argentinacomidamuseus/exposiçõesparques

Mendoza, na Argentina – o que fazer

mendoza andes

Mendoza está no pé da Cordilheira dos Andes, no lado argentino. A cidade é super bonita, com museus, praças e vinícolas para visitar. Veja nossas dicas do que fazer na cidade.

Ela fica perto da fronteira com o Chile e a poucas horas de Santiago do Chile. Inclusive muitos turistas (como nós) fazem a rota: Santiago do Chile, Mendoza e Buenos Aires.

mendoza

 

Uma das primeiras coisas que chama a atenção é o clima, muito seco e ensolarado, normalmente não tem sequer uma nuvem no céu, é sempre super azul. O interessante é que pela cidade estão espalhados bebedouros de água e essa mesma água potável corre pelas valas junto às calçadas, mantendo as árvores irrigadas. Também é uma forma de aumentar a umidade do ar. Essa técnica da água correr pela cidade é do povo pré-colombiano que habitava a região antes da chegada dos espanhóis.

Vale muito a pena a visita! Ela é uma cidade muito interessante e com uma beleza especial. É um oásis fértil numa área semidesértica. Sua natureza é muito diferente daquela que vemos aqui no Brasil.

A cidade também foi importante na história da América Latina, pois o General San Martín passou por lá na Campaña del Cruce de los Andes, para lutar contra a coroa espanhola para conseguir a independência do Chile e do Peru.

Plazas

A cidade tem muitas praças. Na área mais central está a maior delas, a Plaza Independencia, e outras quatro menores e mais laterais, as Plazas Chile, España, Italia e San Martín. Elas foram construídas, não só para embelezar a cidade, mas para ser um refúgio para as pessoas quando houver um terremoto.

O grande terremoto de 1861 destruiu toda a cidade e poucas construções ficaram em pé, uma delas é a Ruinas de la Iglesia de San Francisco, que fica na esquina das ruas Ituzaingó e Beltrán.

Ah, lá tem a siesta, ou seja, no período logo depois do almoço até o meio da tarde, está tudo fechado. O comércio da cidade abaixa as portas e a maioria das pessoas vai para casa tirar um cochilo. Fique atento!

Museo del Área Fundacional

No Museo del Area Fundacional é possível ver objetos antigos da época colonial e dos povos pré-colombianos. O museu fica no lugar onde foi fundada a cidade em 1561 e no seu interior é possível ver uma escavação com vestígios da cidade antiga.

Endereço: Alberdi y Videla Castillo, (Av. Gdor. Ricardo Videla, 5500)
Horário: terça-feira a sábado das 8hs às 20hs. Domingo das 14hs às 20hs.

Parque General San Martín

A cidade tem um parque bem grande chamado Parque General San Martín. É bom dar umas voltas por lá e curtir o clima pacato. Vá com um sapato confortável, pois ele é grande.

Esse parque tem mais de cem anos, lá estão plantadas árvores trazidas de vários lugares do mundo. Tem um lago artificial e em uma das extremidades está a Isla de los Enamorados.

Mendoza-parque

No centro tem o Paseo Peatonal Sarmiento, que é uma rua para pedestres cheia de cafés, bares e restaurantes com mesas na calçada, super agradável!

Nessa mesma área (na Av. San Martín quase esquina com a Peatonal Sarmiento) tem a Pasaje San Martín, que é um prédio construído em 1926, super bonito com vitrais franceses e arquitetura singular. Lá tem lojas e oficinas, são quatro andares e uma torre com cúpula.

Também por ali, o Terraza Jardín Mirador é um mirante com vista panorâmica da cidade. Ela fica no oitavo andar do prédio da prefeitura. No verão há concertos ao ar livre. A visita é gratuita e tem horários restritos.

Endereço: 9 de Julio, 500 – Edifício Municipal
Horários: segunda a sexta-feira das 8h30 às 13hs. Sábados e feriados das 10hs às 13hs. Fecha aos domingos.

Los Caminos del Vino

Mendoza é muito famosa pelos vinhos que produz, na verdade ela é a maior produtora de vinhos da América do Sul. E, é claro, é possível conhecer mais de cem vinícolas e as suas plantações de uva. Esse roteiro chama Los Caminos del Vino.

Para visitar las bodegas,  existem vários tours organizados por empresas com durações variadas. Também é possível fazê-los pegando ônibus locais e andando um pouco. Ou de bicicleta, que é bem bacana.

Nessa rota, além das vinícolas e vinhedos, há plantações de oliveiras e fábricas de chocolate, geleias e de doces regionais.

Museo del Vino – Bodega La Rural

Se você não tiver muito tempo, vale a pena visitar o Museo del Vino – Bodega La Rural. Já na entrada tem plantações das diferentes uvas da região e cada uma com uma placa indicando o seu tipo. No museu estão expostos fotos da região e das primeiras plantações e também as ferramentas e instrumentos utilizados.

Depois você vai para a fábrica nova, com os barris de metal e acaba na adega com degustação do vinho. Muito bom!

Endereço: Montecaseros 2625
Horários: segunda-feira a sábado e feriados das 9h às 13hs e das 14hs às 17hs. Fecha aos domingos.

Como ir de Santiago para Mendoza de ônibus?

O ônibus sai do Terminal Sur. A viagem dura entre 6 e 7 horas.
Viajamos a noite, mas há vários horários.
No meio da Cordilheira fica a fronteira e todos tem que sair do ônibus para mostrar os documentos e as malas. A polícia da fronteira é rigorosa quanto a entrada de frutas, pois não é permitido.

 


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


6 comentários
  1. blank
    Ana Lucia

    Adorei a cidade de Mendoza! Uma cidade tranquila, cheia de praças, mas com muitos passeios para fazer saindo de lá. Adorei o parque general san martin também. Obrigada pelas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca