lisboamuseus/exposiçõesportugal

Casa dos Bicos – Fundação José Saramago em Lisboa

casa dos bicos

Visitar Lisboa é conhecer parte de nossa história e da nossa cultura. Há muitos lugares para visitar e um deles, é sem dúvida a Fundação José Saramago na Casa dos Bicos.

Esse é um lugar para descobrir mais sobre o escritor português José Saramago, o único escritor de língua portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de literatura. Inclusive os restos mortais do Saramago estão sepultados ali, sob uma oliveira trazida de sua cidade natal (o vilarejo de Azinhaga).

Casa dos Bicos foi inaugurada em 2012 e é um espaço com exposições, recitais, conferências, cursos, seminários, sobre o Saramago, literatura portuguesa e meio ambiente.

A Fundação abriga a exposição permanente “A Semente e os Frutos”, que reúne livros que Saramago traduziu, manuscritos, notas pessoais, agendas, recortes de jornais e os livros do autor,  em português e outras línguas. Também tem áudios com entrevistas e vídeos dele e sobre ele. No fim da exposição, foi montado o escritório do Saramago, com sua escrivaninha e outros objetos pessoais, como os óculos e a máquina de escrever.

A Casa dos Bicos fica na margem do Rio Tejo e ela em si é uma obra de arte, com muita história. O edifício foi construído em 1523 por Brás de Albuquerque (filho do vice-rei da Índia), após uma viagem a Ferrara (Itália) em que ele se apaixonou pelo Palácio dos Diamantes. É provável que o proprietário quisesse que ela fosse conhecida como “Casa dos Diamantes”, mas o povo da época não viam mais que bicos de pedra. Ao longo dos tempos a casa serviu a várias funções, inclusive por algum tempo foi armazém de bacalhau. Até 2002, foi Comissão dos Descobrimentos.

By Jake Setlak from Chicago, via Wikimedia Commons

Com tudo isso, marcas foram deixadas nessa casa e hoje é possível ver os vestígios das épocas passadas. No piso térreo está em exposição: um conjunto de estruturas que remonta às primeiras ocupações do espaço, um pedaço da muralha fernandina, tanques romanos (setárias) de base quadrangular, destinados à salga e conserva de peixes e por restos de cerca moura.

 

Endereço: Rua dos Bacalhoeiros, 10, 1100-135 – Lisboa
Horário: de segunda-feira a sábados das 10h às 18h.
Ingresso (2017): 3,00 euros. Há vários tipos de bilhete, como família e estudante.


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca