Mauerpark e Berlin Wall Memorial Museum – Alemanha

Andando em Berlim, a todo momento você vê resquícios do muro, da cidade dividida e ao mesmo tempo se vê street art ao redor, pessoas de vários estilos e muita gente de bicicletas. Estar lá é estar em uma cidade especial, com características únicas. Não deixe de visitar o Mauerpark, lugar imperdível onde você vivencia tudo isso ao mesmo tempo.

Mauerpark

O Mauerpark é o parque do muro (tradução literal). Depois que o muro caiu em 1989, na área entre os dois muros foi criado esse parque linear.

Ainda existe um trecho de cerca de 300 metros do muro preservado e ele é uma área livre criativa, onde as pessoas fazem grafites e deixam suas marcas.

Durante a semana ele fica relativamente tranquilo e no final de semana fica mais cheio, principalmente no domingo.

No domingo é super agitado, tem muitas pessoas passeando (locais e turistas), as famílias circulando e fazendo piquenique, bandas e artistas se apresentam ao ar livre e tem uma feirinha de roupas, objetos de segunda mão, além de comidas e bebidas. Rola muita coisa bacana lá!

Na primavera, no verão e no outono, há apresentações do já famoso karaokê, a partir das 15h. As pessoas ficam sentadas no pequeno anfiteatro de arquibancadas de cimento, esperando os corajosos cantores se apresentarem. Rende boas risadas!

Endereço do Mauerpark: Eberswalder Strasse/Schwedter Strasse – Prenzlauer Berg.

Metro: U-Bahn: Linha U8, estação Bernauer Str.; Linha U2, estação Eberswalder Strasse
Ônibus: Linhas 247, parada Wolliner Str.
Tram (Bonde): Linha M10, parada Wolliner Strasse ou parada Friedrich-Ludwig-Jahn-Sportpark

 

Berlin Wall Memorial Museum

Perto do Mauerpark (a poucos pontos de tram ou ônibus) fica o Berlin Wall Memorial Museum. Aproveite que você está na área e visite esse lugar tão especial.

berlin wall memorial museum

O Berlin Wall Memorial Museum é um museu a céu aberto que ainda preserva parte do muro, com fotos e áudios explicativos. Esse memorial fica na rua Bernauer Strasse, e é possível ver através das fotos o antes e o depois da construção do muro. Antes com a igreja, o cemitério e as casas, e depois com a destruição da igreja, parte do cemitério e demolição de casas. As janelas que ficavam em frente ao muro foram fechadas com tijolos, para que os moradores não olhassem o outro lado (lado ocidental), mas antes disso algumas pessoas conseguiram fugir.

Ali pode-se ver como o muro alterou a vida das pessoas.

Parte do muro e do terreno ainda é preservado e uma continuação é feita com barras de metal, representado com a mesma altura e na mesma posição do muro.

Dali pegue o metrô – estação S-Bahnhof Nordbahnhof, descendo as escadas parece que você foi transportado para o passado. A bilheteria, as placas e a plataforma são antigas. O mapa do metrô parou no tempo. Muito interessante!

Endereço do Berlin Wall Memorial Museum: Bernauer Strasse 119.
Metro: S1, S2, S25: S-Bahnhof Nordbahnhof.

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *