“Light from the Middle East” no Victoria and Albert Museum

Light from the Middle East

Vale a pena conferir a exposição de fotosLight from the Middle East“, ela está no Victoria and Albert Museum em Londres.

São fotos de 30 artistas de 13 países diferentes, e o interessante  é que, além de ser uma exposição de fotos muito boas, os artistas questionam o poder de persuasão das fotos.

A exposição está dividida em 3 partes:

A Recording tem trabalhos com o objetivo de mostrar que a fotografia pode ser feita por motivos comemorativos, ou para documentar um momento histórico. E questiona exatamente o “quão confiável é uma fotografia” pois dependendo do contexto que ela é colocada pode mudar o significado, e enganar ou desorientar o espectador.

Na Reframing os artistas imitam imagens do passado, colocando-as em uma situação do presente. Eles fazem releituras com novos objetivos, combinando passado e presente, mundo ocidental e oriental, fatos e ficções.

E em Resisting os artistas questionam a veracidade das fotos, pois elas são manipuladas digitalmente e também nos próprios negativos, riscando-os ou queimando-os. Essa manipulação demonstra a fragilidade da fotografia, pois mostra que a manipulação pode ser tanto pelo artista ou até por censores. Além de poder ser usada como forma de propaganda política.

A exposição “Light from the Middle East” fica de 13 de novembro de 2012 até 7 de abril de 2013 e é gratuita.

light from the middle east

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *