Frankfurt – Roteiro pelo centro velho e novo

Frankfurt é conhecida como uma cidade de negócios, como sede do banco europeu e com um dos maiores aeroportos do país. Além disso, a cidade oferece muitas atrações bacanas como o antigo centro da cidade (Römerberg), ruas interessantes como a rua Saalgasse, a Igreja de São Paulo (Paulskirche), a Casa e Museu de Goethe e o centro novo de Frankfurt.

Römerberg

Römerberg é o antigo centro da cidade, uma praça rodeada por prédios históricos, que ainda mantém a arquitetura regional e a igreja St. Nicolai e no centro tem a Fonte da Justiça (Gerechtigkeitsbrunnen).

A prefeitura fica ali e é conhecida como Römer. Ela é composta por 3 prédios, na cor rosa e com uma silhueta particular: frente triangular, com degraus marcando o telhado (o prédio da prefeitura foi aumentando durante os anos e agora ele continua até a rua de trás, com o letreiro Rathaus). A prefeitura fica nesse endereço desde o século 15 e o nome Römer que deu o nome a praça.

Desde o século 9, os eventos acontecem nessa praça, antigamente eram as coroações e as eleições imperiais, os mercados, as feiras, os torneios… hoje acontecem algumas festas e festivais. Por exemplo, em agosto acontece a Mainfest e em dezembro a Feira de Natal (Christmas market). Veja todos os festivais de Frankfurt aqui.

No século 16, essa praça foi considerada a mais bela do Império Germânico e nessa época que a fonte foi colocada ali. Adornada com uma estátua da Justiça com os olhos vendados, uma balança e espada, ela foi a primeira fonte em Frankfurt. No Mainfest, a fonte se torna a “Fonte de Vinho”, pois a água é substituída pelo vinho de maçã (típico da região). O vinho é servido direto da fonte.

Em volta da praça há outras casas bacanas em vários estilos, entre eles o enxaimel. A maior parte da praça e das construções foram destruídas durante a Segunda Guerra Mundial, no ataque aéreo de 1944.

Saalgasse

Saindo da praça, descendo a rua lateral a Römerberg no sentido do Rio Main, chega-se a rua Saalgasse. As casas dessa rua possuem estilos pós-moderno, que contrastam com a arquitetura histórica da praça Römerberg.

As casas são estreitas, uma ao lado da outra, coloridas, cada uma diferente da outra e todas inspiradas no estilo pós-moderno. Os detalhes são surpreendentes, caixa de correio com uma roda, vidros coloridos, janelas assimétricas. Dedique um tempo observando os detalhes.

Antes da destruição do centro antigo, as casas dessa região eram de madeira da era medieval, muito diferente do que é hoje. A reconstrução das casas da Saalgasse foi feita na década de 1980. As cores foram inspiradas na paleta de cores do Mediterrâneo.

Paulskirche

Do outro lado da praça Römerberg, entre o centro antigo e o centro novo, fica a Paulskirche. Ela foi construída entre 1789 e 1833 para ser a Igreja Luterana de São Paulo.

O edifício central tem formato elíptico e foi o maior e mais moderno salão de Frankfurt por bastante tempo, por isso foi o ponto de encontro para o primeiro Parlamento Alemão (veja aqui como visitar o local do atual parlamento alemão em Berlim). Ali a Assembleia Nacional criou a primeira constituição democrática para a Alemanha.

Igreja de São Paulo tornou-se oficialmente um memorial em 1913, durante a celebração do centenário, para comemorar as Guerras Napoleônicas. Em 1944, a igreja foi completamente destruída. Sua reconstrução começou logo após o fim da guerra e foi reinaugurada em 18 de maio de 1948, por ocasião da comemoração do centenário da Assembleia Nacional da Alemanha. Desde então, é um lugar para lembrar os primórdios da democracia alemã. Em 1991, o enorme mural “O Caminho dos Representantes para a Paulskirche” foi pintado pelo pintor alemão Johannes Grützke.

No hall, abaixo do salão, tem a exposição permanente “Paulskirche. Símbolo de liberdade democrática e Unidade Nacional”, que mostra o desenvolvimento da democracia alemã nas suas diversas fases. Às vezes, são realizadas exposições especiais nesse local. A sala de reunião no primeiro andar é reservada para as funções estaduais ou municipais – o Prêmio da Paz do Comércio Livreiro Alemão e o Prêmio Goethe de Frankfurt são concedidos neste local histórico.

Endereço da Paulskirche: Paulsplatz 11

Casa e Museu de Goethe

Johann Wolfgang Goethe nasceu em Frankfurt no dia 28 de agosto de 1749, e cresceu em uma casa no centro da cidade com sua família. A casa e o museu ficam lado a lado.

A casa mostra a vida do escritor, de sua família e como era uma casa no século 18. Lá está a escrivaninha que ele utilizou para escrever os livros Fausto e Prometeus, entre outros objetos.

O museu tem 14 salas com pinturas que pertenceram ao escritor (ele foi um colecionador de arte) e pinturas de artistas de sua época. Goethe escreveu: “o que seria do mundo sem a arte”.

Endereço da Casa e Museu de Goethe: Grosser Hirschgraben 23-25
Site http://www.goethehaus-frankfurt.de/

Centro novo

O centro novo tem muitas ruas e calçadões exclusivos para pedestres. Uma das ruas mais agitadas é a Zeil, ela é cheia de lojas e restaurantes bacanas.

Para se ver o centro do alto e de graça, vá na loja Galeria Kaufhof. Ela fica no comecinho da rua Zeil, esquina com a praça Hauptwache. Essa loja de departamento tem em toda a Alemanha, com muitas coisas bonitas para olhar e comprar, e no último andar tem um restaurante e café com vista para a cidade. Vale a pena subir e dar uma espiada na vista.

Conheça mais sobre Frankfurt no site de turismo da cidade.

 

No Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *