alemanhamercados/lojas

Rothenburg ob der Tauber na Alemanha – dicas e roteiro

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg  ob der Tauber é uma cidade medieval murada, uma das poucas cidades que não foram bombardeadas na Segunda Guerra Mundial. O muro tem cerca de 3km de comprimento e muitas torres de observação. Ela faz parte da rota romântica da Alemanha e tem lugares muito bacanas para se visitar.

A cidade é um charme! Suas ruas são estreitas e de paralelepípedo. As casas são coloridas e algumas foram construídas com estilo enxaimel. Há muitas igrejas em estilo gótico, muitas lojinhas, cafés e restaurantes.

Um passeio bacana é andar ao lado do muro e ver suas diferenças. Há momentos que é possível subir e ver a paisagem fora dele, há lugares que abrem jardins. Algumas vezes é estreito, alto ou baixo. Por ele é possível entrar dentro da muralha, o corredor é largo e ali tem carroças e carros de boi, para entrar nesse espaço é preciso passar por uma portinha de madeira. Parece que você está em outro tempo. Pegue o mapa com os pontos interessantes do muro.

O doce típico da cidade é Schneeball (plural: Schneebälle) é uma massa de doce frita em forma de bola. A forma tradicional é com açúcar de confeiteiro polvilhado sobre o doce, mas nas lojas há diversos tipos coberturas. É muito boa para tomar com café ou chá! Em alguns cafés, na rua principal, é possível ver vídeos de como a massa é feita, colocada no molde de bola e frita no óleo.

Plönlein e Marktplatz

O ponto mais famoso é o Plönlein, prédio com uma fonte na frente e que fica em uma bifurcação. Ao fundo ficam as torres Kobolzeller e Siebers, uma em cada rua. Ele é o cartão postal da cidade!

Rothenburg ob der Tauber - PlönleinNa praça Marktplatz, fica o prédio da prefeitura e ao lado o prédio Ratstrinkstube com o relógio astronômico. Todos os dias às 11h, 15h, 20h e 22h, acima do relógio em uma janelinha aparece o boneco do prefeito bebendo uma taça de vinho. Diz a lenda que prefeito Nusch salvou a cidade da destruição das mãos das tropas do General Tilly, pois ele conseguiu beber uma taça de vinho de 3,25 litros em um único gole, em outubro de 1631.

Rothenburg ob der Tauber - Relógio

Rothenburg ob der Tauber - PanorâmicaNo século 12, a família real Hohenstaufen morava em um castelo e a cidade foi construída em sua volta. Em 1356, o castelo foi destruído por um terremoto e as pedras foram utilizadas para construir os muros da cidade. Somente a capela de St. Blaise foi restaurada, que na época não era capela e sim uma sala para o rei receber seus convidados. Hoje essa capela é um memorial aos que morreram nas duas guerras mundiais.

Burggarten

O Burggarten, na verdade, não é o jardim do castelo e sim um jardim construído onde era o castelo, pois na idade média castelos não tinha jardins.

No jardim há dois canteiros de flores, um representa as 4 estações do ano e o outro os 4 elementos da natureza. Eles foram construídos entre os séculos 17 e 18.

Dica: quando você sair do jardim e entrar novamente pelo portão Burgtor gate, observe as defesas que eram usadas antigamente:
– Máscara no topo do portão na parede: essa máscara era usada para colocar líquido quente contra os invasores.
– Portão de madeira: tem uma porta pequena ao lado da porta grande, conhecida como Eye of the Needle, pois por ela só tem espaço para passar uma pessoa.

Há muitas lojinhas com souveniers, mas a mais famosa é a loja de natal Käthe Wohlfahrt. Essa loja fica aberta o ano inteiro vendendo enfeites natalinos de todos os preços e tamanhos. Do outro lado da rua fica o museu do natal, vale a pena olhar os soldadinhos de madeira e o carro decorado na frente do museu.

Rothenburg ob der Tauber - Kathe WohlfahrtDurante o dia, a cidade fica cheia de turistas que vão passar algumas horas ali. Se você tiver oportunidade, vale a pena dormir e curtir a noite. A cidade parece outra! As luzes amareladas iluminam os prédios e as ruas ficam vazias.

Rothenburg  ob der Tauber fica ao sul da Alemanha na região da Bavária. Perto dali ficam Munique (250km de distância), onde é realizada a famosa Oktoberfest e Nurenberg (100km de distância). Muitos turistas só passar o dia em Rothenburg.

 


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking, site para reservas de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


20 comments
  1. Melissa Lima

    Que delicia de cidadezinha! Fiquei apaixonada. Me falta conhecer a Alemanha e a cada dia que passa tenho mais vontade, ainda mais com posts tao convidativos como esse! 🙂 Parabéns.

  2. Michele Raggio

    É impressionante como tem lugares lindos no mundo que pouco ouvimos falar né. Linda cidade, amo a era medieval e fiquei encantada com as fotos. De verdade, muito obrigada por compartilhar isso conosco e ter me dado a oportunidade de poder saber um pouquinho sobre essa Cidade!

    1. lais

      Realmente têm mtos lugares interessante para se visitar nesse mundão!
      Essa cidade é super fotogênica, todas as fotos ficam bonitas!

  3. Juliana Moreti

    Jà inseri este link nos meus favoritos!
    Eu e meu marido pretendemos retornar para a Alemanha e jà estamos selecionando todas as cidadezinhas que queremos visitar!
    Nao passamos por este lado da Alemanha e achei essa cidade muito interessante!
    😉

  4. Ana Carolina Mirnada

    Tenho muita vontade de fazer esta rota romântica, deve ser um passeio incrível. Achei esta cidade super charmosa. Já quero ir…

    1. lais

      A rota é super bonita e, em vários momentos, a estrada é margeada pelo rio. A paisagem é lindíssima!
      Rothenburg é só o começo!

  5. Bruno Costa

    Que lugar lindo! Engraçado que nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Alemanha é um país que nós ainda não conhecemos, mas certamente vamos nos lembrar desse artigo quando estivermos planejando uma viagem pelo país!

  6. Luiz Jr. Fernandes

    Já estão todas anotadas aqui no meu caderninho pra quando voltar na Holanda, sem sombra de dúvidas um dos países que mais gostei de ter conhecido. Que povo amável, suas fotos estão lindas. Parabéns pelo excelente post 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca