inglaterralondresmuseus/exposiçõesmúsica

Handel & Hendrix em Londres

Handel & Hendrix - Museum

Somos fãs de rock e gostamos de visitar lugares relacionados a música. Em Londres, fomos até ao apartamento que o Jimi Hendrix morou e descobrimos o Handel & Hendrix in London. Dois gênios da música que moraram lado a lado, separados por um mero detalhe, a diferença de 200 anos! Pode ter sido coincidência, mas acabou virando mais um museu para visitar em Londres.

Foto: Google Maps

Nas fachadas dos prédios tem duas placas azuis, que marcam onde esses dois músicos viveram, separados por 200 anos. Handel morou no número 25 e o apartamento do Hendrix fica no número 23, ambos na Brook Street. As duas casas podem ser visitadas.

Handel House está aberta desde novembro de 2001 e o apartamento do Hendrix era usado como escritório administrativo desse museu. O prédio, as salas e quartos foram restaurados no estilo georgiano da época.

Antes de abrir o quarto do Hendrix muitos músicos pediam para visitar o lugar. Em fevereiro de 2016, depois de um grande patrocínio, o quarto do Hendrix foi restaurado e redecorado como ele era em 1968-69.

É muito bacana entrar nas salas e ser transportado para a época de seus moradores. Há apresentações de música clássica em vários dias e horário (veja a programação). Nós tivemos a sorte de ter uma apresentação durante a nossa visita.

Apresentação no Handel Hendrix museum

Handel

O músico clássico George Frideric Handel nasceu na Alemanha e se mudou para Londres em 1723, para a casa da rua Brook Street número 25, para tocar na corte inglesa.

Brook Street foi escolhido, pois ficava perto do St James’s Palace e do King’s Theatre, lugares onde ele tocava. Em 1742, Handel pagava 50 libras por ano de aluguel.

Ele foi o primeiro morador dessa casa, a qual fazia parte do conjunto de 4 prédios, construídos lado a lado. Ele morou lá até a sua morte em 1759.

A casa se dividia em: porão com a cozinha, primeiro andar ficava o hall de entrada, sala dos instrumentos e sala de jantar. No segundo andar ficava os quartos, no quarto da frente ficava a cama e os armários de roupa no de trás. Handel viveu por quase 40 anos, compôs a música The Messiah e morreu em seu quarto no primeiro andar em 1759.

Handel colecionava pinturas e quando morreu, ele tinha mais de 80 quadros, desenhos e gravuras. E muitos deles estão expostos no museu.

Em 1866, a Royal Society of Arts marcou 16 casas que foram habitadas por pessoas famosas e a casa do Handel foi uma delas. Uma placa azul foi colocada na fachada nessa data.

Hendrix

O apartamento foi ocupado por Hendrix de julho de 1968 a março de 1969. Na sala principal do apto era onde ele vivia, recebia os amigos, escrevia e tocava música, dava entrevista etc. Essa sala foi remontada como era antigamente.

casa jimi hendrix

Muitos diziam que o Jimi não sabia da coincidência com o Handel quando se mudou para lá, mas ele ficou fascinado com a coincidência e quis aprender sobre o músico. Hendrix comprou alguns álbuns com as músicas do Handel. Alguns críticos dizem que há certa influência em alguns riffs de guitarra do Hendrix.

Hendrix viveu nesse apartamento com sua namorada inglesa Kathy Etchingham por dois anos, antes da sua morte em um hotel em Notting Hill em 1970, com 27 anos. Eles pagavam 30 libras por semana de aluguel nesse apartamento.

Biografias dos músicos:

George Frideric Handel
Nasceu na Alemanha em 23 de fevereiro de 1685 / morreu em Londres em 14 de Abril de 1759.

Jimi Hendrix
Nasceu nos Estados Unidos em 27 de novembro de 1942 / morreu em Londres em 18 de setembro de 1970.

Informações do Museu Handel & Hendrix:

Endereço: 25 Brook Street, Londres.
Estações de metrô mais próximas: Bond Street (Jubilee e Central lines) e Oxford Circus (Victoria, Central e Bakerloo lines).
Horários: aberto de segunda-feira a sábado, das 11h às 18h (última entrada às 17h).
Ingresso (2017): £10 libras – adultos e £5 libras – crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca