Promenade Plantée em Paris

Promenade Plantée é um caminho verde elevado em Paris.

História do Promenade Planteé

Esse parque foi construido em um viaduto de trem desativado e tem 4,5 km de extensão, que vai da Place de la Bastille até Bois de Vincennes.

promenade plantee

Essa é uma maneira super bacana de conhecer a região, andando por esse caminho suspenso e cheio de plantas e jardins.

Ele foi projetada em 1988, utilizando os trilhos suspensos do trem que iam da Bastille até Varenne-Saint-Maur. Essa linha funcionou de 1859 a 1969, ficando abandonada por esse tempo até a construção do jardim. O viaduto foi construído no século 19 com 71 arcos, que foram restaurados em 1989. O Promenade Plantée foi inaugurado em 1994.

O caminho fica a 10 metros sobre as ruas. Há plantas que foram plantadas e algumas que nasceram espontaneamente. Há jardins com flores como rosas e lavandas.

Alguns pontos do parque

Um dos pontos interessantes é o Viaduc des Arts. São várias lojas especializadas em arte, artesanato e decoração, que ficam nos arcos, embaixo do parque. Essa parte do parque fica paralela a Avenue Daumesnil.

No final do viaduto fica o Jardin de Reuilly. Lá tem uma praça circular que fica cheio de pessoas conversando e fazendo piquenique nos dias ensolarados. Também ali tem um café com mesinhas ao ar livre.

promenade plantee plan

O Promenade Plantée foi o primeiro parque elevado no mundo. Em 2010, Nova York construiu o High Line, no bairro do Chelsea, um parque similar utilizando os trilhos elevados de trem.

Como chegar no Promenade Planteé

Esse parque elevado está localizada em Paris 12 (12 arrondissement). O parque tem acesso por quatro entradas, sendo duas no leste e duas no oeste.

Se você for dar uma olhadinha, a entrada mais fácil fica na perto da estação Bastille.

Se você quiser andar os 2km do parque, vale a pena descer  na estação Daumesnil e cruzar o parque até a estação Bastille e pegar o metro ali.

Endereço: Avenue Daumesnil – Paris 12

fotos: Paris Connect

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *