Há muitos lugares relacionados aos Beatles em Londres. Além da super conhecida Abbey Road e Abbey Road Studios, tem o Rooftop Concert, Trident Studios, a casa que o Lennon e Yoko Ono moraram, Marylebone Station e a British Library.
Se você for para Liverpool, confira os lugares imperdíveis na cidade nosso post de Liverpool.
Abbey Road e Abbey Road Studios
Na gravação do disco Abbey Road, os Beatles ainda não tinha decidido qual seria o nome do álbum. Após pensar, eles chamaram um fotografo para tirar fotos dos integrantes atravessando a rua, como estudo para a capa do disco. Na manhã de 8 de agosto de 1969, a rua foi fechada e foram tiradas apenas 6 fotos. O Paul que escolheu a imagem.
Inclusive depois do lançamento do disco, foram criadas várias lenda que o Paul estava morto devido as “evidências” estampadas na foto. Algumas delas são: ele estava de olhos fechados; o passo está trocado em relação aos outros 3 – com a perna direita na frente; ele está segurando o cigarro com a mão direita – uma vez que ele é canhoto.
Curiosidade, na capa do disco não aparece nem o nome da banda e nem o nome do álbum, atitude inédita na época. O diretor artístico assumiu o risco de não colocar, pois os Fab4 já era a banda mais famosa do mundo e deu certo!
Essa capa se tornou um dos maiores ícones do mundo do rock e todos que vão nessa rua tiram uma foto cruzando a faixa, tentando imitar os passos. A faixa não tem farol e de acordo com a sinalização (uma lâmpada em cada lado da faixa) os motoristas devem parar, mas as vezes há tantos turistas que os motoristas perdem a paciência e buzinam.
A visitação (quase uma peregrinação) é tão grande que a prefeitura de Londres retirou as placas com o nome da rua, pois havia muito roubo, pichações e rabiscos nela. Então não se assuste se você não ver nenhuma por lá.
É possível ver a faixa na Abbey Road 24 horas por dia na internet, no site Abbey Road Crossing.
Se você atravessou a rua, procure sua imagem aqui, se ainda não conhece dá para ver o movimento da rua.
Apesar do estúdio ser conhecido pelo álbum Abbey Road, os Beatles gravaram a grande maioria dos seus álbuns nele. Outros artistas também gravaram seus discos no Abbey Road Studios: Pink Floyd, Deep Purple, Rush, Radiohead e Oasis. Veja a lista de quem gravou lá.
Endereço: 3 Abbey Road
Estação de metrô mais próxima: St. John’s Wood
Hard Rock Café Londres
O Hard Rock Café é conhecido por ser um restaurante descolado, além disso ele guarda várias preciosidades de músicos bacanas. O de Londres não poderia faltar itens do Beatles.
A Memorabilia como é chamada por eles, é uma sala-cofre no sub-solo com um monte de guitarras, roupas, discos de roqueiros. Os itens dos Beatles são o manuscrito da letra da música Instant Karma e Imagine, escrita a mão por John Lennon e os óculos e a jaqueta que ele vestiu durante um show dos Beatles em Nova York.
Endereço: 150 Old Park Lane, Londres.
Estações de metrô mais próximas: Hyde Park Corner ou Green Park (Piccadilly e Jubilee lines)
Ingresso (2018): gratuito
Rooftop Concert
É possível ir ao lugar da última apresentação ao vivo dos Beatles, o Rooftop Concert, quer dizer, é possível olhar da rua.
O último e inesquecível show ao vivo foi feito sem avisar ninguém e surpreendeu os pedestres em janeiro de 1969.
Nesse prédio ficava a Apple Records, naquela época.
Para a tristeza dos fãs, não é possível subir na cobertura.
O prédio fica na rua Savile Row e é uma rua paralela a Regent’s street, perto da Picadilly Circus.
Endereço: 3 Saville Row
Estações de metrô mais próximas: Piccadilly Circus e Oxford Circus
Casa onde John Lennon e Yoko Ono moraram
Em 1968, morou um dos casais mais importantes do mundo da música, John e Yoko.
Dentre alguns fatos interessantes que aconteceram nessa casa estão: a apreensão de drogas feita pela polícia e que o apartamento foi o set para as fotos da capa do álbum Two Virgins, em que eles estão nus.
O engraçado é que apesar desse local ser muito associado a John Lennon (a placa azul indica que pessoa famosa e importante morou naquela casa), esse flat pertenceu anteriormente a Ringo Starr.
Endereço: 34 Montagu Place – Marylebone
Estação de metrô mais próxima: Edgware Road
London Palladium Theatre
A première dos filmes A Hard Day’s Night, Help! e Yellow Submarine foi realizada nesse teatro.
Em 13 de outubro de 1963, começou a beatlemania. Esse show foi transmitido ao vivo pela televisão.
A fama dos Fab Four já estava crescendo, mas essa transmissão foi um ponto chave para virar a grande beatlemania. Ali estava toda a mídia e a transmissão na televisão atingiu um grande público e foi para o mundo.
Endereço: Argyll Street
Estação do metrô mais próxima: Oxford Circus
Trident Studios
Os Beatles gravaram Hey Jude nesse estúdio. Ela foi a primeira música gravada em 8 canais pela banda. Eles ainda gravaram Dear Prudence, Honey Pie, Martha My Dear e também I Want You.
O estúdio tem um piano Beckstein feito à mão com mais de cem anos.
Muitos outros artistas gravaram no Trident Studio, como: Bee Gees, Carly Simon, Chris de Burgh, Genesis, James Taylor, Joan Armatrading, Joe Cocker, Kiss, Lou Reed, Peter Gabriel, Queen, Rolling Stones, Thin Lizzy, Tina Turner, T-Rex e Yes.
Endereço: 17 St. Anne’s Court, no Soho.
Estação do metrô mais próxima: Tottenham Court Road
Marylebone station
Essa estação de trem foi utilizada como locação de vários filmes, inclusive o filme nas cenas de abertura do filme A Hard Day’s Night, em abril de 1964.
A cena em que eles correm em direção a câmera, foi filmada na Boston Place – uma pequena rua próxima à estação.
A estação Marylebone foi inaugurada em 1899 e a fachada é de tijolos vermelhos, super bonita!
Foto: Wikimedia Commons
Endereço: MarileGreat Central House, Melcombe Pl
Estação do metrô mais próxima: Marylebone – Bakerloo Line
British Library
A British Libray, que é a biblioteca nacional, guarda todos os livros de língua inglesa e tem exposições permanente e temporárias.
Na galeria The Sir John Ritblat Gallery fica em exposição permanente várias preciosidades, inclusive objetos dos Beatles.
Lá estão: a letra escritas a mão das músicas: I remember a time when everyone, Ticket to Ride, Help!, Yesterday e Michelle. A foto dos The Beatles, Pete Best e Stuart Sutcliffe; a letra de uma música do George que não foi gravada; um cartão de aniversário com a letra da música A Hard Day’s Night; The Beatles Book em 1 de agosto de 1963. Em áudio: 45 singles da ‘A Hard Day’s Night’, a gravação de natal de 1963; o ingresso do show de Hammersmith Odeon em 1965.
Veja nosso post completo sobre a British Library.
Endereço: 96 Euston Road.
As estações de metrô mais próxima: King’s Cross/St Pancras; Euston; Euston Square
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!