São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte

A cidade de São Miguel do Gostoso é pequena, mas ao mesmo tempo é conhecida por muitas pessoas por suas belezas naturais. Ela mantém o clima de pequena, mas abriga pessoas de várias cidades do mundo que buscam qualidade de vida e contato com a natureza. O slogan da cidade é “Aqui se faz Gostoso”.

Como toda vila pequena, os moradores gostam de conversar e de contar as novidades, e a noite as pessoas vão para a rua principal conversar e ver o movimento.

Praias do centro

As praias são limpas, com areia branca e macia, água do mar é esverdeada. Parece que você está no paraíso! Há muitas pousadas pelas praias mais centrais (na própria vila), que são as praias da Xepa e Maceió.

sao-miguel-gostoso-xepa

A praia da Xepa tem esse nome, porque na Segunda Guerra Mundial (por volta de 1943) o exército brasileiro se instalou na vila para defender o país e eles distribuíam refeições à população local nessa praia.

Maceió é o nome dado a formação de uma lagoa através de água de chuva.

Praias ao Norte

Indo para o norte, tem a Praia de Tourinhos, que tem esse nome pois suas formações rochosas (na cor preta) de dunas petrificadas há mais de 2.500 anos parecem uma manada de touros. A praia é uma baía e com isso o mar é calmo e boa para o banho. Na maré baixa, formam pequenas piscinas. Ao encher a maré, uma fenda em uma pedra à beira mar faz jorrar um jato de água, conhecida como suspiro da baleia.

Continuando para o norte, passando por uma usina eólica, chega-se a Praia do Marco. A praia tem esse nome, pois foi por ali que chegou a primeira expedição portuguesa ao Brasil em 1501, sendo colocado ali o marco, que foi o primeiro objeto trazido da Europa para o Brasil. Curiosidade: Na verdade, existe essa teoria (defendia pelo pesquisador Lenine Pinto) de que o Brasil foi descoberto onde hoje é São Miguel do Gostoso. O Monte Pascoal, na verdade é o Pico Cabugi, e o marco (na praia do Marco) foi colocado no dia 30 de abril de 1500 durante a segunda missa por aqui. O marco original está no Forte do Reis Magos em Natal e na praia está um réplica.

Farol de Touros

Ali perto de São Miguel do Gostoso fica o Farol de Touros, na Praia do Calcanhar, na curva do Brasil. O farol é aberto para visitação somente aos domingos, das 14hs as 17hs. Para chegar ao farol, você vai até o quilometro zero da BR-101. É isso mesmo, o 0km da estrada. Ali começa a estrada que cruza o Brasil de norte a sul.

Cidade de Touros

Na Praia de Touros, a faixa de areia é um pouco menor, portanto normalmente não é a preferida pelos banhistas e com muitos barcos de pesca. A cidade é um pouco maior que São Miguel do Gostoso, com relação a estrutura, com mais escolas, hospitais, comércio etc. No centro tem o escritório de informações turísticas e lá fica um pequeno museu com objetos da cultura local e objetos de Lenine Pinto.

sao-miguel-gostoso-touros

Cada região do nordeste brasileiro tem a sua renda tradicional e aqui não é diferente. As rendeiras fazem o labirinto, onde elas desfiam o tecido de algodão formando desenhos super delicados. Em Touros é possível comprar na lojinha da Associação de Idosas, que fica perto da igreja em frente ao Banco do Brasil.

Praia Perobas, essa praia é linda! No horário de maré baixa se formam as piscinas naturais nos arrecifes. Há partes da praia onde os pescadores enfileiram seus barcos. A paisagem é de pintura!

Como chegar a São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso fica a 110 km de Natal. Para chegar lá, dirija pela BR-101 por 95km, passando por Touros, continue dirigindo até o km 2 da BR-101 e entre no trevo (tem placa) na estrada RN-221. São mais 15 km até a entrada da cidade.

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *