Vaticano – Basílica de São Pedro e Museu do Vaticano

O Vaticano é o menor estado do mundo tanto em população quanto em área, mas lá está grandes obras primas da humanidade.

A cidade do Vaticano fica dentro da cidade de Roma e é toda murada, quando você sai do metrô e vai andando em direção a praça, essa é a primeira visão.

praça são pedro

Basílica de São Pedro

A basílica é formada por um domo central e nas laterais há 45 altares e 11 capelas, é a maior igreja católica no mundo. Acomoda mais de 60 mil pessoas.

A basílica atual tem estilo renascentista e barroco. Essa foi construída sobre a igreja de São Pedro, que foi construída sobre o túmulo de São Pedro.

Existem dois mil metros quadrados de mosaicos, pinturas nas paredes, vitrais, a cobertura do altar e muitas obras para admirar. Uma das mais famosas e importantes é a Pietà de Michelangelo, ela foi esculpida em um único bloco de mármore de carrara. Se você reparar no trapeado das roupas, no rosto de Jesus e de Maria, parece que lágrimas caem de seu rosto… é maravilhosa. Sempre tem um monte de gente vendo, tente chegar o mais próximo possível para ver os detalhes.

Uma das tradições é passar a mão no pé da estátua de São Pedro e fazer um pedido. Pode reparar que o pé dele está bem gasto…

Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro foi projetada no século XVII em estilo renascentista e barroco, por Bernini.

Logo que você passa pelas colunas, a visão da ampla praça, a basílica, as colunas… tudo é muito grandioso!

A Piazza Obliqua tem formato de uma elipse rodeada por colunas (quatro enormes fileiras de altas colunas dóricas) que se abrem como num grande abraço. São 140 estátuas no alto das colunas. No entardecer, o sol se põe entre as colunas e ora o sol aparece ora se esconde atrás delas.

O segundo espaço, a Piazza Retta fica bem frontal à basílica, é um espaço trapezoidal que aumenta ao encostar na praça, diminuindo assim numa ilusão de ótica a amplidão da fachada.

No centro, tem um obelisco egípcio de 40 metros de altura, data do século I d.C. e foi trazido para Roma no reinado do imperador Calígula. No topo foi colocado uma cruz.

praça são pedro

Museu do Vaticano

Museu do vaticano é um dos maiores e mais importantes museus de arte do mundo! As galerias tem obras de arte do Renascimento, Barroco e de todas as partes, como Egito, Grécia, Oriente Médio…

É organizado para que você siga um caminho, portanto se você gostou de algo olhe bem, pois não é possível voltar.

As Salas de Rafael tem pinturas belíssimas, vale a pena ler as explicações.

A Capela Sistina é uma das obras prima de Michelangelo. Os afrescos forram todas as paredes, é emocionante! (ver post: Há 500 anos era inaugurada a Capela Sistina).

No final tem uma escada maravilhosa em espiral projetada por Giuseppe Momo em 1932. Vale a pena uma foto!

Das janelas do museu é possível ver os jardins. Também há varandas com vista para os jardins, vale a pena descansar com essa vista.

A Guarda Suíça é o grupo de soldados suíços responsáveis pela proteção o Papa. O uniforme da guarda é um espetáculo à parte, feito de cetim nas cores azul-real, amarelo-ouro e vermelho-sangue. O uniforme foi desenhado por Michelangelo em 1506 e ainda hoje é feito a mão por alfaiates.

vaticano guarda suiça

Para chegar no Vaticano, vá de metrô e desça na estação Ottaviano-San Pietro do metro linha A – vermelha.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *