O rio Tâmisa como você nunca viu e o Palácio de Hampton Court

Um jeito diferente de conhecer Londres é pelo rio Tâmisa. Há vários passeios de barcos disponíveis ao longo dos piers no rio.

Um tour de barco super bacana de se fazer é o que vai até o Palácio de Hampton Court, indo em direção nascente do rio Tâmisa (Thames River para os íntimos). O barco sai do pier em frente ao Parlamento Britânico (perto do Big Ben).

É recomendado fazer esses passeios quando estiver com um tempo bom e ensolarado, de preferência na primavera ou verão, pois no rio normalmente já venta bastante, e se for com um tempo mais frio, chuvoso ou cinza não é tão legal. Inclusive o barco tem área aberta, então não vá se estiver chovendo. Até o palácio, o trajeto dura três horas.

O passeio pode ser comprado ali na hora, em um dos guichês.  Você  pode ter desconto se tiver um travel card válido, o famoso oyster card. Há várias empresas que fazem passeios com diferentes preços e destinos, então é necessário prestar atenção quando comprar o bilhete.

O barco vai passando por diversas pontes e o guia vai explicando curiosidades de cada uma delas, assim como também vai mostrando as principais construções que ficam na margem do rio.

Na parte urbana, tem muita coisa para se ver: pontes, construções, parques, casas e prédios muito bacanas. Mas conforme o barco vai se distanciando dessa parte e indo em direção a nascente, o visual do rio se transforma completamente. Ele fica mais estreito (inclusive o barco passa por uma eclusa e é bacana a sensação do nível do rio), com mais árvores nas margens, mais limpo e aquela imagem de família e crianças brincando às margens do rio começam a aparecer, em meio às casas mais bonitinhas, cuidadinhas, aquela coisa mais europeia mesmo. Com jeitinho de casas de cidade do interior.

Caso você já tenha ido à Londres e não fez um passeio desses, você diria que uma dessas fotos é perto de Londres?

Ao chegar na região do Palácio de Hampton Court, você verá um bairro muito diferente dos bairro da Central London, não se parece em nada com aquela parte mais turística. Já tem muito mais essa cara de cidade pacata, com pessoas em busca de qualidade de vida. Aliás, não é nada barato uma casa por ali…

Nesse palácio morou Henrique VIII e muitos reis da dinastia Tudors e Stuarts. Para entrar no Palácio é necessário comprar ingresso e é possível visitar quartos, a cozinha, salas e o jardim. Se você se interessou pelo palácio, visite o site e veja os detalhes e a história do lugar.

Para voltar, se você estiver muito cansado, é possível voltar de trem na estação de Hampton Court, é mais barato, mais rápido e a estação fica próxima do palácio.

Hampton-Court-Palace

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *