Museu Rodin, Museu de L’Orangerie e Museu Picasso em Paris

Já foi à Paris? Já visitou o Museu do Louvre? O Museu D’Orsay? Acha que não tem mais museus para ir? Paris tem uma infinidade de atrações, inclusive muitos museus interessantes, mas que não são tão famosos. Conheça os Museu Rodin, Museu de L’Orangerie e Museu Picasso.

Musée Rodin

Auguste Rodin morava na Villa dês Brillants em Meudon e seu atelier era no Hôtel Biron em Paris. As duas mansões se tornaram museus.

Rodin doou sua coleção de esculturas ao Estado Francês, desde que o espaço virasse um museu para sua obra. Assim, o Musée Rodin foi aberto ao público em 1919, no Hôtel Biron.

O Museu Rodin possui mais de 6.000 trabalhos finalizados e em diversas etapas do processo, há grandes preciosidades como O Beijo. Há uma sala dedicada a Camille Claudel, grande escultura de sua época e que foi amante de Rodin.

Além do museu, há um jardim maravilhoso, super bem cuidado e com as plantas impecáveis. Reserve algum tempo para andar e aproveitar o local. Algumas esculturas ficam expostas ali, sendo as mais famosas O Pensador e Portões do Inferno.

Endereço: 79, Rue de Varenne (estação de metro: Varenne)

Abre diariamente das 10h às 17h45, exceto as segundas-feiras

As quartas-feiras fica aberto até às 20h45

 

Musée de L’Orangerie

A grande atração desse museu são les Nynphéas (as Ninfeias – plantas aquáticas) do Claude Monet.  São oito painéis enormes que ocupam as salas ovais. Após a Primeira Guerra Mundial, Monet fez essas obras com o objetivo de proporcionar uma contemplação pacíficas e que fosse uma poesia para o olhar.  As Ninfeias enchem as salas de beleza e encantamento… são obras-primas do artista.

O prédio do museu foi construído originalmente para abrigar as laranjeiras no inverno (uma estufa) e ele fica dentro do Jardin dês Tuileries, no Palais de Tuileries. O lugar é muito bonito!

No andar de baixo fica a coleção Walter-Guillaume, com obras impressionistas e pós-impressionistas, de artistas como Cezanne, Matisse, Modigilian, Picasso, Renoir, entre outros. O casal Paul Guillaume e Domenica eram amigos dos artistas (no início do século 20) e patrocinavam suas obras. Com isso, formaram uma grande coleção, que foi doada ao Estado Francês em 1960.

Musée de L’Orangerie-ninfeiasEndereço: Jardin Tuileries (estação de metro: Concorde)

Abre diariamente das 9h às 17h45, exceto as terças-feiras

 

Musée Picasso

O Museu Picasso foi fundado em 1985, no Hôtel Salé. O prédio fica no Marais e foi construído em 1665.

Lá está a maior coleção do Picasso, com mais de 5.000 obras, sendo pinturas de várias fases do artista (fase azul, fase rosa, cubismo etc), esculturas, gravuras, desenhos e manuscritos que foram doados pela família.

Musée_PicassoEndereço: 5 Rue de Thorigny (estação de metro: 1 Saint-Paul)

 

Tags:
2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *