensações, um lugar que está sempre cheio!

Ele fica em um prédio projetado pelo escritório do Ramos de Azevedo (grande arquiteto da cidade, que projetou a Pinacoteca e a Casa das Rosas, entre outros prédios históricos) em 1926 e foi inaugurado no aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro de 1933. O espaço interno é grandioso e os vitrais completam o ambiente. São 32 painéis, com cenas que retratam a história e cenários paulistas.

Nas barracas há vários tipos de produtos, desde frescos como verduras, legumes e frutas de várias regiões do Brasil, carnes, peixes, frutos do mar, produtos secos como frutas secas, castanhas, temperos / especiarias, bacalhau seco, produtos para a ceia de natal, entre outras coisas.

Faz alguns anos que foi criado uma área com pequenos restaurantes, onde é possível comer e descansar. Entre eles estão os famosos sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau, se prepare para enfrentar fila para comprá-los.

O Mercadão de São Paulo é muito frequentado por moradores e turistas, pois com toda essa diversidade de produtos e comidas, é impossível resistir!

Como chegar ao Mercadão? Dá para ir de metro, ônibus e carro. Se você for de metrô, a estação mais perto é a estação Luz (linha azul) – saída na Avenida Prestes Maia e mais 15 minutos de caminhada pela Av. Senador Queiroz. Se você for de ônibus, procure ônibus que passe Avenida Prestes Maia ou na Av. Senador Queiroz, pois essas ruas ficam perto (veja mapa no final do post). Se você for de carro, tem vagas em volta do prédio, mas elas são zona azul e super concorridas. Nossa sugestão é estacionar o carro nas ruas ou nos estacionamentos da Zona Cerealista.

Informações:
Endereço do Mercadão de SP: Rua da Cantareira, 306 – Centro – São Paulo/SP.
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 6h às 18 h / Domingos e feriados, das 6h às 16 h.

 

Zona Cerealista

Do outro lado do rio fica a Zona Cerealista, região conhecida por vender produtos a granel. Até pouco tempo atrás, as lojas da região vendiam produtos, principalmente grãos, em grandes quantidade para lojistas e empresas. Atualmente a maioria delas diversificou as mercadorias e está vendendo diretamente para o consumidor final.

Há muitas lojas e empórios espalhados pelas ruas: Rua Santa Rosa, Avenida Mercúrio, Rua da Alfândega, Rua Benjamim de Oliveira. Como frequento a muitos anos, acabo indo sempre nas mesmas lojas, pois os preços não variam muito entre elas. Se é sua primeira vez, sugiro que você dê um passeio a pé por essas ruas e entre nas lojas que te chame atenção.

Ali se encontra produtos de todos os tipos, como frutas secas, castanhas, temperos/ especiarias, queijos, azeites, bacalhau seco, produtos de natal e páscoa, coisas que nem conhecemos e que dá vontade de experimentar. É possível encontrar produtos sem glúten, sem lactose, veganos, suplementos alimentares como whey protein etc. Os produtos a granel ficam expostos em caixas transparentes de acrílico e nas prateleiras ficam as mercadorias empacotadas.

Com a busca de uma alimentação mais saudável, cada vez mais gente vai nessa região. Sem contar que os preços dos produtos normalmente são mais baratos do que nos supermercados.

As lojas funcionam de segunda a sábado (alguma também aos domingos), mas é no sábado que as lojas ficam mais cheias.

Muitas pessoas se perguntam como chegar a Zona Ceralista, dá para ir de metro, ônibus e carro. Se você for de metrô, a estação mais perto é a estação Pedro II (linha vermelha) e são 15 minutos de caminhada de caminhada pela Rua da Figueira e depois Av. Mercúrio. Se você for de ônibus, procure ônibus que passe na Rua do Gasômetro ou Av Rangel Pestana, pois essas ruas ficam a 15 minutos a pé. Se você for de carro, é possível estacionar nas ruas próximas ou nos estacionamentos. Algumas lojas tem convênios com os estacionamento e a primeira hora é grátis quando se compra na loja.

O entorno e as ruas são cheias de gente, carros e caminhões e elas não são muito limpas, mas vale a pena ir até lá. Sempre fui lá fazer compras com os meus pais e agora vou com marido e filho e não consigo comprar em outro lugar, a variedade e preço dali são imbatíveis!

Informações:
Endereços: Rua Santa Rosa, Avenida Mercúrio, Rua da Alfândega, Rua Benjamim de Oliveira
Horário de Funcionamento – varia de acordo com cada loja: Segunda-feira a sexta-feira: das 6h às 18 h / sábado: das 6h às 14 h / Domingos e feriados: algumas lojas abrem.

 

Sesc Parque Dom Pedro II

Entre o Mercadão e a Zona Cerealista fica o Sesc Parque Dom Pedro II.
Ele ocupa um grande espaço (antigamente era ocupado pelo edifício São Vito, que foi demolido em 2011) e se transformou em uma área de lazer para região. Ali sempre há atividades de música, teatro, artes visuais, literatura, dança, esportes, entre outras. As atividades ao ar livre e gratuitas.

Informações:
Endereço Sesc Parque Dom Pedro II: Praça São Vito, s/nº – Brás
Horário de Funcionamento: de quarta-feira a domingo e feriados: das 10h às 18 h.


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, site para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca