Liverpool além dos Beatles

Liverpool é sinômimo de Beatles, mas existe uma Liverpool além dos Fab4.

Não podemos negar que a Liverpool respira Beatles, mas se você ficar na cidade, há muito mais para visitar.

Muitos museus e atrações estão no Albert Dock, inclusive o “The Beatles Story”. Essa parte do porto foi reformada e transformada em polo cultural. Vale a pena passear por ali! As docas ficam de frente ao rio e a vista é bonita. Uma dica: ali venta muito, então leve um gorro e vá agasalhado.

liverpool-albert-dock

Tate Liverpool e Museum of Liverpool

Ali também tem o Tate Liverpool (do mesmo grupo do Tate Modern e o Tate Britain, que ficam em Londres). Ele é de graça e somente as exposições temporárias são pagas. Há muitas obras importantes, inclusive uma réplica do “Fountain” do Marcel Duchamp (realmente é imperdível ve-lo ao vivo, já que ele está em todos os livros de história da arte). No térreo tem uma lojinha super bacana e tentadora e um café com vista para as docas.

O Museum of Liverpool fica em um prédio moderno na beira do rio. Ele em si é super bonito e também é gratuito. Esse museu conta a história da cidade, desde sua fundação até os dias de hoje.  Tem em exposição um trem a vapor, vagões de trem, carros antigos, carroças entre outros.

Claro que também tem Beatles e metade de um andar é dedicado a eles. Lá tem objetos, discos, roupas e objetos feitos por fãs. A cada hora há uma projeção de 15 minutos, são pedaços de show, depoimentos e antigas filmagens dos Fab Four.

Também tem uma parte dedicada aos dois times de futebol, o Liverpool (vermelho) e o Everton (azul) e mostra a paixão dos torcedores. Há uma projeção a cada 15 minutos, bem legal!

Albert Dock

Há muitos hotéis nessa região do Albert Dock e vale a pena ficar por ali, pois você ficará perto dos museus, do centro da cidade e dos restaurantes. A estação de trem também não é muito longe, é possível ir a pé.

O centro da cidade é cheio de ruas para pedestres e com lojas, restaurantes e pubs, inclusive tem um Jamie’s Italian, restaurante do famoso Chef Jamie Oliver. O “The Cavern Quarter” e o Carvern Club também ficam por ali.

liverpool-jamies-italian

Catedral de Liverpool

Na cidade fica a maior catedral anglicana do Reino Unido. Ela começou a ser construída em 1904 e resistiu as duas Grande Guerras. O tamanho dela é realmente impressionante e os vitrais são bonitos. Ela fica na parte alta da cidade e o bairro é residencial. (Endereço: St James’ Mount)

Ali perto fica o bairro chinês. Ele não é grande (o bairro da Liberdade em São Paulo é muito maior), mas o portal em madeira é muito bonito! Vale a pena tirar uma foto.

liverpool-china-town

Mais um detalhe, prepare-se para um inglês com sotaque bem forte, diferente do inglês londrino. Para se preparar, assista a essa entrevista dos Beatles a partir dos 35 segundos:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *