Roteiro dos lugares do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Um roteiro legal para se fazer em Paris é conhecer os lugares onde se passa o filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain), de 2001. Esse filme foi um grande sucesso e quando a atriz Audrey Tatou ficou conhecida mundialmente.

O filme é super bacana e a história é engraçada, além do mais se passa em Paris. Muitos dos lugares que aparecem no filme podem ser visitados.

A maioria das cenas são rodadas no bairro Montmartre (18e arrondissement) e ali é possível visitar o café que ela trabalha e a quitanda do filme. A Basílica de Sacré Coeur, o ponto mais conhecido do bairro, aparece nas cenas finais. Uma curiosidade é que no começo do século XX, moraram nesse bairro muitos artistas, dentre eles Picasso e Van Gogh. Um resquício disso, pode-se ver na Place du Tertre, onde muitos artistas ainda estão por lá vendendo suas obras, como caricaturas e pequenas pinturas.

A Basílica de Sacré Coeur foi construída com mármore branco, com a planta em formato de cruz grega e internamente ela é rica em mosaicos detalhados e multicoloridos. Ela fica no alto do monte, um dos lugares mais altos da cidade. Com isso, a vista de Paris é ampla, principalmente se o dia estiver claro. Para subir até lá tem a famosa e grande escadaria, mas se você não pode subir escada, não se preocupe, tem um funicular que aceita o mesmo bilhete do metro. Durante a Segunda Guerra Mundial, 13 bombas foram jogadas de avião, mas nenhuma delas atingiu a igreja. Em uma placa dentro da igreja mostra os locais que as bombas atingiram.

Amélie Poulain compra as frutas em uma banca de esquina. Essa banca é a Au Marché de la Butte, no filme ela se chama Maison Collignon.
Endereço: 56 Rue des Trois Frères (esquina com a rue Androuet).

Au Marché de la Butte - Amelié PoulainEla trabalha em um café e esse lugar existe. Não perca a oportunidade de tomar um café, admirar o ambiente e os cartazes do filme. O lugar é decorado em estilo Art Deco e se chama Café des Le Deux Moulins. O lugar sempre tem um movimento bom, depois do filme ele ficou super conhecido.
Endereço: 15 Rue Lepic (esquina com a Rue Cauchois).

Aliás, o filme tem a ver com viagens, pois o anão de jardim (foto acima) viaja para várias partes do mundo!

Na cena em que Amélie está em uma ponte de pedestre e joga pedras na água, ali é no Canal Saint Martin. O canal fica no 10e arrondissement.

Se você já viu ou ainda não assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, vale a pena assisti-lo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *