lisboaparquesportugal

O que fazer em Sintra – Portugal

Sintra - Portugal

Sintra é uma vila linda, romântica, pequena e super charmosa que deve ser visitada. Ela fica perto de Lisboa e lá se encontram palácios e castelos no meio de uma floresta exuberante, como os Palácio da Pena e Castelo dos Mouros, casas antigas bem conservadas, casas de doces deliciosos e muito mais. É uma ótima opção para fazer um bate e volta de Lisboa.

Sintra fica na montanhas e era a cidade de veraneio da corte portuguesa, já que Lisboa é muito quente no verão.

Centro histórico de Sintra

O centrinho é pequeno, mas muito bonito. Nele fica o Palácio Nacional, as docerias e cafés, as casas antigas e as lojinhas.
Ali se encontram os pontos (paradas) dos ônibus que vão para os palácios.

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional foi um dos poucos palácios que chegaram intactos até os nossos dias. Sua construção começou depois da reconquista cristã (século 12), sendo que a estrutura e fundações foram aproveitadas da antiga construção do palácio mouro. Ela tem vários estilos de decoração (medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica), já que foi sendo alterada durante os anos e de acordo com os gostos do reis.

Atualmente é um museu, onde é possível visitar as salas, cozinha, capela, entre outras alas decoradas e algumas mobiliadas. Veja mais.

Docerias portuguesas

Há várias docerias e cafés que vendem doces típicos, os mais famosos da cidade são as queijadas e os travesseiros. A doceria mais tradicional é a Piriquita, que está sempre cheia e com fila na calçada.

Roteiro dos Castelos

Pegamos um ônibus que faz o trajeto passando nos dois castelos. O ônibus sobe o morro, parando primeiro no Castelo dos Mouros e depois no Palácio da Pena. O trajeto é de um único sentido, ou seja, se você quer visitar o Castelo dos Mouros, deve descer no ponto, pois se você descer no Palácio da Pena (que é a segunda parada) e depois quiser ir no castelo, só vai conseguir chegar lá a pé, pois o ônibus não volta. A rua é muito estreita, por isso que eles viajam em uma direção.

O autocarro (ônibus) turístico – serviço/ número 434, liga a estação ferroviária, centro histórico, Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena e retorna para o centro.
Nós entramos nesse ônibus no ponto que fica no centro. Ele custa (em 2018) 5 euros.

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros fica no alto da serra da cidade. Essa fortificação foi construída pelos mouros por volta do século 10.

Há um segundo muro dentro da muralha principal e elas foram construídas de forma a acompanhar as pedras do terreno. Por isso os muros serpenteiam sobre as rochas, fazendo um desenho super bonito.

O castelo está em ruínas, então ali se anda sobre a muralha e se admira a paisagem e a cidade lá em baixo. Também se observa as divisões e antigas dependências, bem como características islâmicas da construção. Vá com sapato confortável, pois se anda bastante sobre as muralhas e pedras. Saiba mais aqui no site.

Palácio da Pena

O Palácio da Pena foi idealizado pelo rei D. Fernando II e é um dos palácios mais bonitos e diferentes de Portugal. Ele fica no alto da montanha, mais alto do que o Castelo dos Mouros. Se o céu estiver limpo, dá para ver o mar. A vista é fantástica!

O palácio é composto por duas alas, sendo uma que foi construída sobre o que restava da construção do antigo mosteiro da Ordem de São Jerónimo (monges Jerónimo de Nossa Senhora da Pena) do século 16 e outra o novo projeto do rei. A obra terminou por volta de 1860.

O arquiteto alemão Barão de Eschwege foi o responsável pelo projeto, com forte influência do romantismo alemão, transformando as ideias do rei em realidade. Foram colocadas abóbadas amarelas, muitos azulejos decorados, estátuas e firulas inspirados na natureza e muito mais. Há muitos detalhes a serem descobertos. Há salas, quartos, capela, entre outras alas que podem ser visitados. Mais informações no website.

Dentro do castelo tem um café bacana, vale a pena sentar e curtir a paisagem.

Ingressos e horários dos castelos em Sintra: checar no site
Dica: comprar ingressos combinados tem desconto.

Nós passamos o dia em Sintra e priorizamos esses lugares.
Nos arrependemos de não ter dormido na cidade, que deve ser linda a noite e como uns amigos nos contaram depois, e deixamos de ver a Quinta da Regaleira por falta de tempo. Lugar que pretendemos voltar para visitar.

 

Como ir de Lisboa para Sintra de trem?

O jeito mais barato é ir de trem ou comboio (como se diz por lá).
O trem sai da estação ferroviária do Rossio, localizada no centro da cidade de Lisboa. Essa estação tem ligação com a linha verde do metro.
A passagem (em 2018) custa 4,30 euros – ida e volta
A viagem dura por volta de 40 minutos.
Não tem perigo, já que há muitos turistas. Mas como toda cidade, é importante ficar atentos e não ficar em vagões vazios e nem voltar muito tarde para Lisboa.
A estação de trem em Sintra fica a 1,5 km do centro histórico e dá para ir a pé.

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


2 comments
  1. angela

    A cidade parece maravilhosa. É boa pra se viver?
    Estou pesquisando e procurando por uma cidade pequena , tranquila e de fácil acesso à Lisboa pra morar

    1. doug

      Olá Angela, obrigado pelo comentário.
      A cidade de Sintra é muito linda! Mas na ocasião, nós só passamos o dia, e como turistas. Para morar, acreditamos que deve-se pesar outras questões, sugerimos que tente buscar mais informações com quem more ou morou por lá, para ter uma opinião mais adequada para a sua necessidade.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca