françamuseus/exposições

Estrasburgo na França – roteiro para 1 dia

Estrasburgo - Catedral e Casa Kammerzell

Estrasburgo (Strasbourg em francês) é uma cidade com características francesas e alemãs e ela fica na divisa dos dois países. Ela é uma cidade pequena, mas cheia de charme, é como entrar em um conto de fadas medieval. Há muitas atrações para visitar como: o Bairro Petite France, a Catedral Notre Dame de Estrasburgo e museus. Veja o que fazer em 1 dia em Strasbourg.

Estrasburgo fica na região chamada Alsace e por muito tempo foi disputada entre a França e a Alemanha. No fim da Segunda Guerra Mundial, ela ficou definitivamente na França. Por isso, a arquitetura, a comida, a bebida, entre outros, tem influência das duas culturas.

Na época de natal, a cidade é decorada com lâmpadas e enfeites. Na praça central é montado o Mercado de Natal, que é um dos melhores mercados desse tipo da Europa.

O centro da cidade é pequeno e fica na chamada Grande Île (grande ilha). Essa ilha tem o Rio Ill em um dos lados e do outro é um canal. Por ser pequeno, tudo fica perto e não é preciso andar muito.

É possível chegar na cidade de trem (TGV), são 2h de viagem a partir de Paris e a estação central fica a 20 minutos a pé da catedral. Nós fomos de carro, partindo do aeroporto de Paris. A estrada é muito boa e chegamos em 4h.

O Parlamento Europeu tem uma sede na cidade (a outra sede fica em Bruxelas). O prédio fica fora da grande ilha, em um bairro mais novo e junto com outros prédios administrativos.

Bairro Petite France

O Bairro Petite France fica a sudoeste da ilha. Ele é super charmoso e bem preservado, com prédios do século 16 e 17. A atração ali é passear e se perder pelas ruelas e admirar a arquitetura. Para descansar, escolha um dos muitos bares e restaurantes que ficam na margem do rio. Prove o vinho branco da região, chamado de Gewurztraminer.

Catedral Notre Dame de Estrasburgo

A Catedral Notre Dame de Estrasburgo é uma obra prima! O seu tamanho é grandioso e é possível ver suas torres de longe. Ela fica no meio do centro, espremida entre os prédios, mas ela se abre quando chega perto. Ela é a igreja mais alta da França e foi construída no século 12 (e finalizada em 1439), em estilo gótico. A fachada é ricamente decorada com muitas estátuas. Ela foi construída com arenito rosa e dependendo da luz do sol, temos a percepção de que ela muda de cor. A noite, a iluminação é super bonita também.

A parte interna também impressiona! Os vitrais são super coloridos e se tem sol, a luz colorida enche o espaço. Há muitas estátuas, um órgão pintado e (a atração mais procurada da igreja) o relógio astronômico.

O relógio astronômico é uma obra renascentista, construída por diversos profissionais, como artistas, matemáticos, escultores, relojoeiros (o mecanismo atual é do ano de 1842). A principal atração são as figuras animadas que saem da janelinha. Durante a apresentação, os bonecos representam as diferentes fases da vida, personificados por uma criança, um adolescente, um adulto e um idoso, por último vem a morte. Logo acima, os apóstolos passeiam, antes de Cristo, que termina com o som de um grande galo cantando.

O relógio funciona ao 12h30. Tente chegar um pouco antes, pois eles fecham as portas se estiver lotado. O relógio tem os mostradores astronômicos e bonecos autômatos.

É possível subir na torre da catedral e ver a cidade de cima. São 332 degraus e a escada é em caracol.

Endereço: Place de la Cathédrale.

Informações da Igreja
Horário: segunda-feira a sábado: das 9h30 às 11h15 e das 14h às 17h45 / domingo: das 13h às 17h30.
Ingresso: gratuito.

Informações do Relógio
Ingresso: segunda-feira a sábado: 3 euros / domingo: gratuito, mas o relógio não funciona.
Horário: segunda-feira a sábado: a partir das 11h35 / domingo: das 13h às 17h30.

Informações da Torre
Ingresso: adulto: 5 euros / criança: 3,50 euros / 1ª domingo de cada mês: gratuito.
Horário: abril a setembro: diariamente das 9h às 19h15 / outubro a março: diariamente das 10h às 17h15.

Palais Rohan

O Palais Rohan foi construído entre 1732 e 1742, para ser o palácio episcopal da cidade e como moradia ao Cardeal de Rohan. Atualmente abriga 3 museus: Museu de Arqueologia, Museu de Artes e Museu de Artes Decorativas.

Museu de Arqueologia fica no subsolo e está em exposição uma grande coleção de objetos da região que vão do neolítico até o século 8.

Museu de Artes Decorativas fica no térreo e mostra artes decorativas de Estrasburgo que datam de 1681 até meados do século XIX (incluindo cerâmicas, mobiliário, escultura e pintura, relógios, ferragens, peles e pratarias). Também é possível visitar os cômodos ocupados pelo cardeal.

Museu de Artes fica no primeiro andar e tem obras de artistas italianos, franceses, espanhóis, flamencos e holandeses que vão do século 14 até 1870.

Endereço: 2 Place du Château.
Horário: de quarta-feira a segunda-feira das 10h às 18h.
Ingresso: adulto – 6,50 euros / crianças e jovens até 18 anos – gratuito.

A Casa Kammerzell

A Casa Kammerzell fica em frente a catedral e chama a atenção dos visitantes. As fundações datam de 1427. Mais tarde, em 1467 e 1589, foram adicionados os três pisos superiores de painéis de madeira.

O edifício é um exemplo da arquitetura tradicional da região. As janelas de vitrais com o fundo de 75 garrafas, dá um visual de idade média ao prédio. A fachada é super decorada com motivos inspirados na Bíblia, na antiguidade grega e romana e a Idade Média.

Os trabalhos de restauração realizados em 1892 tornaram todo o edifício mais escuro, mas esta decoração ainda atesta as influências culturais de um burguês do século XIV. Dentro do prédio, a decoração é cheia de afrescos pintados em 1905.

Atualmente a Maison Kammerzell é um restaurante.

Endereço: Place de la Cathédrale 16.

Passeio de barco

Se você tiver tempo, vale a pena ver a cidade de outro ângulo e fazer um passeio de barco. O passeio dura 1 hora e os barcos saem perto do Palais Rohan. O passeio dá a volta na grande ilha, passando por prédios históricos.


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, site para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca