lisboaparquesportugal

O que fazer em Sintra – Portugal

Sintra - Portugal

Sintra é uma vila linda, romântica, pequena e super charmosa que deve ser visitada. Ela fica perto de Lisboa e lá se encontram palácios e castelos no meio de uma floresta exuberante, como os Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, casas antigas bem conservadas, casas de doces deliciosos e muito mais. É uma ótima opção para fazer um bate e volta de Lisboa.

Sintra fica na montanhas e era a cidade de veraneio da corte portuguesa, já que Lisboa é muito quente no verão.

Centro histórico de Sintra

O centrinho é pequeno, mas muito bonito. Nele fica o Palácio Nacional, as docerias e cafés, as casas antigas e as lojinhas.
Ali se encontram os pontos (paradas) dos ônibus que vão para os palácios.

Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional foi um dos poucos palácios que chegaram intactos até os nossos dias. Sua construção começou depois da reconquista cristã (século 12), sendo que a estrutura e fundações foram aproveitadas da antiga construção do palácio mouro. Ela tem vários estilos de decoração (medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica), já que foi sendo alterada durante os anos e de acordo com os gostos do reis.

Atualmente é um museu, onde é possível visitar as salas, cozinha, capela, entre outras alas decoradas e algumas mobiliadas.

Docerias portuguesas

Há várias docerias e cafés que vendem doces típicos, os mais famosos da cidade são as queijadas e os travesseiros. A doceria mais tradicional é a Piriquita, que está sempre cheia e com fila na calçada.

Roteiro dos Castelos

Pegamos um ônibus que faz o trajeto passando nos dois castelos. O ônibus sobe o morro, parando primeiro no Castelo dos Mouros e depois no Palácio da Pena. O trajeto é de um único sentido, ou seja, se você quer visitar o Castelo dos Mouros, deve descer no ponto, pois se você descer no Palácio da Pena (que é a segunda parada) e depois quiser ir no castelo, só vai conseguir chegar lá a pé, pois o ônibus não volta. A rua é muito estreita, por isso que eles viajam em uma direção.

O autocarro (ônibus) turístico – serviço/ número 434, liga a estação ferroviária, centro histórico, Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena e retorna para o centro.
Nós entramos nesse ônibus no ponto que fica no centro. Ele custa (em 2018) 5 euros.

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros fica no alto da serra da cidade. Essa fortificação foi construída pelos mouros por volta do século 10.

Há um segundo muro dentro da muralha principal e elas foram construídas de forma a acompanhar as pedras do terreno. Por isso os muros serpenteiam sobre as rochas, fazendo um desenho super bonito.

O castelo está em ruínas, então ali se anda sobre a muralha e se admira a paisagem e a cidade lá em baixo. Também se observa as divisões e antigas dependências, bem como características islâmicas da construção. Vá com sapato confortável, pois se anda bastante sobre as muralhas e pedras.

Palácio da Pena

O Palácio da Pena foi idealizado pelo rei D. Fernando II e é um dos palácios mais bonitos e diferentes de Portugal. Ele fica no alto da montanha, mais alto do que o Castelo dos Mouros. Se o céu estiver limpo, dá para ver o mar. A vista é fantástica!

O palácio é composto por duas alas, sendo uma que foi construída sobre o que restava da construção do antigo mosteiro da Ordem de São Jerónimo (monges Jerónimo de Nossa Senhora da Pena) do século 16 e outra o novo projeto do rei. A obra terminou por volta de 1860.

O arquiteto alemão Barão de Eschwege foi o responsável pelo projeto, com forte influência do romantismo alemão, transformando as ideias do rei em realidade. Foram colocadas abóbadas amarelas, muitos azulejos decorados, estátuas e firulas inspirados na natureza e muito mais. Há muitos detalhes a serem descobertos. Há salas, quartos, capela, entre outras alas que podem ser visitados.

Dentro do castelo tem um café bacana, vale a pena sentar e curtir a paisagem.

Ingressos e horários dos castelos em Sintra: checar no site
Dica: comprar ingressos combinados tem desconto.

Nós passamos o dia em Sintra e priorizamos esses lugares.
Nos arrependemos de não ter dormido na cidade, que deve ser linda a noite e como uns amigos nos contaram depois, e deixamos de ver a Quinta da Regaleira por falta de tempo. Lugar que pretendemos voltar para visitar.

 

Como ir de Lisboa para Sintra de trem?

O jeito mais barato é ir de trem ou comboio (como se diz por lá).
O trem sai da estação ferroviária do Rossio, localizada no centro da cidade de Lisboa. Essa estação tem ligação com a linha verde do metro.
A passagem (em 2018) custa 4,30 euros – ida e volta
A viagem dura por volta de 40 minutos.
Não tem perigo, já que há muitos turistas. Mas como toda cidade, é importante ficar atentos e não ficar em vagões vazios e nem voltar muito tarde para Lisboa.
A estação de trem em Sintra fica a 1,5 km do centro histórico e dá para ir a pé.


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking e o Hoteis.com, sites para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através dos nossos links acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca