Greenwich Park, Royal Observatory e Greenwich Market

Greenwich é um bairro charmoso e tradicional de Londres, que é mais conhecido pelo meridiano do mesmo nome que passa pela cidade. Essa linha divide o ocidente e o oriente, regulamenta as horas e os fusos horários e é representada por uma linha no Royal Observatory. A foto clássica é você pisar nos dois lados ao mesmo tempo. Esse observatório é um museu também e ele fica dentro do Greenwich Park.

Greenwich vista O2

Greenwich Park

Greenwich Park  é o Royal Park mais antigo, foi aberto em 1427 (esses parques reais são denominados assim pois suas terras pertencem à família real, mas são de uso público). Ele está situado no topo de um monte e é uma área verde bem cuidada, com muitas árvores, esquilos, gramado, trilhas e quadras de tênis. Em dias ensolarados, as pessoas fazem piqueniques, se um esquilo se aproximar você ainda pode se divertir alimentando-o. O observatório fica na parte alta do parque e ao lado tem um mirante com a vista ampla, dá para ver o Museu Marítimo, o Rio Tâmisa, até a St Paul’s Cathedral. Nos Jogos Olímpicos de Londres, os eventos com cavalos foram realizados ali.
Endereço: entrada pelo portão ‘St Mary’s Gate’ e ‘the Circus Gates’

Royal Observatory

O Royal Observatory é um museu, um planetário e o local que passa o meridiano de Greenwich.
O meridiano longitudinal  0° fica no jardim e é representado por uma linha. Antigamente era possível entrar gratuitamente nessa área, mas atualmente é necessário entrar pelo museu, que é pago. Se você não quiser pagar, o meridiano passa também em uma trilha lateral, logo após o portão, onde é possível tirar uma foto. greenwich observatoryTambém ali tem o relógio com a hora oficial e o sistema de medida, como polegada, pé, jarda etc.
Endereço: ele fica dentro do parque, no alto do morro. É fácil chegar, pois logo na entrada no portão ‘St Mary’s Gate’ já dá para ver. Também tem um mapa ao lado do portão.

greenwich observatory fundo

Greenwich Market

O centrinho tem alguns pubs, lojinhas, mercados e a estação do DLR ‘Cutty Sark station’.
Ali nessa área fica o Greenwich Market e nesse mercado tem barraquinhas com artesanato (por exemplo bijuterias, roupas, bolsas, porcelana), objetos vintage (como óculos escuros, roupas, objetos de decoração) e comidas de vários lugares do mundo.
Fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h30.
Endereço: 5b Greenwich Church St, Greenwich SE10 9HZ

Como chegar em Greenwich

Para chegar partindo do centro de Londres é muito fácil, pode ser de DLR (Dock Light Railway), de ônibus ou de barco. O DRL são trens menores do que o metrô e sem maquinista, que é rápido e tem conexão em ‘Bank station’. A estação do DLR do centrinho de Greenwich é a ‘Cutty Sark station’. Para ir de barco, desça na estação Embankment do metrô e os piers ficam logo na frente, veja a rota e as tarifas no TFL.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *