O que fazer em Greenwich? Há muitos lugares para se visitar nesse bairro de Londres.
Ele é mais conhecido pelo meridiano que passa por lá. Essa linha imaginária divide o ocidente do oriente e marca os fusos horários no mundo, ali é o marco zero. O meridiano fica no Royal Observatory, dentro do Parque Greenwich.
Greenwich fica na margem do Rio Tâmisa e há muitos lugares relacionados com o mar e as navegações, como o National Maritime Museum, o Old Royal Naval College e o barco Cutty Sark.
O bairro é mais calmo que o centro de Londres, mas com opções bacanas de parque e museus. Também tem o mercado, pubs, lojas e muito burburinho nas ruas, principalmente em dias com sol.
Greenwich Park
O Parque Greenwich é o parque real mais antigo (o parque pertence à família real), inclusive o rei Henrique VIII costumava caçar nessa região.

Ele é muito grande, com muitas árvores, área gramada, esquilos, pássaros, raposas e veados. Também tem área para crianças, quadras de tênis e muitas trilhas.
Fica em um morro, sendo que no topo fica Observatório Real e o meridiano de Greenwich. Ao lado do observatório fica a estátua do General Wolfe, ali tem um mirante com a vista ampla, dá para ver o Museu Marítimo, o Rio Tâmisa, até a St Paul’s Cathedral no centro da cidade.
Veja mais sobre mirantes em Londres.
Endereço: Park Row / entrada pelo portão ‘St Mary’s Gate’ e ‘the Circus Gates’
Horário: todos os dias e os horários variam de acordo com a estação do ano.
Veja no site: https://www.royalparks.org.uk/parks/greenwich-park/visitor-information/opening-times-and-getting-here
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station.
Royal Observatory
No topo do parque fica o Observatório Real, que é um museu, um planetário e o local que passa o meridiano de Greenwich.
O observatório foi construído em 1675 e tem instrumentos para medição das horas, telescópio, entre outras coisas.

O meridiano (zero) 0° fica no jardim e é representado por uma linha.
Antigamente era possível entrar gratuitamente nessa área, mas agora é necessário entrar pelo museu, que é pago. Se você não quiser pagar, o meridiano passa também em uma trilha lateral, logo após o portão, onde é possível tirar uma foto.

No muro fica o relógio com a hora oficial (fuso zero) e o sistema de medida, como polegada, pé, jarda etc.
Endereço: ele fica dentro do parque, no alto do morro. É fácil chegar, pois logo na entrada no portão ‘St Mary’s Gate’ já dá para ver. Também tem um mapa ao lado do portão.
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station.
Horário: diariamente, das 10h às 17h.
Ingresso: pago.
Site: https://www.rmg.co.uk/
Greenwich Market
O mercado central fica na rua Church Street, onde rola o agito do bairro. Ali é perto da estação de metrô, das lojas, dos pubs e dos restaurantes.
Dentro do Greenwich Market há barracas com vários tipos de artesanato, objetos vintage, antiguidades, venda de livros e discos usados e comidas e bebidas (street food) de vários lugares do mundo.
O prédio é histórico, ele foi construído no século 18.
Endereço: 5b Greenwich Market / Church St – SE10 9HZ.
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station.
Horário: diariamente, das 10h às 17h30
National Maritime Museum
O Museu Marítimo em Londres reúne peças e objetos relacionados a navegações e ao mar. Estão expostos artefatos, objetos e quadros relacionados ao mar e as navegações, mapas, réplicas de navios, bússolas, histórias e objetos de navegadores britânicos.
Por muitos séculos Greenwich foi o lugar da marinha britânica, para o comércio, viagens e exploração naval, por isso há tantos lugares relacionados a isso.
Tem a galeria “Nelson, Navy, Nation”, que mostra a estória da Batalha de Trafalgar, que foi um confronto contra a invasão de Napoleão. E muitas outras salas para visitar.
Há duas galerias especiais com atividades interativas para crianças.
Para os pequenos de zero a 7 anos tem a Ahoy!, um espaço para brincar com um convés e cabine de um navio, uma réplica de praia, uma caldeira de um navio a vapor. Também tem mercadinho de peixe, com peixes e objetos de plásticos, caixa registradora etc. Tem jogos que simulam atirar de um canhão e brincar sobre um iceberg.
Para crianças de 6 a 12 anos, tem a galeria interativa All Hands. Ali elas brincam de pirata, carregar um canhão e atirar em um navio pirata.
Também conhecem como carregar um navio de carga antes da partida, preparação da comida e o que os marinheiros comiam. Exploram os conhecimentos e as habilidades marítimas e as tecnologias do passado e do presente mexendo nos objetos de navegação.
Para saber mais detalhes e horários das galerias Ahoy! e All Hands Children, veja nossas dicas de Londres com crianças.
Endereço: Park Row – SE10 9NF.
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station.
Horário: diariamente, das 10h às 17h.
Ingresso: gratuito. Exposições temporárias são pagas.
Site: https://www.rmg.co.uk/national-maritime-museum
Old Royal Naval College
O Old Royal Naval College é um complexo de edifícios. Inicialmente foi hospital para marinheiros, depois foi transformado em escola naval e hoje faz parte da Universidade de Greenwich. Em volta dos prédios, os jardins são bem cuidados e os principais pontos para visitar são a capela e o Painted Hall, um em frente ao outro.
A capela fica no Queen Mary Court, tem influência da arquitetura grega e em estilo rococó, as atuais pinturas foram feitas em 1781. Ela é dedicada a São Pedro e São Paulo, pois eles eram pescadores (tinham relação com o mar). O órgão de tubos é de 1789 e às vezes tem recitais gratuitos e aberto ao público. No chão, logo na entrada tem um círculo com a âncora de um navio.
Painted Hall fica no King William Court. Essa sala foi construída para ser o local de eventos. Foi pintada no século 16 e demorou 19 anos para ser concluída. Também tem referências ao mar e a navegação, com o teto e as paredes pintadas.

O Greenwich Visitor Centre fica dentro do complexo do Old Royal Naval College. Lá tem informações sobre os prédios em volta e mais informações sobre a história das navegações e da região.
Para as crianças, há fantasias para vestir e se sentir um marinheiro (ou um pirata) da época, com luva, capacete de armadura, chapéu, casaco, entre outras coisas.
É gratuito. No lado de fora tem um café super agradável e se for um dia ensolarado, dá para relaxar na grama.
Na margem do rio há um calçadão para caminhar, se não estiver ventando, vale a pena curtir o lugar. Ali também é o píer de onde saem e chegam os barcos de Londres.
Endereço: King William Walk / Main Entrance: West Gate ou Park Row / Main Entrance: East Gate.
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station.
Horário: diariamente, das 10h às 17h
Ingresso: gratuito
Site: https://www.ornc.org
Barco Cutty Sark
O barco Cutty Sark foi um barco de transporte chá e foi o mais rápido e o maior do seu tempo.
Ele foi inaugurado em 1869, na Escócia. Ele iniciou a rota de chá com a China e depois transportou madeira, lã, whisky e chifres de búfalo para a Inglaterra.
Em abril de 2012, ele foi aberto à visitação, depois de ser restaurado.
Às vezes tem eventos especiais para crianças acontecendo a bordo, como atores fantasiados de marujos fazendo teatro e cantando músicas da época.
O ingresso no navio é pago, mas se você não entrar, vale a pena olhar por fora.
O Cutty Sark fica perto do Old Royal Naval College.
Endereço: King William Walk
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station
Ingresso: pago
Site: http://www.rmg.co.uk/cuttysark
Greenwich foot tunnel
Essa passagem subterrânea é para atravessar por baixo do rio até a outra margem.
A vista dos museus é bonita nesse lado do rio.
Ela foi construída em 1902 e é exclusiva para pedestres.
Greenwich foot tunnel foi utilizado como bunker para as pessoas se protegerem dos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.
Endereço: Cutty Sark Gardens
Estação mais próxima: DLR Cutty Sark station
Horário: diariamente
Arena O2
A arena O2 foi inaugurada em 2007 e é um centro multi uso para entreternimento. Lá há shows de música de artistas famosos, musicais, salas de cinema, espaços para exposições e um outlet.
Além disso, se você não tiver medo de altura e quer ver Londres do alto, é possível atravessar o domo da arena – Up at the O2 (link blog).

Endereço: Peninsula Square
Estação mais próxima: North Greenwich station – linha: Jubilee Line
Ingresso: eventos pagos
Site: https://www.theo2.co.uk
Como chegar em Greenwich
Saindo do centro de Londres é possível chegar de DLR (Dock Light Railway), ônibus e barco.
Indo de metro ou overground, é necessário pegar o DLR (linha de trem menor que as outra e sem condutor). Essa linha faz conexão na Bank station (linhas: Circle, District, Central e Northern lines) e descer na estação Cutty Sark station.
Para ir de barco, desça na estação do metrô Embankment (linhas: Circle, District, Bakerloo e Northern lines) e os piers ficam logo na frente, veja a rota e as tarifas no TFL (https://tfl.gov.uk/).
Veja nossas dicas completas nos posts:
https://viagemladob.com/national-maritime-museum-old-royal-naval-college-barco-cutty-sark-greenwich/ e
https://viagemladob.com/greenwich-park-royal-observatory-e-greenwich-market/
Vai Viajar?
Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.
Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5
Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!
Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!
Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!