Dresden na Alemanha – dicas e roteiro de um dia

Dresden é uma cidade nas margens do Rio Elba, no leste da Alemanha. As principais atrações da cidade são: o Palácio Zwinger, o Ópera Semperoper, a Igreja Frauenkirche, a Catedral de Dresden e o Mural Fürstenzug. Dá para visitar esse lugares no mesmo dia!

Na margem do rio ficam prédios históricos, igrejas, palacetes com seus domos e torres, formando um skyline muito bacana!

Lá tem museus, palácios, igrejas, tudo com muito charme. A maioria dos prédios históricos da cidade foram construídos no século 18.

A cidade foi bombardeada pelos Aliados em 1945 e ficou quase toda destruída.
Antes de ser devastada por esses bombardeios, a maioria dos tesouros e obras de arte foram removidas da cidade e guardadas em um lugar seguro. Depois da reconstrução dos prédios, essas obras foram devolvidas aos seus antigos lugares.

Depois da Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida e Dresden ficou na parte controlada pelos russos.

Nossa visita a cidade foi de um dia, saímos bem cedo de Praga em direção a Berlim (estávamos de carro). Estacionamos o carro no centro e visitamos tudo a pé. Como tínhamos pouco tempo, resolvemos visitar os principais pontos. A cidade é super bonita e não dá para acreditar que a cidade foi bombardeada.

Segue a lista dos lugares que visitamos:

Igreja Frauenkirche

A Igreja Frauenkirche, que é um dos símbolo da cidade. Ela foi construída entre 1726 e 1743 em estilo barroco.
Nos bombardeios de 1945, a igreja foi completamente destruída (por bombas e dias depois, por um incêndio) e só foi reconstruída depois da reunificação da Alemanha, entre os anos de 1994 e 2005. Seus pedaços ficaram no local após o fim da guerra até os anos 1990. A igreja protestante Frauenkirche foi reconstruída com muitas pedras da construção original, são as pedras escuras. A igreja é uma cópia fiel da igreja original.
O altar e o teto são muito bonitos e cheio de detalhes.
Nos fins de semana há concertos de música, veja no site a programação.

A praça Neumarkt é rodeada de prédios muito bonitos em estilo barroco, que foram reconstruídos a partir de fotos antigas. Há muitos bares, restaurantes e lojinhas.

Endereço: Neumarkt
Horários: dias da semana das 10h às 12h e 13h às 18h / fim de semana depende da programação dos eventos.
Ingresso: pago

Mural Fürstenzug

Entre a Igreja Frauenkirche e o Palácio real Stallhof (entre as praças Neumarkt e Schlossplatz), fica o Mural a Procissão dos Príncipes (Fürstenzug). Esse mural retrata os 35 governantes da família real Wettin, que governou a Saxônia de 1127 a 1904.
O mural de 101 metros de comprimento, foi pintado entre 1871 a 1876 e entre 1904 a 1907 foi coberto com azulejos de porcelana de Meissen e fica no muro da parte exterior do castelo.

Endereço: Augustusstrasse 1

 

Palácio Zwinger e Jardim

O grande símbolo da cidade é o Palácio Zwinger. Ele é maravilhoso! É impossível não tirar uma foto linda nesse lugar!

O Palácio Zwinger foi construído entre 1710 e 1728 em estilo barroco. O príncipe Augustus tinha retornado da visita a Luís XIV em Versailles e quis construir algo similar para si. O palácio combina linda arquitetura, escultura e pintura barroca num só lugar.

A princípio, ele foi projetado para festas reais e foi decorado com fontes, esculturas, portais ornamentados e as galerias laterais eram estufas para laranjeiras e frutas cítricas.

Hoje o prédio abriga 3 museus: Galeria de pinturas do período Renascentista e Barroco; Coleção de porcelanas; Coleção de instrumentos matemáticos e físicos.

Tem um carrilhão com 40 sinos de porcelanas da cidade de Meissen (região famosa por fazer porcelana fina) e eles tocam a cada 15 minutos.

O ângulo mais fotografado (que achamos mais bonito também) é o Kronentor (portão da coroa).
A fonte Nymphenbad (banho das ninfas) é uma obra prima do barroco alemão.

Endereço: Theaterplatz 1
Horários do jardim: novembro a março das 6h às 20h / abril a outubro das 6h às 22h.
Ingresso: jardim é gratuito e os 3 museus são pagos.

 

Brühlscher Terrasse / Calçadão na margem do Rio Elba

Esse calçadão ao lado do Rio Elba é elevado e tem uma vista super bacana do rio. Ele é um caminho com vários prédios históricos. É super agradável para passear, descansar e tomar um café.

 

Catedral de Dresden / Katholische Hofkirche

Essa catedral católica da Santíssima Trindade foi construída entre 1739 e 1751 em estilo barroco. A fachada tem muitos detalhes e seu interior é muito bonito. Vale a visita!

Ela também foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída nos anos 1980.

Na cripta da igreja estão enterrados 49 membros da família real Wettin, inclusive o príncipe Augusto (ele que construiu o Palácio Zwinger).

Endereço: Theaterplatz
Horários: segunda a quinta-feira das 9h às 17h, sexta-feira das 13h às 17h, sábado das 10h às 17h e domingo do meio-dia a 16h.
Ingresso: gratuito

 

Ópera Semperoper

A Ópera Semperoper foi construída entre 1838 e 1841 por Gottfried Semper, em estilo neo-renascentista e foi batizada com o nome do seu arquiteto.

Ela foi destruída em 1945 e reconstruída em 1985.

Endereço: Theaterplatz 2
Horários: confira no site
Ingresso: pago

 

Algumas fotos da cidade

 

Confira aqui um mapa deste roteiro:

Dresden - Rota - Viagem LadoB

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *