brasilparques

Projeto Tamar Ubatuba – São Paulo

Projeto Tamar Ubatuba

No Projeto Tamar Ubatuba é possível conhecer sobre 5 espécies de tartarugas que vivem no litoral brasileiro, sendo que 4 delas estão nos tanques e aquários de lá. Normalmente quando vamos a Ubatuba pensamos nas praias e esquecemos das outras atrações. O Tamar é um passeio imperdível na cidade!!

Projeto Tamar Ubatuba - Entrada

Atrações do Projeto Tamar Ubatuba

Logo na entrada ficam réplicas das 5 espécies de tartarugas que vivem no litoral brasileiro em tamanho real e com placas informativas sobre cada uma delas. Do outro lado, tem as silhuetas dessas tartarugas e seu tamanho máximo. É impressionante como as tartarugas podem ficar grandes. As crianças adoram tocar as réplicas e descobrir como as tartarugas podem ficar enormes. Também tem uma maquete de ninho mostrando o nascimento de filhotes.

Projeto Tamar Ubatuba - Réplicas das tartarugas

São cinco tanques com as tartarugas marinhas e mais cinco ambientes com tartarugas terrestres e de água doce. O destaque é o aquário com visor (uma janela de vidro), onde o visitante pode observar as tartarugas dentro da água. Ficamos horas ali. As tartarugas passam pertinho do vidro. É emocionante!

Diversão para as crianças

Todos os dias entre as 16h e 17h, as tartarugas são alimentadas e crianças de 2 a 10 anos podem participar com a supervisão dos monitores. Quando fomos, chegamos as 15h e as crianças conseguiram participar. Eles recebem informações e colocam uma luva para segurar os peixes. Todos amaram!

Há diversos espaços temáticos: museu com peças biológicas (esqueletos, cascos e ossos) de animais, uma sala com objetos achados no mar (inclusive lixo) para conscientizar a nossa interferência com o meio ambiente e uma sala com exposição temporárias de fotografias. Há um ambiente com um barco pequeno real onde podemos subir na proa e maquetes que explicam sobre a pesca na região, além de espaços temáticos e painéis educativos explicativos. Também tem o Museu Caiçara, que é um espaço que busca resgatar e valorizar a cultura caiçara.

Conta com um parquinho de madeira para as crianças brincarem, lanchonete, lojinha e uma área com palco e concha acústica para eventos.

Essa base do Tamar foi inaugurada em 1991 e tem o objetivo de proteger as tartarugas marinhas (espécies ainda ameaçadas de extinção) desenvolvendo ações de pesquisa científica, educação ambiental e programas sociais. Com o apoio voluntário de pescadores, mais de 11 mil tartarugas marinhas presas nas redes de pescas foram salvas e marcadas (informação retirada do site).

 

Há 8 centro de visitantes espalhados pelo Brasil, são eles: Praia do Forte – Bahia, Arembepe – Bahia, Fernando de Noronha – Pernambuco, Oceanário de Aracaju – Sergipe, Regência – Espírito Santo, Vitória – Espírito Santo, Ubatuba – São Paulo e Florianópolis – Santa Catarina.

 

Informações do Projeto Tamar Ubatuba

Endereço: Rua Antônio Athanásio, 273 – Itaguá – Ubatuba.
Horário: Domingo à quinta-feira das 10h às 18h. Sextas-feiras, sábados, feriados e férias escolares das 10h às 20h. Durante o período letivo, fecha às quartas-feiras para manutenção.
Ingresso (2017): Preço R$ 18,00 / meia entrada: R$ 9,00 (estudantes com carteira, crianças menores de 12 anos). Gratuito: adultos acima de 60 anos, crianças até 1,20 metro, portadores de necessidades especiais e moradores de Ubatuba com cadastro.

 

8 comments
  1. NiKi Verdot (1001 Dicas de Viagem)

    Own eu amo tartarugas!!! Concordo com você, acho que todo mundo que passa em Ubatuba deveria ir pelo menos uma vez na vida conhecer o TAMAR. Um projeto muito bacana e que ainda dá a possibilidade de vermos esses animais tão lindos assim pertinho. E o interessante é que as bases do TAMAR são completamente diferentes uma das outras, então dá pra visitar todas possíveis (à loka que nem é fã né? rsss) =)

    1. lais

      Também somos criteriosos com atrações com animais, mas o Tamar faz um trabalho de resgate, recuperação e posterior soltura dos animais. Isso é mto bacana!!

    1. lais

      Há 8 centros de visitantes pelo Brasil, Ubatuba, Praia do Forte e Aracaju são alguns deles. Cada um tem sua particularidades. 😉

  2. Carolina Belo

    Oi Lais! Eu adoro visitar o Projeto Tamar. Já fui no de Floripa e no de Aracaju. Não sabia desse de Ubatuba. Mais um motivo para visitar essa cidade!
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca