Edimburgo e seu castelo, construído sobre a Castle Rock

Edimburgo é uma cidade com personalidade própria, cheia de história e recheada de atrações, como o castelo Edinburgh Castle, a cidade antiga e a cidade nova, muitos pubs, lojas com as especialidades locais como whisky.

Na Escócia se fala duas línguas, o inglês e o gaelic (gaélico é a língua dos celtas – antigo povo que vivia no país). Há muitas placas nas duas línguas. O sotaque escocês é diferente daquele que se escuta em Londres, mas com o tempo você se acostuma. As pessoas são super simpáticas e não entender tudo que eles falam não é uma barreira.

Edimburgo (se pronuncia ‘edinbra’) é dividida em Old town (cidade antiga) e New town (cidade nova) e tem grandes espaços verdes espalhadas no centro. Na Royal Mile (rua principal) fica o castelo em uma ponta e o Parlamento Escocês na outra. Ela é cheia de lojas com kilts, gaitas de folio, pubs e tavernas.

Chegar de trem na cidade é super fácil , a estação fica no centro, entre Old town e New town.

Há muitas lojas com kilts (nunca diga que é saia para homem) e roupas xadrez de vários tamanhos e estilos. A variedade de tipos de xadrez é tanta que há uma tabela classificando cada tipo a um nome de clã familiar. Se você tem alguma ascendência escocesa, pode procurar o xadrez da sua família.

edinburgh_edimburgo

Há várias lojas de whisky e vários tipos também, desde variedade em anos de envelhecimento até se é single malt ou blend. O single malt é feito com um tipo de malte e o blend, como o nome diz, é feito com diversos tipos de malte. Aqui no Brasil o mais popular é o blend. Vale a pena experimentar os dois e ver o que você prefere.

Um doce típico de lá é o tablet, que é um doce de leite em pedaços, muito parecido com o doce de leite do Brasil. Há lojas especializadas nisso e vende pedaços de tablet misturado com vários ingredientes, desde chocolate, frutas secas, nozes até whisky (claro).

Dica importantíssima: leve guarda-chuva e casaco impermeável, pois chove muito e durante o ano inteiro. Não tem um mês que chova menos, todos os meses tem médias parecidas. Ah, também venta bastante e às vezes o guarda-chuva não aguenta, mas é importante carregá-lo sempre.

 

Edinburgh Castle

Sem dúvida o castelo é o símbolo e a grande estrela da cidade. O Edinburgh Castle domina o horizonte da cidade e é parada obrigatória. Ele fica no topo de uma rocha vulcânica, que se chama Castle Rock e lá de cima é a melhor vista da cidade. É possível ver os vários jardins, inclusive o Princes Street Gardens. O castelo foi construído para ser a fortaleza da cidade pois está em um lugar estratégico.

edinburgh-castle

Logo na entrada tem duas estátuas dos heróis nacionais, Robert The Bruce e William Wallace, grande responsável pela união de clãs na Escócia (é o personagem principal do filme Coração Valente, estrelado por Mel Gibson). Embaixo da ponte da entrada, há um fosso seco.

Nos anos de 1600, o castelo se tornou uma base militar e que assim ficou por 200 anos.

Todos os dias (exceto aos domingos), pontualmente as 13hs, uma bala de canhão é lançada na face norte do castelo e é conhecida como One o’clock Gun. Essa tradição começou em 1861 para avisar o horário aos navios, que ficavam no porto ali perto, para eles acertarem os relógios marítimos para navegação.

Há várias salas para visitar como:

The Royal Palace – no palácio real tem os aposentos reais e na  sala The Crown Jewels estão expostas as jóias da coroa escocesa, sendo a coroa, a espada e o cedro. Ali também se encontra a chamada Stone Of Destiny (pedra do destino), é o assento de pedra onde os reis da Escócia eram coroados.

The Great Hall – é o grande salão e o destaque é o teto original todo decorado.

National War Museum – esse museu tem armas, espadas, cartas militares etc.

Prisões militares – as prisões ficam no subterrâneo e estão montadas como se tivessem homens presos, há sons, cheiros e sombras. É muito divertido. Nessas prisões foram detidos marinheiros de vários países no século 18.

Mons Meg – um exemplar dos primeiros canhões fabricados e foi dado ao rei James II em 1457.

St Margareth Chapel – a pequena Capela da Santa Margarida é o mais antigo edifício no castelo e em toda a cidade. Ela é um exemplo da arquitetura normanda do século 12, foi construída em pedra.

Durante três semanas de agosto acontece a parada militar mais famosa do Reino Unido, o Edinburgh Mititary Tatoo. Ela é realizada na praça em frente ao castelo. São montadas arquibancadas para as pessoas assistirem as apresentações militares com gaitas e tambores. Se você pensa em ir, é preciso se planejar antecipadamente, pois os ingressos são super concorridos e os hotéis ficam lotados.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *