Forte São João – Marco da história e ponto turístico em Bertioga

O antigo Forte São Thiago, construído em 1532 pelo português Martin Afonso de Souza foi a primeira fortaleza construída no Brasil em paliçada de madeira. Um ataque indígena o destruiu, mas o mesmo foi reerguido em alvenaria em 1547. Em 1765 passou a ser conhecido como Forte São João, devido a capela erguida em homenagem ao Santo.

Bertioga

Foi em 1940 que o Forte foi declarado como patrimônio histórico de Bertioga, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A partir desse momento recebeu obras de restauração, e em 2000 foi reaberto ao público, se tornando além de um marco para a história, um novo ponto turístico para os visitantes de Bertioga.

A fortaleza, além de sua beleza arquitetônica, também integra-se em toda a natureza local, recebendo cerca de 50 mil visitantes por ano. Com valor de entrada simbólico de R$ 1, com a intenção de ser revertido para os projetos assistenciais do Fundo Social de Solidariedade, o local abre diariamente para o público, das 9h às 17h.

Sendo revertido também para o Fundo Social, o local vende ainda o gibi Bertioga, Berço da História do Brasil, de autoria do prefeito Lairton Goulart, pelo valor de R$ 7,00. Quanto aos artefatos no Forte São João, é possível encontrar armaduras medievais, réplicas trazidas por Martim Afonso de Souza de Portugal, canhões de murada, espadas, arcabuzes, capacetes de soldados.

Além disso, também há diversas exposições fotográficas, artísticas e outras atividades culturais, salas temáticas e espaços que recriam o estilo de vida de famílias tupiniquins do século XVI, tudo garantindo mais conhecimento aos visitantes no passeio ao histórico monumento, localizado na Avenida Vicente de Carvalho, dentro do Parque Tupiniquins, no centro de Bertioga.

Antigamente, o Forte serviu como o primeiro monumento militar construído no Brasil, um dos mais bem-conservados. Hoje em dia, os artefatos encontrados ali servem como referências históricas do país e da cidade de Bertioga, sendo um grande ponto turístico para a região, bem em frente à Ilha de Santo Amaro. Para maiores informações sobre pousadas em Bertioga acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/sao-paulo/bertioga/

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *