Como se achar no metrô de Londres?
Londres tem uma das maiores linhas de metro do mundo, sendo uma parte subterrânea e uma parte ao ar livre. Na verdade, muitos fazem a pergunta “Como não me perder no metrô de Londres?”, pois ao olhar para o mapa do metrô e ver aquele lindo emaranhado de linhas e as diversas conexões entre elas, geralmente pode (e vai) ficar meio perdido sobre qual caminho é melhor a se fazer.
Apesar de grande e aparentemente difícil de entender todas aquelas estações, depois de algumas viagens você entende a lógica. O mais divertido é que ao aprender a usar o metrô, você vai pensar: Nossa, como é fácil! Não sei como eu ficava perdido antes!
Claro que usar um mapa não tem tanto segredo assim, é mais uma questão de pegar prática. Se você fica mais tempo por lá, até já começa a saber de cabeça todo o mapa e as melhores conexões a se fazer.
O London Underground, também chamado pelo locais de Tube, completou 150 anos em janeiro de 2013.
Oyster Card
Se você estiver a passeio e for ficar 4 dias ou mais, vale a pena comprar o Oyster Card e colocar a passagem para a semana – weekpass. Ele é um cartão que dá direito a usar o metrô, ônibus e trens à vontade, quantas vezes quiser durante a semana. A maioria das atrações está concentrada nas zonas 1 e 2, portanto é aconselhável comprar o cartão válido para essas zonas. Caso precise ir mais longe, a partir da zona 3, é possível colocar um crédito extra no Oyster Card e usar à parte. Ao ir embora é possível vender o cartão, recebendo de volta o valor pago por ele.
No caso de ficar até 3 dias, é possível comprar cartão travelcard de uso diário, que também dá o direito de usar o transporte á vontade naquele dia.

Dicas para o metrô de Londres
Vamos passar algumas dicas que podem ser válidas para poupar seu tempo dentro do tube.
- Fique atento ao destino que o metrô vai, em algumas linhas o caminho tem ramificações, cuidado para não ir para o ramo errado. Preste atenção nos letreiros do trem ou da plataforma.
- Não se deixe enganar pelas distâncias que estão no mapa, ele não é em escala 100% correta, a forma que ele é apresentado ali, é somente a melhor para poder caber no papel.
- Um site muito útil para fazer consultas de como ir de um ponto a outro usando o transporte público é o TFL: http://www.tfl.gov.uk/
- Se for no seu caminho, sempre prefira a Victoria Line (Linha azul clara). Ela é bem mais rápida pois pára em menos estações que as outras linhas. Ela faz o sentido Norte/Sul de Londres.
- Algumas estações, como a Green Park e London Bridge por exemplo, geralmente anda-se muito para trocar de linha. Às vezes é preferível fazer a conexão em outra estação.
- O intervalo do Overground (linha laranja) geralmente é um pouco maior que o do metrô. E no caso dele, deve-se prestar atenção pois tem muitas ramificações. Mas ainda é uma boa opção, pois é mais vazio.
- O DLR é mais lento que o metrô, mas é uma ótima opção para ir para o Leste, em Greenwich, e conhecer a parte mais “moderna” de Londres (Canary Wharf e arredores), onde estão as grandes empresas, etc.
- A District and Circle Line ssão mais lentas, pois são linhas muito antigas e os trilhos são de trem (não foram trocados). Em algumas plataformas passam diversos trens com diferentes destinos. Tenha atenção e sempre olhe no painel para onde vai o trem.
- Curta algumas estações que são temáticas como por exemplo Baker Street que tem a imagem do Sherlock Holmes em seus azulejos (além dela conservar a sua beleza de ser antiga), o mesmo ocorre na estação Victoria, onde tem a Rainha Vitória desenhada nos azulejos.
- Algumas estações têm o seu charme nos pequenos detalhes, como esses azulejos da estação Aldgate East.
- Diversos clipes de música foram gravados no metrô de Londres, como por exemplo o Saturday Night do Suede. E o filme 007 – Operação Skyfall.
- Procure no Google uma infinidade de brincadeiras e mapas temáticos que são feitos com o mapa do metrô da capital inglesa.
O mais importante de tudo é: Não se assuste nem com o mapa, nem com as dicas dadas acima, o metrô é muito fácil de ser utilizado!
Dica City Tour – Bus 15
Se você quer fazer um city tour utilizando o transporte público (pagando a passagem com o travelcard ou oystercard), você deve pegar o ônibus 15 e sentar no upper deck (no andar de cima) de preferência no primeiro banco. Ele é bem famoso por passar por muitos pontos turísticos de Londres.
Aproveite para curtir a Saturday Night do Suede, gravado na estação Holborn do metrô. Que aliás, capta bem a essência de Londres x Metrô x Sábado a noite.
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!