brasilsão paulo

Mirantes gratuitos em São Paulo

Ver as cidades do alto é algo que nós particularmente gostamos muito, pois a vemos de um outro ângulo. O alto de uma catedral, uma torre ou um edifício são lugares perfeitos para isso. E quando se trata de uma cidade grande como São Paulo, que tem muitas vistas, isso é ainda mais interessante. Quando estamos lá em cima, é sempre bacana tentar encontrar lugares importantes, e de destaque em meio a tantos prédios.

Desde que o prédio do Banespa (atual Farol Santander) e o terraço Itália são pagos para visitas, e o Edifício Martinelli está fechado para visitação, nós começamos a procurar alternativas de mirantes em SP de graça, e encontramos opções muito interessantes e inusitadas.

Lugares para ver SP do alto de graça

“As coisas são mais belas quando vistas de cima.” – Santos Dumont.

Concordo totalmente com o pai da aviação, e ainda acrescento que quando elas são grátis, ficam ainda mais belas!

Edifício Copan

O Copan foi inaugurado em 1966 e é um dos principais símbolos da cidade de São Paulo. Ele foi projetado pelo Oscar Niemeyer e é um dos exemplos da arquitetura moderna brasileira na cidade. A construção tem seu traçado sinuoso, segundo o arquiteto, inspirado nas curvas das mulheres.

O condomínio tem unidades residenciais e comerciais juntas, separadas por blocos. Ele é enorme e está no Guinness Book, como o maior prédio habitacional do Brasil, com 115.000 m2 de área construída. Tem 115 metros de altura, 32 andares e 1.160 unidades residenciais de diversos tamanhos, com por volta de 5.000 moradores e 70 mais de unidades comerciais.

No térreo há bares, restaurantes, lojas diversas e cabeleireiro, entre outros comércios.

Para visitar o mirante é necessário ir primeiramente ao Bloco F, para fazer um simples cadastro e juntar o grupo. A subida é feita com acompanhamento de um funcionário do prédio, que encaminha o grupo aos elevadores, até o último andar e depois subimos um lance de escada até o topo do prédio.

A vista de lá de cima é muito bacana, dá para se ver muita coisa na cidade, como o Sambódromo, Anhembi, Campo de Marte entre outros lugares e, em um dia claro, dá para ver a Serra da Cantareira.

Inclusive, ao lado direito está o Edifício Itália, onde também pode-se subir até o topo (porém é pago) ou jantar no seu restaurante lá no rooftop.

É muito legal avistar a selva de pedra que é São Paulo, com seus edifícios e lembrar que em boa parte de sua volta é circundada pela serra.

A visita tem um tempo determinado de 30 minutos. Então é importante aproveitar esse tempo para ver e tirar muitas fotos.

Endereço do Copan: Av. Ipiranga, 200 – República.
Como chegar: Metrô mais perto – estação República – linha Vermelha
Horários: De segunda à sexta-feira 10h30 e 15h30 – Chegar 15 minutos antes para o cadastro.

Sesc Paulista

O Sesc Paulista foi inaugurado no dia 29/4/2018 e tem sido um dos novos points a se visitar na Av. Paulista, principalmente aos domingos em que ela fica fechada para os carros. Veja mais dicas sobre O que fazer na Avenida Paulista.

O prédio tem 17 andares e é todo do Sesc. Em cada andar tem atividades diferentes, sendo que no 17º andar tem um café e o mirante.

Sesc Paulista - Fachada

O mais bacana de ir em um mirante na Paulista é que a avenida é o ponto mais alto de SP, então você já vai estar em uma região alta, e estando no topo de um prédio lá, te deixa em uma posição privilegiada.

Para subir no último andar é possível ir de elevador ou de escada. Como o elevador estava com muita fila no dia que fomos, resolvemos subir de escada e no final achamos muito legal, pois fomos admirando a vista em cada andar, pois a lateral do edifício (com a Rua Leôncio de Carvalho) é todo de vidro, com isso o edifício dialoga com o entorno e você vai curtindo a vista cada vez mais alta.

Como fomos na segunda semana após a sua abertura, o edifício todo estava bem cheio. O terraço em particular tinha um revezamento de ir entrando grupos de pessoas e ter um tempo limitado para aproveitar lá em cima, e sair para dar espaço a um próximo grupo. Vale a pena esperar (claro que vai depender do tamanho da fila que tiver no dia em que você for visitar), mas é bem bacana apreciar a vista lá de cima.

Endereço Sesc Paulista: Avenida Paulista, 119 – Bela Vista.
Como chegar: Metrô mais perto –  estação Brigadeiro – linha verde
Horários: De terça-feira à sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 10h às 19h.

MAC – USP

O MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP está localizado no prédio onde era o antigo DETRAN – SP. Muitos concordam que foi uma ótima mudança de uso do lugar.

A arquitetura é modernista, foi projetado também por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1954 (no aniversário de 400 anos da cidade – VI Centenário). Esse prédio faz parte do complexo do Parque do Ibirapuera, que inclui os museus, os pavilhões, a Oca, o Auditório e a marquise.

O MAC tem exposições de arte em basicamente todos os seus andares e, as que vimos, achamos muito boas! Vale a pena tirar um tempo para passear pelo museu, além de ir até o mirante.

Apesar de não muito alto (ele fica no 8º andar), achamos a vista mais bonita destes mirantes que citamos, por ter muita área verde em volta, então foge um pouco de ver somente prédios em São Paulo. Dele é possível ter uma linda vista do Parque do Ibirapuera, do Obelisco, da Oca e do Instituto Biológico.

No topo, foi inaugurado em 6/4/2018 o restaurante Vista. Não podemos falar muito sobre ele, pois fomos durante o dia e ele estava fechado, mas parece bem legal. Além do restaurante, o MAC conta com um café no mezanino, o Vista Café.

Endereço do MAC USP: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera.
Como chegar: linhas de ônibus que passem pela avenida – veja no site SPtrans.
Carro – Estacionamento gratuito
Horários: De terça-feira à domingo, das 11h às 21h.

Sesc 24 de Maio

O prédio onde está o Sesc 24 de Maio é um prédio bem antigo e estava abandonado, em 19/8/2017 foi inaugurada mais esta unidade. Como todas as outras unidades do Sesc, sempre tem atividades, shows, exposições, esportes para todas as idades, com preços bem justos.

No 17º andar está localizado um café que já é meio que um terraço, pois por já estar alto, é possível ver bastante coisa do centro da cidade.

Subindo mais um andar, na cobertura tem a piscina e em um canto reservado onde é possível ter uma vista melhor do entorno, inclusive ver o Rooftop da Galeria do Rock. É permitido ficar por ali o tempo que quiser, mas pelas pessoas estarem frequentando a piscina, tivemos a impressão que quem está só visitando, fica meio sem jeito de ficar muito tempo. Os funcionários até pedem que não tirem fotos ou filmem em direção da piscina.

Endereço Sesc 24 de maio: Rua 24 de Maio, 109 – República.
Como chegar: Metrô mais perto –  estação República – linha Vermelha
Horários: De terça-feira à sábado, das 9h às 21h e aos domingos das 9h às 18h.

Loja Niazi Choffi

A Rua 25 de Março é um importante e enorme centro de comércio popular da cidade de São Paulo. Em dias próximos a festas e feriados, onde tem-se a tradição de trocar presentes, calculam-se que milhões de pessoas passam por lá em um único final de semana. Qual morador de São Paulo nunca ouviu: “Ah, isso você encontra da 25, é baratinho!” Ou seja, lá tem de tudo! Pois é, inclusive um misto de “mirante-café-rooftop” com uma cafeteria com direito a doces árabes e pastel de nata português. Sim, é tudo junto e misturado!

Para ir até lá, você deve ir até a loja Niazi Choffi (talvez a maior e mais conhecida loja de tecidos e artigos para casa) e vai até o 12º andar em um elevador, pra lá de pequeno a apertado. Relaxe, você provavelmente já vai estar acostumado com multidão a uma hora dessa.

Tudo bem, sabemos que não é um mirante propriamente dito, mas que é interessante, isso é! Na verdade, a vista que se tem de lá não é assim super invejável, mas é muito legal olhar a vista lá de cima, e ver aquela multidão pelas ruas. E caso você tenha feito muitas compras, aproveite para descansar no café.

Endereço Niazi Choffi: Rua 25 de Março, 702 – Centro.
Como chegar: Metrô mais perto – estação São Bento – linha Azul / saída Ladeira Porto Geral
Horários: De segunda à sexta-feira das 8h30 às  18h, aos sábados das 8h30 às  17h e aos domingos das 9h às  15h.

 

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


4 comments
    1. doug

      É muito legal, não é? Dá uma outra visão e dimensão da cidade. Fica aí um bom estímulo para ver os mirantes em SP gratuitos 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca
Inline
Inline