Exposição PUNK: Chaos to Couture no Metropolitan Museum of Art, NY

Está em cartaz no ‘Metropolitan Museum of Art’ de Nova Iorque, a exposição PUNK: Chaos to Couture até 14 de agosto.

Essa exposição foi organizada pelo Costume Institute e mostra o impacto do movimento punk na moda e na alta costura, desde do seu início nos anos 70 até os dias de  hoje.

punk-chaos-couture

O movimento punk buscava roupas com vários tipos de personalização com o ‘do-it-yourself’, sendo itens únicos. Por ironia do destino, ele foi absorvido rapidamente pela juventude da época que desejava ter as mesmas roupas e se torna de certa forma uma moda com um certo padrão.

Essa é uma mostra multimídia interativa, multissensorial, as roupas serão animadas com vídeos de musica da época e áudios.

Ela inicia com a montagem do banheiro unissex todo grafitado do Bowery club, bar onde os Ramones e algumas bandas punk iniciaram carreira.

Focando na relação entre o conceito punk de ‘do-it-yourself’ (faça você mesmo) e a ‘made-to-measure’ (feito sob medida), os itens estão divididos em sete galerias e organizados por materiais, técnicas e detalhes / enfeites não convencionais. Temas incluem Nova Iorque e Londres, ‘Clothes for Heroes’ e quatro manifestações de D.I.Y. como ‘Hardware’, ‘Bricolage’, ‘Graffiti e Agitprop’ e ‘Destroy’.

É possível ver algumas peças originais punk (McLaren-Westwood) e roupas de estilistas que foram influenciados por esse movimento, como Karl Lagerfeld, Martin Margiela, Miuccia Prada, John Galliano, Alexander McQueen, Yohji Yamamoto, Christopher Bailey, entre outros.

E, é claro, os ícones da época Sid Vicious, Johnny Rotten e The Clash estão lá também.

Endereço: 1000 Fifth Avenue, Nova Iorque

punk-chaos-couture

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *