brasilmuseus/exposiçõessão paulo

Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de SP

A cidade de São Paulo pode comemorar a inauguração de mais um centro cultural, na verdade é a reinauguração do Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios de SP, ocorrida em 11 de agosto de 2018. Em comemoração aos 145 anos do Liceu, uma das mais tradicionais instituições de ensino de SP, ele reabriu as portas do seu centro cultural que havia sido destruído por um incêndio em fevereiro de 2014.

Na reconstrução, a fachada foi totalmente refeita e alterada, mantendo original somente a lateral, um pórtico na Rua João Teodoro. Internamente, o prédio está com um visual mais limpo, sendo mantidas as estruturas metálicas originais como decoração.

Centro Cultural Liceu de Artes - Piso Superior

Está localizado na região central de São Paulo, no bairro da Luz, vale a pena conhecer se for visitar a Pinacoteca de SP, Parque e Estação da Luz, não são muito distantes dali.

Exposições no Centro Cultural Liceu

O espaço cultural está abrindo com a proposta de trazer exposições temporárias, visto que antigamente ele só contava com o acervo do Liceu de Artes e Ofícios, onde era apresentado o espetáculo multivisão, um show de luzes em réplicas de gesso de grandes obras como Davi e Pietá de Michelangelo. No incêndio, algumas peças foram completamente danificadas, mas 8 delas conseguiram ser recuperadas, a de Davi está em frente ao Centro cultural e as outras estão na parte interna, em exposição.

Exposição Percurso Histórico

Em sua reinauguração, o piso inferior foi aberto, criando um grande pé direito e lá está a exposição sobre a instituição: História do Liceu “Percurso Histórico”, onde ela faz uma linha do tempo desde a sua inauguração em 1873 por um grupo da cultura cafeeira de São Paulo, passando pela época em que eram produzidos mobiliários e ferragens para decoração, portões etc, de altíssima qualidade, até os dias atuais, com o colégio técnico, que também sempre prezou pela excelência no ensino.

Visitando essa exposição, percebe-se a importância do Liceu de Artes para a cidade de São Paulo, só para ter uma ideia, vamos lá com algumas peças que foram feitas lá: Portas da Catedral da Sé, Monumento Duque de Caxias em seu cavalo (estátua com cerca de 16 metros em bronze) que fica lá no alto na praça Princesa Isabel, um lustre enorme que está na Pinacoteca do Estado de SP. Aliás, muitos destes lustres decorativos enormes e portões todos decorados pelo centro de SP foram feitos pelos artesãos de lá.

A Exposição “Percurso Histórico” fica em cartaz até julho de 2019.

Design Brasil Século XXI

Já no piso superior, que pretende-se usar para exposições temporárias em geral, está a exposição “Design Brasil Século XXI” e tem como ideia o Design sustentável e questões socioambientais. Essa mostra possui cerca de 50 móveis e objetos entre eles: bancos, vasos, mobiliários, filtros de água, entre outros.

Os temas em questão são reaproveitamento de materiais renováveis e de recursos naturais, redução de materiais e consumo de energia, redução de descartes industriais e reciclagem de resíduos.

“Design Brasil Século XXI” fica em cartaz até 1 de dezembro de 2018.

Fatos interessantes do Liceu de Artes e Ofícios

O prédio que hoje abriga a Pinacoteca de São Paulo, foi inicialmente projetado para ser o Liceu de Artes. Criado em 1896 por Ramos de Azevedo, ele ficou pronto em 1900 e chegou a ser usado pelo Liceu. Em 1905, a Pinacoteca começou pouco a pouco a ser instalada no local e o Liceu mudou de endereço (para a Rua da Cantareira). Ao longo de sua história a Pinacoteca ter vários outros usos, inclusive militar, é bom que ela voltou a ser das artes!

Fato curioso, quase que completamente irrelevante, eu estudei no Liceu, por isso talvez me senti tão a vontade para escrever este post. Orgulho? Sim e não. Por diversas questões, mas como esse não é o objetivo do post, vai lá um micro resumo:

Sim, por ser uma instituição de extrema importância para a cidade e sem falsa modéstia, para o Brasil. Também por ser super concorrido para entrar e ter um ensino de altíssimo nível, isso é um privilégio no nosso País.

Não, porque lembro que enquanto estudava lá eu não gostava, principalmente do curso técnico que fiz (erro meu, é claro). Pense em um colégio que por vezes eu tive que pular o muro para entrar, isso mesmo, para ENTRAR! Pois não podia perder certas aulas e por ter chegado atrasado depois de tal hora e não poder entrar, tinha que pular o muro. Pois é, lá não era normal…

Endereço do Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios: Rua da Cantareira, 1.315, São Paulo.
Metrô mais próximo: estação Tiradentes.
Horário: de terça-feira a sábado, das 12h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita.

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca