Em uma cidade cheia de lugares bacanas para visitar, como São Paulo, sempre é difícil escolher. Se você quer aproveitar e conhecer três lugares imperdíveis de uma vez só, esses são os lugares: Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Parque da Luz e Estação da Luz. A região da Luz e Bom Retiro fica próxima ao centro mais conhecido e turístico de São Paulo (Catedral da Sé, Pátio do colégio, etc.), sendo assim, é bem fácil de chegar.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
A Pinacoteca é um importante museu de artes visuais e é o mais antigo da cidade. Ele foi fundado em 1905 e fica no antigo prédio do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século 19 por Ramos de Azevedo (o mesmo arquiteto da Casa das Rosas na Avenida Paulista, entre outros prédios).
O acervo tem ênfase na arte brasileira do século 19 e vai até os dias atuais, mas também tem obras de artistas internacionais importantes, como por exemplo, Auguste Rodin e Niki de Saint-Phalle.
O acervo permanente do museu tem cerca de 9 mil obras, muitas estão expostas nos dois andares e no térreo do prédio.
Sempre há exposições temporárias super interessantes e uma obra contemporânea de grande proporção que ocupa o Projeto Octógono, perto da entrada.
Além disso, tem um café super bacana, com várias guloseimas e tem vista para o parque.
Parque da Luz
Atrás da Pinacoteca fica o Parque da Luz, o parque público mais antigo da cidade, que é uma atração à parte. Ele foi inaugurado em 1825 e criado para ser o jardim botânico, por isso tem mais de 160 espécies de árvores. Tem árvores frutíferas (incluindo grandes jaqueiras), árvores nativas e muitas flores. Também tem um espelho d’água, um lago em formato de cruz de malta (rodeado por esculturas que representam as 4 estações do ano), muitos passarinhos, um coreto, uma gruta com cascata (esse é um lugar muito diferente) e um mirante (sobre a gruta). Há alguns bichos preguiças soltos no parque e se você tiver sorte, pode ver algum no topo das árvores.
Estação da Luz
Atravessando a rua está a Estação da Luz, vale a pena conhecer. Essa estação de trem foi inaugurada em 1867 e no início do século XX foi reformada em estilo vitoriana. Toda a estrutura, excluindo a parte de alvenaria, foi trazida da Inglaterra. A grande marca do lugar é a torre do relógio, que antigamente era a referência de hora certa para os passageiros.
O teto das plataformas de trem é feito com ferro fundido e vidro, formando um grande arco que permite passar claridade do dia e é muito lindo!
Embaixo do prédio tem as estações subterrâneas de metrô. Ela é uma das estações mais movimentadas da cidade, tanto de trem quanto do metrô.
Em 2015, parte do prédio e o Museu da Língua Portuguesa foram parcialmente destruídos por um incêndio.
Informações úteis
Pinacoteca
Horário de funcionamento: quarta a segunda, das 10h às 17h30.
Preço (julho 2017): R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Parque da Luz
Horário de funcionamento: diariamente das 9h às 18h.
Endereço: Praça da Luz – São Paulo.
Metrô: Estação Luz (linha amarela e linha azul).
Mais 3 atrações na região da Luz/ Bom Retiro
Se você ainda tiver energia sobrando, sugerimos mais três lugares para você ir:
Estação Pinacoteca / Memorial da Resistência
A Estação Pinacoteca fica em um edifício histórico de tijolinhos. Ele foi por muitos anos os armazéns e os escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana e entre os anos 1940 e 1983 foi Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP).
Ele foi reformado e hoje pertence a Pinacoteca do Estado, expondo mostras temporárias.
No andar térreo fica o Memorial da Resistência de São Paulo, onde há exposições que se propõe a preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil. Também ali é possível visitar três celas, onde presos políticos ficaram, e saber mais da história recente do país.
Endereço: Largo General Osório, 66.
Compras
Uma das ruas mais famosas do bairro do Bom Retiro é a Rua José Paulino, pois ali se encontram lojas de todos os tipos de roupas, principalmente feminina. Ela é mais movimentada aos sábados, pois a maioria das lojas vende roupa no varejo nesse dia. As roupas são mais baratas do que nos shoppings centers. Também tem lojas de bijuteria, sapatos e bolsas.
Comer
Ali perto tem o restaurante grego Acrópoles. É um lugar pequeno, mas cheio de personalidade. Ele foi inaugurado em 1959 e é um lugar tradicional da cidade.
Não tem cardápio, você vai ao balcão ao lado da cozinha, pergunta quais são os pratos do dia, escolhe o seu preferido e leva o seu prato a mesa.
As sobremesas ficam no balcão-geladeira perto da entrada e ali você escolhe e pede para o garçom.
Na hora do almoço aos sábados e domingos, sempre é cheio e normalmente tem fila de espera.
Endereço Acrópoles: Rua da Graça, 364.
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!