brasilpraia

Forte São João em Bertioga – Marco da história e ponto turístico

Forte São João em Bertioga

Um dos lugares imperdíveis no litoral paulista é o Forte São João em Bertioga. Ele é a fortaleza mais antiga do Brasil e é um patrimônio histórico brasileiro, tombado pelo IPHAN. Ele fica localizado aos pés da praia, em frente ao Canal de Bertioga e a Ilha de Santo Amaro. Além da construção ser super bonita e estar muito bem conservada, as salas internas guardam armaduras medievais e peças indígenas.

História do Forte São João

A primeira fortaleza foi construída em paliçada de madeira em 1532, pelo português Martin Afonso de Souza e se chamava Forte São Thiago. Depois de um ataque indígena que o destruiu, ele foi reerguido em alvenaria em 1547. Em 1765, foi chamado de Forte São João, devido a capela erguida em homenagem ao santo.

Em 1940, o forte foi declarado como patrimônio histórico de Bertioga e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Depois de restauração e reformas, a fortaleza foi reaberta ao público em 2000.

O Forte em Bertioga

O projeto do forte foi feito em Portugal e pensado para o clima daquele país. Uma curiosidade, as venezianas das janelas abrem para dentro e não para fora, como é comum aqui no Brasil. Essa abertura para dentro é feito para países que nevam, pois se acumula neve no parapeito da janela, ela não abre para fora.

As duas guaritas ficam nas pontas da fortaleza, as paredes foram feitas com pedras e sambaquis (cal formado por conchas moídas), inclusive é possível visualizar uma parede sem reboque – ela tem um vidro protetor.

Forte São João em Bertioga - Parede original de pedra e sambaqui

Há alguns canhões estão em exposição na área aberta, junto as torres de observação. A vista lá de cima é linda! Tente ir em um dia ensolarado, quando é possível ver a ilha e parte do canal.

Nas salas internas estão em exposição armaduras medievais (na verdade elas são réplicas, pois as originais foram derretidas), canhões, espadas, outras armas e capacetes de soldados que foram trazidos por Martim Afonso de Souza de Portugal. Também tem ossos de baleias.

Tem uma sala dedicada aos Índios Tupiniquins, com manequins em tamanho natural representando a etnia, marcas pés (pisada) em argila, com muitas imagens e artesanato indígena.

Parque Tupiniquins

A entrada do forte é pelo Parque Tupiniquins. O lugar é arborizado, com plantas nativas e muitas bromélias.

No parque há diversas estátuas, o antigo poço de água e ossos de baleia.

Endereço do Forte de São João: Avenida Vicente de Carvalho, s/nº (dentro do Parque Tupiniquins) Centro – Bertioga.
Horários: de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h.
Ingresso (2018): gratuito.

Veja mais sobre a história do Forte São João em Bertioga aqui. E também conheça mais sobre o turismo na cidade de Bertioga.

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca