York, cidade murada e catedral gótica na Inglaterra

York

A cidade de York, na Inglaterra, foi fundada pelos romanos e era considerada a ‘capital do norte’. Em volta da cidade, foi construído um muro para protegê-la.

Cidades muradas são um charme e muito diferentes. É um tipo de cidade que é difícil de encontrar, pois são poucas na Europa que mantém o muro conservado. Claro, hoje ele é turístico, mas no passado teve sua importância na proteção contra invasores.

Além disso, a cidade tem uma catedral em estilo gótico lindíssima e bem conservada, com seus vidrais, arcos e colunas.

york-minsterO centro tem prédios centenários, ruas pequenas (a maioria delas são áreas para pedestres) com lojinhas, cafés, lojas de chocolate (um dos chocolates mais famosos do país), ‘tea rooms’ (casas de chá) e restaurantes.

York está localizada entre Londres e Edimburgo, próxima a Manchester, com fácil acesso de trem e ônibus.

york-ciy-centre

City Wall

O muro começou a ser construído em 71 d.c. pelos romanos e era de madeira. Com passar dos anos, o muro foi sendo ampliado e na era medieval alguns portões foram construídos. Mas nos séculos 17 e 18, ele teve algumas partes destruídas para a ampliação de construções. Hoje é o muro mais longo e mais bem preservado no país.

Em cima do muro há caminhos estreitos e outros mais amplos, há degraus, escadas e passagens, portões, guaritas…. muita coisa para ser explorada. Há alguns pontos que servem como bancos para descansar um pouco.

A vista da cidade lá em cima é bonita. Uma das melhores é entre os portões Bootham Bar e Monk Bar (durante a idade média foram construídos os quatro grandes portões que ainda existem, são eles Bootham Bar, Monk Bar, Walmgate Bar e Micklegate Bar). Deste ponto, a vista da catedral é linda e você vai andando pelo muro, vai descobrindo outras faces da igreja. Dá para tirar fotos bacanas.

Perto do Monk Bar há marcações Roman Fortress no piso, essa marcação mostra onde provavelmente era o muro original romano.

york-roman-fortress

York Minster

A catedral é super grande, com todas as características do estilo gótico e com vidrais lindos.

Lá dentro foi montado o ‘The Orb’, que é um local onde estão expostos alguns vitrais restaurados. Com isso, é possível vê-los de pertinho.

Há salas no subsolo com galerias interativas e muitas obras de arte.

É possível subir na torre, são 275 degraus que leva ao ponto mais alto da cidade.

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *