10 parques para conhecer em Londres

Nesta lista apresentamos os principais parques para visitar em Londres, você vai conhecer os mais famosos, e caso queira, alguns para dar uma fugida dos turistas.

Londres é bastante conhecida pelos seus grandes, bonitos e bem cuidados parques. Achamos que conhecer as áreas verdes da cidade onde você está visitando é bacana, para descansar um pouco depois de longa caminhada e para ver como as pessoas vivem por lá.

Uma curiosidade é que, segundo a ONU, Londres pode ser considerada uma floresta! Isso mesmo, a cidade possui 8.4 milhões de árvores, quase uma para cada habitante.

Principais parques em Londres

1. Hyde Park

Está entre os mais famosos e populares parques de Londres, muito se deve à sua localização central e com fácil acesso por diversas estações do metrô e ônibus. Ele é tão grande que tem várias entradas, a principal é em Mable Arch e outras entradas espalhadas em algumas ruas dos bairros Notting Hill, South Kensington e Mayfair

Ele é um parque bem cheio, principalmente aos fins de semana, mas por ser muito grande, dificilmente você vai ter a sensação de estar lotado. Normalmente, tem muita gente praticando esportes, andando de patins, bicicleta e skate. O lago tem barquinhos para alugar, tem espreguiçadeiras na grama (você paga por hora o aluguel das mesmas) e é possível andar a cavalo.

O Hyde Park tem muita coisa interessante além do parque em si, como a Serpentine Gallery, galeria de arte com exposições bem bacanas. Tem o monumento Albert Memorial com uma estátua enorme do rei Albert e a Diana Memorial Fountain, que é uma fonte de água corrente, que é um bom lugar para descansar, mas cá entre nós, acho que ela merecia algo um pouquinho melhor.

Se você acessar o parque pela entrada próxima ao Marble Arch e ver uma galera discursando e discutindo, não se assuste, é o Speakers’ Corner, um espaço aberto para debate de ideias e para fazer discursos, acontece ali mais ou menos naquele local desde 1866.

Durante o inverno tem o Winter Wonderland, programa bem tranquilo, indicado para famílias e amigos também.

Winter Wonderland - Hyde ParkTem muitos cantinhos, memoriais, estátuas, jardins bem bonitos neste parque, vale a pena dar uma explorada.

Estações de metrô mais próximas: Lancaster Gate (Central Line), Marble Arch (Central Line), Hyde Park Corner (Piccadilly Line) e Knightsbridge (Picadilly Line)

 

2. St James’s Park

Este parque também é bem localizado, em uma área central da cidade, ele é mais tranquilo do que o seu vizinho Green Park e tem vista para o Buckingham Palace.

Você pode relaxar e ficar em algumas cadeiras, vendo os pelicanos no lago. Eles são alimentados todos os dias as 14h30 as 15h. Esse parque é bem antigo, ele existe desde o século 17.

O St James’s Park também tem muitos monumentos, fontes e estátuas para conhecer.

Estações de metrô mais próximas: Green Park (Piccadilly, Victoria e Jubilee Line) e St. James’s Park (District e Circle Line).

 

3. Regent’s Park

O Regent’s Park é a maior área de grama para esportes no centro de Londres e tem várias atividades ao ar livre como quadras de esporte, parquinhos para crianças, teatro ao ar livre no verão, o zoológico London Zoo (é pago), cafés e restaurantes.

Henrique VIII (aquele rei que se separou da rainha para casar com Ana Bolena e fundou a Igreja Anglicana) se apropriou do parque como lugar para caçar. Hoje o rei não reconheceria o lugar, com jardins e quadras lotados de gente.

Regent’s Park (incluindo Primrose Hill, o lugar aberto mais alto de Londres) tem 197 hectares e é um parque real. Aliás, o Primrose Hill é um lugar que vale a pena ir, para ter uma linda vista panorâmica da cidade.

Dentro do parque fica o jardim Queen Mary’s Gardens, que tem mais de 12.000 rosas de 400 tipos. Esse jardim tem caminhos ladeados com árvores, fontes e outras flores também, dependendo da época do ano.

Estação de metrô mais próximas: Regent’s Park (Bakerloo line), Great Portland Street (Circle, Hammersmith & District e Metropolitan line). Caso queira visitar o Primrose hill, pode ir via Camden town (Northern line)

 

4. Holland Park

Esse parque é muito bonito e agradável, fica em uma área bem nobre de Londres, no bairro de Kensington e Chelsea. Muito frequentado por quem mora na região, ali os piqueniques são mais requintados. Ele é um parque mais tranquilo que os anteriores, tem jardins lindos como o jardim japonês Kyoto Gardens, lá também é possível ver alguns pavões soltos pelo parque.Parques em Londres - Holland parkÀs vezes rolam alguns eventos musicais como o Opera Holland Park em um teatro a céu aberto (Holland Park Theatre), vale a pena pesquisar com antecedência.

Endereço do Holland Park: Ilchester Place W8 6LU / estações de metrô mais próximas: Kensington High Street (Circle and District Lines) e Notting Hill Gate (Central, Circle and District Lines).

 

5. Battersea Park

Perto do rio Tâmisa, na zona oeste, tem o Battersea Park. Ele tem trilhas para caminhar ao lado do rio, fontes, um lago e um café na margem desse lago.

Bem perto dele tem a antiga usina que está desativada, a Battersea Power station, que foi capa do disco Animals do Pink Floyd.

Endereço do Battersea Park: Battersea Park, SW11 4NJ.

 

6. Greenwich Park

O Greenwich Park é uns dos mais antigos em Londres, ele fica no lado leste da cidade, é um pouquinho mais afastado que os anteriores, mas como tem bastante coisa para se fazer pelo bairro, vale a pena tirar um dia, ou pelo menos meio período, para conhecer a região.

Ele está situado no topo de um monte e é uma área verde bem cuidada, com muitas árvores, esquilos, gramado, trilhas e quadras de tênis. Em dias ensolarados, as pessoas fazem piqueniques.

O observatório fica na parte alta do parque e ao lado tem um mirante com a vista ampla, dá para ver o Museu Marítimo, o rio Tâmisa, até a St Paul’s Cathedral. Aliás, dentro do Greenwich Park está o Royal Observatory, que é um museu, planetário e onde passa o meridiano de Greenwich, também o Greenwich Maritime World Heritage Site que abriga The National Maritime Museum e o Old Royal Naval College.

Nos Jogos Olímpicos de Londres, os eventos com cavalos foram realizados ali.

Endereço do Greenwich Park: A estação do DLR do centrinho de Greenwich é a Cutty Sark station.

 

Parques em Londres para dar uma fugida dos turistas

7. London Fields

No leste londrino tem o London Fields Park. O parque não é muito grande, mas tem bastante espaço com árvores e um gramado bom para fazer piquenique, com direito a bandeirinhas e tudo mais. Vale a pena ir aos sábados, pois bem pertinho do parque tem o Broadway Market, que funciona nesse dia e acaba atraindo mais pessoas.

Parques em Londres - London fieldsConserva uma certa autenticidade do East London, menos baladeiro e com mais pessoas locais.

Endereço do London Fields: London Fields Westside – E8 3EU / estação de overground: Hackney Central.

 

8. Victoria Park

Este parque é enorme, com muita natureza e belos lagos. Também tem espaço para a prática de esportes e playground para as crianças.

No Victoria Park rola alguns festivais de música durante todo o ano.

Parques em Londres - Victoria parkÉ legal se programar para ir em um dia de manhã e fazer um brunch no Pavilion Café, que fica lá dentro.

Endereço do Victoria Park: Grove Road – Bow – Londres E3 5TB / estação mais próxima: Mile End (Central Line)

 

9. Springfield Park

Também no leste de Londres, fica o Springfield Park, que é uma ótima opção para fugir dos turistas. Ele tem um lago e área verde bem grande, inclusive ele é uma reserva ambiental.

O parque tem caminhos de mata bem selvagem, partes que beiram o canal e outros pelo mato. Lá ter ótimas vistas, no lugar mais alto do parque é possível ver boa parte da cidade (em dias claros). Conta com quadras, campo de cricket e um café para dar uma relaxada por lá também.

Endereço do Springfield Park: Springfield Mansion -E5 9EF

 

10. Clissold Park

É um parque bem tranquilo que fica em Stoke Newington/ Hackney, normalmente tem muito menos turistas se comparado com os parques mais centrais de Londres.

Durante o verão tem um espaço (cúpula) com borboletas, piscina para crianças e diversas outras opções.

Recentemente passou por uma reforma, que incluiu novas áreas para as crianças brincarem, áreas para cachorros, quadras multi uso, revitalização do lago, entre outras melhorias.

Lá também tem uma área reservada e cercada para animais como veados e bodes.

O Clissold House abriga um café e salas para encontros e eventos.

Endereço do Clissold Park: entrada-saída Church Street/ Green Lanes N16 9HJ.

 

Lista dos sites oficiais dos parques em Londres:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *