Achamos que além de conhecer os pontos turísticos de uma cidade e toda sua parte histórica, vale a pena sentir o que está rolando na cidade atualmente. E no caso de Londres, vale a pena tirar pelo menos um dia para conhecer o Leste da cidade, o famoso East London. Mesmo que seja perder um programa em algum lugar turístico tradicional, alguém aí falou em ir ver a troca da guarda no palácio de Buckingham? No, thanks mate… see you in East London!!!

Lá é possível, comer, beber, ver arte em galerias e na rua, ouvir música, comprar além de ímãs de geladeira, visitar museus, ver estilos inusitados e tudo mais que você puder imaginar. Quer mais o que?

Atualmente, o East London é o lugar mais descolado de Londres. Lá as pessoas estão misturadas, cada uma com seu estilo próprio e com lugares para todos os gostos. A região é super vibrante!

Há muito street art espalhado pelas ruas e cada canto se torna uma nova descoberta.

Muitos dos lugares se mantém como antigamente por fora, mas entrando, muito estilo foi incorporado.

Uma mistura de influências (operários, judeus, muçulmanos, Bangladesh, Índia e etc.) fizeram do leste de Londres uma das áreas mais diferentes e fora do comum da cidade. Nesses últimos anos, vieram artistas de diversas áreas em busca de espaços grandes e alugueis baratos. O resultado disso é uma área com bares descolados ao lado de restaurantes tradicionais indianos, lojas de estilistas modernos ao lado de lojas que vendem sáris e etc.

Conheça este 12 lugares imperdíveis no East London:

1 – Brick lane

É como se fosse a espinha dorsal do East London, aos fins de semana a rua fica lotada, acontecem feiras vendendo roupas de brechós, acessórios vintage, discos vinis entre outros. Além disso, tem muitos pubs com espaço na rua e comidas diversas.

Na Brick Lane você pode almoçar e jantar em restaurantes indianos (tem muitos deles).

Saiba mais no nosso post de Brick Lane em Londres.

 

2 – Rough Trade East

brick lane rough trade

A Rough Trade é uma loja que tem CDs, discos vinis, livros e artigos relacionados a música, também tem um café logo na entrada e no fim de semana tem shows (alguns gratuitos e outros pagos no palco no fundo da loja, vide a programação no site).

Saiba mais no nosso post de Brick Lane em Londres.

Endereço da Rough Trade: Old Truman Brewery, 91 Brick Lane, London, E1 6QL.

 

3 – Bagel shops

Essas duas padarias especializadas em bagel ou beigel, ficam quase uma ao lado da outra, são elas: Beigel Bake e Beigel Shop. As duas funcionam são 24h e sempre estão lotadas.

Não deixe de ir nelas, seja antes ou depois do pub, vale a pena comer essas delícias!

Veja mais no nosso post sobre as padarias de Beigel na Brick Lane.

Endereço da Beigel Bake: 159 Brick Lane, London E1 6SB.

E da Beigel Shop: 155 Brick Lane, London E1 6SB.

 

4 – Old Truman brewery market

Vá no fim de semana, pois há lojinhas e barracas de comida de diversos países dentro do galpão.

 

5 – Shoreditch

Perto da estação de overground Shoreditch High Street ficam muitos bares bacanas.

Os pubs normalmente fecham às 23h, mas ali os bares e clubs vão até a madrugada. Veja a lista de indicação do Time Out. Uma dica nossa é o bar temático Bar Kick, com mesas de pebolim, veja mais aqui em nosso post.

Também por ali, durante o dia há muitas lojas com produtos diferentes e galerias de arte.

 

6 – Old Spitalfields Market

old spitalfields market

Outro mercado bacana é o Old Spitalfields Market, nele você encontra  antiguidades, roupas, moda, música, discos vinis entre outras exclusividades, vale a pena uma visita!

Ele funciona todos os dias, sendo que cada dia da semana tem uma especialidade nas lojinhas, no website de lá você pode conferir o que tem em cada dia. Sendo que os mais agitados são as quintas, sextas, sábados e domingos.

Também é possível encontrar bons restaurantes e lojas permanentes relacionadas a design, decoração, acessórios e afins.

Veja mais em nosso post.

Endereço do Old Spitalfields Market: 16 Horner Square, Spitalfields, London E1 6EW.

 

7 – Broadway market + London Fields

O mercado a céu aberto funciona aos sábados.

Se encontra de tudo nas barracas: frutas e legumes, flores lindas, hamburgers, cafés, bolos, pães, roupas, especialidades escocesas etc, funciona aos sábados. Dê preferência para ir em dias ensolarados.

Na sequencia, vale a pena ir ao parque London Fields, o pessoal faz piqueniques nos dias de sol, é um lugar tranquilo para curtir e dar uma olhada nos looks da galera.

Veja mais em nosso post.

Endereço do Broadway Market: Broadway Market, London E8 4QJ

O London Fields fica logo ao final da rua do Broadway Market.

 

8 – Columbia Road market

O tradicional Columbia Road Flower Market é um charmoso mercado de flores na rua. Ele funciona aos domingos, e a Columbia Road fica bem mais bonita e colorida!

Na Columbia Road também tem muitas lojinhas com roupas vintage, moda, acessórios para casa, pequenas galerias de arte e claro que alguns cafés e comidinhas.

Essa parte de lojas alternativas surpreende, pois normalmente vamos só para ver um mercado de flores, e acabamos descobrindo muitas mais para se ver, o passeio fica melhor ainda!

Confira mais aqui.

Endereço do Columbia Road Flower Market: Columbia Rd, London E2 7RG.

 

9 – Street art e galerias de arte

O East London é o lugar para se ver street art, está por toda parte, nas paredes, prédios, pontos de ônibus, portas.

Há obras de artistas de vários lugares do mundo, inclusive os brasileiros deixam suas marcas. Às vezes é possível ver obras do Banksy.

Há galerias espalhadas por toda a área. A Vyner street é uma rua estreita e com uma galeria ao lado da outra. Se você gosta de arte, vale a pena dar uma volta lá. Inclusive toda primeira quinta-feira do mês as galerias ficam abertas até mais tarde e ocorrem muitas aberturas de exposições. Veja mais no post sobre a First Thursdays.

 

– Mais galerias de arte e museus na região

10 – Whitechapel Gallery

A Whitechapel Gallery é umas das galerias particulares mais antigas e mais famosas de Londres. Fica em no East London literalmente ao lado da estação de metro Aldgate East.

Tem palestras, filmes, performances ao vivo (confira a programação no site).

Saiba mais em nosso post.

Endereço da Whitechapel Gallery: 77-82 Whitechapel High St, London E1 7QX.

 

11 – Geffrye Museum of the Home

Este é o museu da casa, ele mostra as mudanças no estilo do interior das casas inglesas a partir do ano de 1600.

Lá é possível ver como as casas foram se adaptando às necessidades e realidades de cada época, a sua relação com a história, os materiais que eram feitos os utensílios domésticos e também a decoração interior.

Veja mais sobre o Geffrye Museum em nosso post.

Endereço do Geffrye Museum: 136 Kingsland Rd, London E2 8EA.

 

12 – Childhood Museum

O museu da criança em Londres é legal para visitar com as crianças (e crianças adultas). É o V&A Museum of Childhood. Nele está exposta a coleção nacional de objetos infantis, a partir de 1600 até os dias atuais e de diversas partes do mundo. Entre as vitrines dos brinquedos, tem alguns para serem experimentados, além de espaços interativos para os pequenos.

Nesse museu é possível conhecer como as crianças eram nas diferentes épocas, como se vestiam e brincavam.

Mais detalhes aqui em nosso post.

Endereço do Childhood Museum: Cambridge Heath Road – London /  E2 9PA.