Grand Bazaar, Spice Bazaar e as mesquitas New Mosque e Süleymaniye Mosque são imperdíveis em Istambul

Istambul tem vários lugares imperdíveis. O Grand Bazaar, o Spice Bazaar e as mesquitas New Mosque e Süleymaniye Mosque são alguns deles. Visitar esses lugares mostra um pouco dos costumes desse povo e desse país.

Grand Bazaar (Kapali Carsi)

O Grand Bazaar é um mercado com 60 ruas cobertas e mais de 2.000 lojas. Há lojas vendendo diferentes artigos, como tapetes, luminárias, joias, roupas, cerâmicas entre outras coisas. Os visitantes e os comerciantes circulam, formando quase um balé de vai-vem, gestos e sons. A sua visita não estará completa se você não visitá-lo.

Ele foi construído por volta de 1461, no coração da antiga cidade e faz parte de um complexo junto com duas mesquitas, quatro fontes, dois hamams (banhos turcos) e dezenas de cafés e restaurantes. O mercado começou pequeno e foi crescendo com o tempo. O bazar tem quatro entradas: norte, sul, leste e oeste. As ruas tem o teto pintado e construído no formato de abóbodas e janelas laterais acima das lojas para iluminar mais o local.

É muito interessante visitar e se perder no mercado. Os produtos são coloridos e bonitos, mas a maioria deles é para turista com preço para turista. Então se você gostar de algo, as regras são pesquisar e pechinchar o preço com o vendedor. É tradicional o vendedor oferecer o çay (chá) enquanto está se negociando o preço.

Endereço: Taya Hatun Mh., 34120 Fatih

Spice Bazaar (Mısır Çarşısı)

Ao entrar no mercado as cores vibrantes e os aromas estão no ar, é maravilhoso! Lá encontra-se grande variedade de temperos, pistaches (os pistaches são muito verdes e deliciosos), castanhas, mel, sabonetes de óleo de oliva (esse tipo de sabonete é usado nos banhos turcos e muito famosos por lá, normalmente são artesanais), frutas secas (damasco, abricós, tâmara –  enormes e doces-, figo etc), os famosos Turkish delight (doces feito com goma e algum acompanhamento), chás, incensos e muito mais. Na parte externa é vendido produtos frescos.

Esse mercado foi construído nos anos de 1660 como parte do complexo da Nova Mesquita (New Mosque), sendo que o aluguel das lojas eram destinados a manutenção da mesquita e as atividades de caridade.

Ele é conhecido também como Egyptian Market, porque era famoso por vender produtos que vinham do Cairo.

Se você quer comprar presentinhos, dê uma passeada nas ruazinhas ao redor do Spice Bazaar, pois os preços são menores. Na esquina do Bazaar fica o mais antigo distribuidor de café do país, o Kurukahveci Mehmet Efendi, lá é possível comprar pó para vários tipos de café, como filtrado e o turco.

Endereço: Ragip Gumuspala Cad. Eminonu/Cagaloglu, Fatih

New Mosque (Yeni Cami)

Essa mesquita otomana fica na margem do rio, no Golden Horn, na parte sul da ponte Gálata.  Ela é grandiosa e imponente, seu estilo foi inspirado nas Mesquita Azul e na Süleymaniye Mosque. Ela foi construída por volta dos anos 1600. Apesar dela ter mais de 400 anos, ela é conhecida como mesquita nova.

O exterior tem dois minaretes e 66 cúpulas e semicúpulas em forma de cascata a partir do domo central, formando um desenho super interessante. A cúpula principal tem 36 metros de altura. A entrada da mesquita é pelo pátio interno quadrado, rodeado colunas e coberta por penas cúpulas. No centro, há uma fonte decorada (para rituais de purificação). O interior é decorado com azulejos İznik ricamente decorados, mármore entalhado e folhas de ouro.

Endereço: Rüstem Paşa Mh.

 

Süleymaniye Mosque

Essa é a maior mesquita da cidade. Ela fica no alto de um dos morros do Golden Horn e seus minaretes e cúpula são vistas de longe. Ela foi construída por ordem do sultão Süleyman O Magnífico, que foi o maior, mais rico e poderoso sultão dos sultões otomanos.

O interior é de cair o queixo pelo seu tamanho (espaço vazio) e ao mesmo tempo sua simplicidade. Ela foi construída para ser mais bonita e maior do que a Hagia Sofia. Essa mesquita tem maravilhosos vitrais (o que a deixa mais clara do que a Hagia Sofia) e quatro colunas gigantescas vindas: uma de Baalbek, uma de Alexandria e duas de palácios bizantinos de Istambul. O mihrab (é o lugar que indica a direção de Mecca) é decorado com azulejos İznik.

O complexo da mesquita inclui hamam, refeitório (hoje é um restaurante de culinária otomana), escolas, hospital, hospedaria (hoje um hostel para viajantes). Os mais interessantes são  Darüzziyafe Restaurant , bacana para tomar um chá. Lale Bahçesi , é cheio de universitários no happy-hour,  para conversar, tomar um chá e fumar nargilehs.

Há dois mausoléus, no jardim está o mausoléu de Süleyman e sua esposa que foi construído com camadas de domos inspirados no domo da Mesquita da Rocha em Jerusalém e a sudoeste do muro fica a tumba de Mimar Sinan (o arquiteto da mesquita) que são ricamente decorado com azulejos, vale a pena visitar.

A mesquita fica aberta todos os dias. Se você não for mulçumano, evite visitá-la 30 minutos depois do chamado para as orações e as sexta-feiras a tarde pois é o dia sagrado deles.

Endereço: Prof Sıddık Sami Onar Caddesi

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *