Opções de hospedagem em viagens

Onde se hospedar quando vamos viajar? Quando viajamos, sempre surge essa dúvida de onde iremos ficar em cada cidade e qual é o melhor tipo de hospedagem naquele lugar. Há várias maneiras para se hospedar e cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.

Hotel e pousada

O mais comum é ficar em hotéis. Nele, você conta com a privacidade do seu quarto. Quando o hotel pertence a uma rede de hotéis, você encontrará o mesmo padrão de qualidade e limpeza em qualquer lugar, o que é bom, mas ao mesmo tempo o atendimento também é padrão. Já em hotéis familiares ou pousadas, você pode encontrar um contato mais caloroso e café da manhã mais caseiro, porém você não tem certeza de como é o lugar de fato.

Hostel

Quando se fala em hostel, logo se pensa em uma hospedagem para mochileiros e jovens, que são maioria, mas há pessoas de todas as idades. Em hostels, os hóspedes normalmente estão abertos a conversa e a troca de experiências, sempre se faz amizades e, às vezes, o próprio lugar organiza baladas com a galera. Nesses lugares, normalmente há cozinha coletiva em que você pode fazer suas refeições e não precisa comer sempre em restaurantes ou lanche. Em hostels existem as opções de quartos coletivos e privados, banheiros dentro do quarto e coletivos.

Couchsurfing

O Couchsurfing tem o lema de “Viaje como local, fique na casa das pessoas e experimente o mundo de forma que o dinheiro não pode comprar”. É uma comunidade global de viajantes, onde as pessoas se cadastram para achar lugares para ficar ou para hospedar pessoas em sua casa, não tem cobrança de diária. A comunidade também organiza eventos em bares e cafés para as pessoas se encontrarem e trocarem experiências.

Home swapping

Home swapping (troca de casas) é uma comunidade onde as pessoas trocam suas casas por um período.

Nightswapping

O Nightswapping  é uma mistura do Home swapping e o Couchsurfing. Nessa comunidade as pessoas se cadastram, procuram lugares para ficar e pessoas para hospedar. Há três possibilidades: trocar a sua casa com um viajante (intercâmbio recíproco), o viajante ficar em sua casa junto com você em um quarto de hóspedes e o viajante vai para a casa de um outro membro enquanto este está ausente (intercâmbio não recíproco). A regra funciona assim: quando você hospeda os viajantes em sua casa, você ganha ‘noites’ e essas ‘noites’ você utiliza para ficar na casa de outras pessoas. Se você não tiver ‘noites’ suficiente para a quantidade de dias desejados, é possível comprar mais algumas ‘noites’.

Airbnb

Airbnb é uma comunidade onde moradores de vários lugares do mundo alugam quartos para viajantes, pagando diárias. No site há vários anúncios, com fotos, preços e localização. O contato com o morador, a reserva e o pagamento é feita via site. A vantagem é você tem contato com os moradores locais.

van_Gogh_quartoQuarto em Arles – Vincent van Gogh

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *