Gedächtniskirche, igreja bombardeada em Berlim

Já faz tempo que a 2ª guerra mundial acabou, apesar disso, Berlim ainda tem muitos lugares que lembram esse período. Um lugar super interessante é a Gedächtniskirche, uma igreja que foi  bombardeada (bombardeio aéreo) em dezembro de 1943 e um segundo bombardeio que quase a destruiu em abril de 1945.  Ela ficava no centro da antiga Berlim ocidental, perto do Tiergarten e de ruas cheias de comércio.

Gedachtniskirche

A Gedächtniskirche foi construída entre 1891 a 95, em estilo neorromânico, pelo Kaiser Wilhelm II, em homenagem ao seu avô o Kaiser Wilhelm I (o primeiro imperador da Alemanha de 1861-1888).

Não deixe de entrar nela, pois é impressionante ver de perto o que um bombardeio é capaz de fazer. Essa igreja ocupava toda a praça, mas com o bombardeio dos aliados, sobrou só o hall de entrada (frente) e uma torre danificada.

O Gedenkhalle (Memorial Hall) estão expostas fotografias da igreja e da área entorno antes e depois da guerra, com explicações em alemão e inglês. Também estão ali alguns objetos da própria igreja, como a estátua de Cristo sem os braços (danificada por uma bomba). As paredes são forradas com mosaicos coloridos e dourados e muitos deles estão danificados.

Logo depois do término da guerra, a prefeitura quis derrubar essa igreja e construir uma nova, mas a população foi as ruas protestar para que ela não fosse derrubada. As ruínas foram mantidas para ser memorial para a paz e a reconciliação.

Com isso, a nova igreja foi construída ao lado da ruína. Ela foi construída entre 1957 e 1963, em formato octogonal e com uma torre para o sino. As paredes são feitas com vidro azul, a luz externa passa pelos vidros, dando um ar azulado. Um fato interessante, essa igreja moderna foi consagrada no dia 25 de maio de 1962, no mesmo dia que a Catedral Coventry, no Reino Unido, que foi reconstruída por que a igreja anterior foi também bombardeada na segunda guerra. A igreja nova tem um órgão com mais de 5.000 tubos, em cima do altar tem um Cristo suspenso em metal.

Agora ela está sendo restaurada e suas estruturas reforçadas, para não cair.

No meio do hall, tem uma lojinha que vende cartões postais, guias e alguns souvenirs.

Ela abre todos os dias, das 9hs às 19hs.

Endereço: Praça Breitscheidplatz, que fica entre a avenida Ku’damm e a rua Budapester Strasse (estações mais próximas: U-Bahn Kurfürstendamm, U+S-Bahn Zoologischer Garten)

Gedachtniskirche

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *