Ilha dos Museus em Berlim

Altes Museum - Berlim

A Ilha dos Museus em Berlim é conhecida por abrigar 5 museus super importantes para a cidade e eles foram construídos entre 1830 e 1930. Suas coleções abrangem o desenvolvimento humano da pré-história até o século 19. O lugar tem esse nome porque eles ficam em uma ilha do rio Spree, no centro da cidade.

Esse post faz parte da blogagem coletiva da #MuseumWeek 2017 de blogueiros da RBBV.

Ilha dos Museus em Berlim – Museumsinsel

Os 5 museus são: Pergamonmuseum (Museu Pergamon), Altes Museum (Museu Antigo), Neues Museum (Museu Novo), Bode-museum (Museu Bode) e Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional).
Desde 1999, esses museus pertencem ao patrimônio mundial da UNESCO.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as coleções foram separadas e alguns prédio foram danificados. Com a reunificação da Alemanha, as coleções foram reunidas novamente.

O complexo dos museus está sendo reformado e ficará completo em 2025/26.

Dica 1: são muitos museus e muita arte para se ver. Nossa dica é começar pela coleção que mais te interessa. Por exemplo, somos apaixonados pelo Egito, então começamos a visita pelo Neues Museum e o outro dia começamos no Pergamon.

Dica 2: Se você só tem um dia para visitar esses museus, vale a pena comprar o ingresso de 1 dia e visitar quantos museus der tempo.
Se você tem mais tempo, vale a pena comprar o Berlin Museum Pass e visitar os museus com mais calma. Veja os preços no final do post.

 

Mapa - Ilha dos Museus - Berlim

Mapa - Ilha dos Museus em Berlim

Mapas para identificação dos museus.
Fonte: http://www.museumsinsel-berlin.de/en/buildings/overview-of-the-buildings/

Pergamonmuseum / Museu Pergamon

O Museu Pergamon guarda os tesouros da antiguidade. Os Highlights: Altar Pergamon (que dá nome ao museu), Portão do Mercado de Miletus, Portão Ishtar e o Fachada do Palácio Mshatta.

Ele foi construído em 1930 e é dividido em três grandes alas: Coleção de Antiguidades Clássicas, Museu de Antiguidades do Oriente Próximo e Museu de Arte Islâmica. São objetos arquitetônicos monumentais, esculturas e muitos outros objetos. Este é o museu mais visitado de Berlim.

Atenção: o museu está em reforma desde 2012 e o Altar de Pergamon ficará fechado até 2019. As outras salas estão abertas.Pergamon Museum - Berlim

Coleção de Antiguidades Clássicas

Essa é uma das mais importantes coleção de obras da Grécia e Roma antigas do mundo e ela está dividida em 3 partes, nos Museus: Pergamon, Altes e Neues Museums.

No Pergamon está as super estruturas, a principal atração grega é o Altar de Pergamon (180–160 A.C). O frontão esculpido é uma obra prima do estilo Helenístico. Ele retrata os deuses do Olimpo em uma batalha contra os gigantes.

Esse altar foi construído na cidade antiga grega de Pérgamo, foi achado por arqueólogos alemães e foi trazido para a Alemanha. Ele foi reconstruído em tamanho original e ocupa uma sala inteira (construída especialmente para isso).

Já a principal atração romana é o Portão do Mercado de Miletus (por volta de 100 D.C). É a fachada inteira também reconstruída em tamanho natural. As duas são impressionantes!

Museu de Antiguidades do Oriente Próximo

A coleção tem objetos de 6.000 anos das regiões da Mesopotâmia, Síria, Babilônia, Assíria.

As principais atrações incluem a reconstrução da super colorida Porta de Ishtar e o Via Processual da Babilônia, datando de século 6 A.C. Tanto a porta quanto o caminho foram reconstruídas e o tamanho é enorme. Tem uma maquete do palácio e pensar que esses dois são uma pequena parte do que era.

Muitos dos objetos expostos retratam a historia da humanidade e só conhecíamos nos livros de historia, por exemplo as placas de argila com escrita cuneiforme, os primeiros registros de escrita.

Museu de Arte Islâmica

A coleção de arte islâmica é uma das mais completas fora do mundo islâmico.

Ela tem objetos decorativos e arqueológicos criados pelos povos muçulmanos e por cristãos e judeus que viveram na região entre os séculos 7 e 19.

Um dos highlights é a fachada do Palácio do Califa Mshatta (Jordânia, por volta do ano 740) e o quarto de Aleppo (Síria, ano 1600) com painéis de madeira ricamente pintados.

 

Neues Museum / Museu Novo

O Neues Museum foi construído em 1859. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi destruído e permaneceu como ruína até 1999. E em 2009, ele foi reaberto.

Esse museu é composto pelo: Museu Egípcio e a Coleção de Papiros; Museu da Pré-história; Museu da História Antiga.
A maior e mais conhecida obra desse museu é o busto da Nefertiti.

Busto Nefertiti - Neues Museum - BerlimBusto da Nefertiti
Fonte: http://www.smb.museum/

Museu Egípcio e a Coleção de Papiros

As obras estão expostas em ordem cronológica e são do antigo Egito e Núbia.

As salas são separadas por temas e tem objetos relacionados a vida cotidiana, vida após a morte, a mumificação e tumba e culto aos deuses.

A maior e mais conhecida obra desse museu é o busto da Nefertiti. Mas, além do busto, há várias outras esculturas dessa rainha, feita com vários materiais como quartzo e granito. Também tem alguns painéis da família real e membros da corte daquele período de 1351-1334 A.C.

Museu da Pré-história e Museu da História Antiga

Estão expostos os tesouros do mundo antigo abrangendo 6.000 anos, objetos pré-históricos, das primeiras civilizações, da era paleolítica e idade média. Objetos arqueológicos achados na Europa e partes da Ásia.

 

Alte Nationalgalerie / Antiga Galeria Nacional

A Alte Nationalgalerie é um prédio diferente dos outros museus da ilha, pois o arquiteto se inspirou na Acrópole de Atenas. A entrada não fica no nível da rua, você precisa subir uma escadaria.

Essa galeria foi aberta em 1876 e o prédio foi construído no estilo vigente do século 19, o que dialoga super bem com a arte que está exposta lá. Esse prédio é um exemplo da arquitetura da época.

O museu tem uma coleção de arte, com pinturas, gravuras e esculturas do século 19. São obras do classicismo, romantismo, impressionismo e do princípio do período moderno.

Tem obras dos artistas: Édouard Manet, Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne e Auguste Rodin.

Alte Nationalgalerie - Berlim

Alte Nationalgalerie - Berlim

 

Bode-Museum / Museu Bode

O Museu Bode abriga duas grandes coleções: o Museu de Arte Bizantina e Coleção de Esculturas e a Coleção Numismática.

Museu de Arte bizantina e Coleção de Esculturas

A Coleção de Esculturas abrange do início da Idade Média até o final do século 18. Tem obras de artistas italianos como Donatello e artistas alemães como Tilman Riemenschneider.

Museu de Arte bizantina tem obras de áreas do império romano e império bizantino do século 3 até o século 15. Tem sarcófagos antigos, esculturas em mármore e mosaicos.

Coleção Numismática

Tem moedas, notas, selos, medalhas de várias épocas. Tem moedas que vai do século 7 A.C até recentes moedas de euro, inclusive moedas gregas e romanas, moedas islâmicas e moedas medievais europeias.

Ele foi construído em 1904, e em outubro de 2006, o museu foi reaberto após uma grande reforma. A coleção do museu foi formada devido aos esforços de Gustav Friedrich Waagen e especialmente do Wilhelm von Bode, que dá nome ao museu.
O prédio do museu foi construído no limite da ilha e ele parece se erguer da água. Um prédio muito bonito!

Bode Museum - Berlim

Bode Museum - Berlim

 

Alte Museum / Museu Antigo

O Altes Museum expõe obras da antiguidades clássicas em um prédio neoclássico. O Museu Antigo foi construído em 1830, sendo a primeira construção na ilha dos museus e o primeiro museu público na Prússia. Após destruição durante a guerra e reconstrução na década de 1960.

A exposição permanente tem uma Coleção de Antiguidades Clássicas – grega e romana (que é dividida em 3 museus).

O andar térreo dá um impressionante panorama da arte grega do século 10 A.C ao 1 A.C. As obras estão expostas cronologicamente. Tem esculturas de mármore, argila e bronze, vasos de diversos materiais, artesanato e joalheria feita de ouro e prata, também com pedraria.

Tem exemplares das primeiras moedas do século 7 A.C até moedas do império romano do final do século 3 D.C. São mais de 1.300 moedas.

No primeiro andar, estão expostos objetos arqueológicos dos Etruscos e do Império Romano. Arte romana está representada com retratos de César e Cleópatra, sarcófagos, mosaicos e retratos de múmias egípcio-romanas. A coleção etrusca é uma das maiores fora da Itália.

Altes Museum - Berlim

Altes Museum - Berlim

 

Horários:
Pergamon e Neues Museums: abre todos os dias das 10h às 18h.
Alte Nationalgalerie, Altes e Bode Museum: abre de terça-feira a domingo das 10h às 18h e fecha na segunda-feira.

Como chegar:
U-Bahn U6 (estação Friedrichstraße)
S-Bahn S1, S2, S25 (estação Friedrichstraße); S5, S7, S75 (estação Hackescher Markt)
Tram M1, 12 (parada Am Kupfergraben); M4, M5, M6 (parada Hackescher Markt)
Ônibus TXL (parada Staatsoper); 100, 200 (parada Lustgarten); 147 (parada Friedrichstraße)

Ingressos (2017):
Ingresso para um museu: 10 euros – Alte Nationalgalerie, Altes e Bode Museums / 12 euros – Pergamon e Neues Museums
Crianças e jovens até 18 anos – gratuito
Ingresso para todos os museus da ilha (1 dia) – 18 euros
Ingresso Berlin Museum Pass (3 dias consecutivos) – 29 euros

Catedral de Berlim

A catedral de Berlim fica na ilha também, ao lado do Altes Museum. Aproveite para tirar fotos e visitá-la, se você tiver tempo. O ingresso é pago.

Catedral de Berlim

 

Confira os outros posts desta blogagem coletiva da RBBV  #MuseumWeek2017

1) Trilhas e Cantos:  Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, Minas Gerais

2) Tá indo pra onde?: Museus e experiências além do básico em Barcelona

3) Mariana Viaja: National Gallery of Art, em Washington

4) Turistando.in: Visitando o Museu de História da Arte de Viena (Kunsthistorisches Museum)

5) Vamos Por Aí: Meus Museus Favoritos

6) Viajar correndo: Museu Light da Energia, Rio de Janeiro

7) Guia do Nômade Digital: Galeria 11/07/95: Galeria sobre o Genocídio na Bósnia e Herzegovina

8) Uma Viagem Diferente: 4 Museus Imperdíveis em Florença

9) Quase Nômade: Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre

10) Gastando Sola Mundo Afora: Museo de Arte Precolombino de Cuzco

11) Passeios na Toscana; Florença do alto: as Torres abertas à visitação

12) Cantinho de Ná: Museu do Futebol em São Paulo: paixão, história e entretenimento

13) Destino Compartilhado: Museu Lasar Segall

14) Entre Polos:  Museu Nacional do Hermitage – São Petersburgo – Rússia

15) Do RS para o Mundo: Centro Português de Fotografia – Porto/Portugal

16) Mulher Casada Viaja: Exploratorium – Museu de São Francisco, Califórnia

17) TurMundial:  Museu do Picasso em Málaga, Barcelona e Antíbes

18) Farrabadares: Memorial São Nikolai em Hamburgo

19) Itinerário de Viagem: MET Museum em Nova Iorque

20) Viajar hei: Museu Imperial – Petrópolis – Rio de Janeiro

21) Sol de Barcelona: Museu Olímpico e do Esporte – Barcelona

22) Família Viagem:  Children’s Museum of Houston – Texas com crianças

23) Viaje na Web: American Museum of Natural History – Museu de História Natural de Nova York

24) Aquele Lugar: Museus do Vaticano – Roma – Itália

25) Viagem LadoB: Ilha dos Museus – Berlim

26) Viajento: Museo Santuarios Andinos – Arequipa, Peru

27) MEL a Mil pelo Mundo; Museo de Ciências Naturais de Madrid

28) Caixa de Viagens; Museu Charlie Chaplin: o Chaplin’s World em Vevey, Suíça

29) Let’s Fly Away: Museu Botero, Bogotá, Colômbia

30) Viajo com filhos: Nemo Science Museum, em Amsterdã, Holanda

31) Sonhando em Viajar: Catetinho, em Brasília, Brasil

32) Viajoteca: Batik na Indonésia: Museu Têxtil em Jakarta, Indonésia

33) Mochileza: Museu do Automóvel de Turim, Itália

34) Comendo Chucrute e Salsicha: Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina

35) 1001 Dicas de Viagem: Museu Histórico de Berna, Suíça

36) Estrangeira: 8 Museus Imperdíveis em Barcelona, Espanha

37) Devaneios de Biela: Museu Nacional da Finlândia em Helsinki

38) ILoveTrip: Top 7 Museus em Brasília que você precisa conhecer

39) Me Deixa Ser Turista: Conheça o Museu da Revolução, em Havana

40) A Fragata Surprise: Museus de Florença – Guia de Sobrevivência

41) A Vida é Como Um Livro: Galeria Nacional da Noruega

42) Dedo no Mapa: Museu Paranaense

43) Ligado em Viagem: Beco do Batman é museu de grafite e arte de rua em São Paulo

44) Direto de Paris: Os Museus de Troyes


Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Aproveite o super desconto para comprar o seu chip de celular para viagem internacional. Utilizando o código do cupom VIAGEMLADOB você ganha 15% de desconto, aproveite!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


Você também pode gostar…

(52) Comentários

  1. Gabi Torrezani – Blog Estrangeira

    É muita coisa incrível, né? ai como eu amo Berlim!

    1. lais

      Berlim é mto bacana mesmo! Sempre cheio de coisas incríveis!

  2. Adriana

    Os prédios dos museus também são uma obra de arte.

    1. lais

      Os prédios são lindos e eles foram construídos para abrigar as obras.

  3. Rafael

    Adorei as dicas. Se tiver tempo quando for para Berlim, devo pegar esse de três dias para aproveitar os passeios com mais calma.

    1. lais

      Berlim é cheio de atrações. Programe direitinho seus dias e aproveite a cidade tbm.

  4. Diego Arena

    Caraca, quanto museu lindo!
    Quero visitar todos! Obrigado por compartilhar

    1. lais

      São lindos mesmo. Se prepare para andar bastante!

  5. NiKi Verdot (1001 Dicas de Viagem)

    Berlim é demais!!! E essa ilha dos museus é fora do sério né? Parabéns pelo post! Ótimas dicas!

    1. lais

      Tbm adoramos esse lugar!

  6. Paulo Cattelan

    Impressionante! Dá vontade de conhecer todos nos mínimos detalhes!!

    1. lais

      Para conhecer assim, vc precisa de muitos dias. Mas esse é sempre um bom motivo para voltar a cidade. 😉

  7. Estela

    Eu também adorei conhecer a Ilha dos Museus de Berlim! Fiquei horas por lá mas não consegui ver tudo com qualidade, já que fiquei apenas um dia na região dos museus…. Tenho que voltar! O Itinerário de Viagem adorou o post!

    1. lais

      Ótimo motivo para ir a Berlim novamente. 😉

  8. Aquele Lugar Blog Dana

    Eu estive na Ilha mas sem tempo para entrar nos Museus. Lendo seu relato fiquei com muita vontade em voltar com tempo! Ótimas Dicas!!

    1. lais

      Passar por ali tbm é inspirador. Os prédios são lindos!

  9. Fernanda – Blog Tá indo pra onde?

    Essa ilha é demais!!! Conheci todos esses museus menos o Bode em 2014, mas pretendo voltar em 2020 pq o altar de Pergamon já estava fechado pra reforma!

    1. lais

      Que pena que estava fechado.
      Vi vídeos sobre o novo projeto e o museu ficará mais bacana ainda. Tbm já estamos planejando uma visita para depois dessa reforma.

  10. Lívia Bellotti

    Estarei indo a Berlim em janeiro e seu post me ajudou muito com suas dicas, muito obrigada! Está excelente, parabéns!

    1. lais

      Que bom! Dê uma olhada nos outros posts que temos sobre Berlim. Boa viagem!

  11. Leonardo Aquino – Mochileza

    Não visitei a ilha, mas fiquei do outro lado dela visitando o DDR Museum, que também é incrível!

    1. lais

      O DDR Museum é mto bacana tbm. Vale a visita!

  12. Tom Freitas

    Berlim nunca enjoa! Ainda não consegui ver tudo o que queria por lá, mas a Ilha dos Museus é realmente imperdível!

    1. lais

      É verdade! Berlim sempre tem coisas novas e imperdíveis a cada visita.

  13. Mariana Dutra

    Fui para Berlim e não conheci a Ilha dos Museus… Depois de ler seu post eu finalmente sinto que a viagem foi (quase) completa.

    1. lais

      Agora vc tem mais um motivo para visitar a cidade!

  14. Cristina Souza da Rosa

    Eu sou obrigada a voltar a Berlim. Agora que vi que o busto da Nefertiti está no museu novo. Eu fui no Pergamon o ano passado e achei que valeu muito a pena, mas tendo partes fechadas.

    1. lais

      Nefertiti é linda. Só vendo de pertinho para acreditar na perfeição da estátua.

  15. Andrea Santos (@dedonomapa)

    É preciso tempo para conhecer um pouco desses museus mesmo, que incrível. Se fosse escolher, acho que também daria preferencia para o da pré-história e arte antiga. Parabéns pelo post!!

    1. lais

      Realmente, é muita coisa para ver em pouco tempo. 😉

  16. Mariana Bueno

    Quantos museus bacanas reunidos em um só lugar! Já quero voltar a Berlim!

    1. lais

      Sim, muita arte boa em apenas uma ilha! 😉

  17. Ludmila

    Não acredito que ainda não conheço Berlim! Vou precisar de pelos menos uns 10 dias para aproveitar essa emblemática cidade!!

    1. lais

      Certeza, não importa qto tempo vc fica lá, sempre haverá coisas para fazer! Bora visitar Berlim!

  18. Nathalia Peixoto

    Quando leio esses posts me dá vontade de me beliscar por ainda não conhecer Berlin. Preciso!

    1. lais

      Berlim é encantadora! Vale muito a visita!

  19. Gabi Pizzato – Dvaneios de Biela

    Quero muito Berlim, ela me atrai e me encanta sempre! E como tem o que se fazer por lá, não é mesmo? Adorei o post, bem detalhado… só não sei se não espero as obras terminarem para ver tudo pronto! 😉

    1. lais

      Depois da reforma os museus ficarão mais legais do que já são!

  20. Zudi Dadalt

    Berlin está na minha lista há muito tempo, isso pelo meu desejo de ver a Porta de Ishtar. Agora que fiquei sabendo que são tantos museus tão perto um do outro, fiquei com mais vontade ainda. Adorei ler seu post. Bj

    1. lais

      Esses museus guardam tantos tesouros da antiguidade…
      Nesses momentos, lembramos das aulas de história antiga.

  21. talita

    Fiquei tão triste quando fui para Berlim e não deu tempo de passar pelos museus. Preciso voltar!

    1. lais

      Que pena mesmo! Esse é um grande motivo para voltar 😉

  22. Carolina Belo

    Adoreiiiii esses museus! O primeiro que iria, sem dúvida, seria o Neues Museum. Eu amo o Egito Antigo!!! E o Busto de Nefertiti é clássico!!!
    E, realmente,m para quem tem tempo o Berlim Museum Pass vale muito a pena.
    Parabéns pelo post!
    Abraços,
    Carolina

    1. lais

      Nós tbm amamos o Antigo Egito! Tantas coisas que eles fizeram e que chegaram até os nossos dias.

  23. Juliane

    Eu ia enlouquecer nestes museus! Amo história antiga! Já fiquei sonhando em visitar!

    1. lais

      Sim, eles são imperdíveis para os amantes de história antiga!

  24. Fernanda Bragatto

    kkkk.. to lembrando aqui que eu fui em Berlim passei em frente a todos esse museus, e além de não ter percebido que era uma ilha eu não entrei em nenhum. Profundamente arrependida agora! Vou ter que voltar.. 😨😁

    1. lais

      Olha q bom motivo (mais um) para voltar a Berlim!! 😉

  25. Cyntia Campos

    Eu amo Berlim! Toda vez que leio algo sobre a cidade, fico morrendo de vontade de voltar.

    1. lais

      Berlim é uma cidade para visitar muitas vezes!! Ela é encantadora!

  26. Cynara Vianna

    A visita à Ilha dos Museus é demais, no Neues eu peguei o áudio e a visita foi show. Não resisti e comprei um colar de couro com um pingente em metal que é o busto de Nefertiti. Morro de ciúmes dele 🙂

    1. lais

      Tenho que confessar que também não resisti na loja do Neues e comprei uma miniatura do busto da Nefertiti e uns pingentes de escaravelhos azuis. Não empresto para ninguém tbm! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.