Exposição Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção

Exposição em São Paulo – Leonardo da Vinci

A exposição Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção está em cartaz em São Paulo (até 10 de maio de 2015) na Galeria do Sesi, ela é inédita na América Latina.

Exposição Leonardo Da Vinci SP

São mais de 40 maquetes com a reproduções dos desenhos do artista, algumas instalações interativas e esquemas explicativos.

Leonardo, além de pintor e escultor, foi um inventor. Ele observava a natureza e criava máquinas para facilitar o trabalho cotidiano – como afiar uma lima e um tear mecanizado, para guerra – construção de torres e fortificações, e algumas inspirações muito avançadas para o seu tempo – como avião e helicóptero.

Há muitos projetos interessantes, como o tanque de guerra inspirado em um casco de tartaruga, helicóptero inspirado em um parafuso, paraquedas em formato de pirâmide, avião inspirado em pássaros, roupa de mergulho com respirador para atacar os navios, nadadeira inspirada em pata de ave aquática, entre outros.

Sempre que se fala em Leonardo da Vinci, nos surpreendemos com sua genialidade. Seus desenhos são lindos e com ideias claras, é quase uma planta com escala. Isso fica claro nas reproduções ao lado das maquetes.

As maquetes expostas foram feitas por pesquisadores e engenheiros, em 1952 (quinto centenário de nascimento do artista). Essas engenhocas pertencem ao Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão.

A exposição de Leonardo da Vinci pelo mundo

A exposição está imperdível, ela já passou por Paris e Munique, agora está em São Paulo e depois vai para Londres, para o Science Museum.

Se você é um fã do Da Vinci, também precisa visitar o Victoria & Albert  Museum (em Londres) que tem um dos seus cadernos de anotações, o Museu do Louvre (em Paris) com a Monalisa e outras pinturas, museus em Florença e em Milão (na Itália).

Onde e quando ver

A exposição Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção fica em cartaz: de 11 de novembro de 2014 a 10 de maio de 2015.

Gratuito e livre para todas as idades.

Endereço: Avenida Paulista, 1.313 – Galeria de Arte Sesi  (no mezanino do prédio da Fiesp), em frente a estação de metrô  Trianon – Masp.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *