inglaterralondresmuseus/exposiçõesmúsica

Dicas para fãs dos Beatles em Londres

placa casa john lennon em londres

Há muitos lugares relacionados aos Beatles em Londres. Além da super conhecida Abbey Road e Abbey Road Studios, tem o Rooftop Concert, Trident Studios, a casa que o Lennon e Yoko Ono moraram, Marylebone Station e a British Library.

Se você for para Liverpool, confira os lugares imperdíveis na cidade nosso post de Liverpool.

Abbey Road e Abbey Road Studios

Na gravação do disco Abbey Road, os Beatles ainda não tinha decidido qual seria o nome do álbum. Após pensar, eles chamaram um fotografo para tirar fotos dos integrantes atravessando a rua, como estudo para a capa do disco. Na manhã de 8 de agosto de 1969, a rua foi fechada e foram tiradas apenas 6 fotos. O Paul que escolheu a imagem.

Inclusive depois do lançamento do disco, foram criadas várias lenda que o Paul estava morto devido as “evidências” estampadas na foto. Algumas delas são: ele estava de olhos fechados; o passo está trocado em relação aos outros 3 – com a perna direita na frente; ele está segurando o cigarro com a mão direita – uma vez que ele é canhoto.

Curiosidade, na capa do disco não aparece nem o nome da banda e nem o nome do álbum, atitude inédita na época. O diretor artístico assumiu o risco de não colocar, pois os Fab4 já era a banda mais famosa do mundo e deu certo!

Essa capa se tornou um dos maiores ícones do mundo do rock e todos que vão nessa rua tiram uma foto cruzando a faixa, tentando imitar os passos. A faixa não tem farol e de acordo com a sinalização (uma lâmpada em cada lado da faixa) os motoristas devem parar, mas as vezes há tantos turistas que os motoristas perdem a paciência e buzinam.

A visitação (quase uma peregrinação) é tão grande que a prefeitura de Londres retirou as placas com o nome da rua, pois havia muito roubo, pichações e rabiscos nela. Então não se assuste se você não ver nenhuma por lá.

beatles abbey road

É possível ver a faixa na Abbey Road 24 horas por dia na internet, no site Abbey Road Crossing.
Se você atravessou a rua, procure sua imagem aqui, se ainda não conhece dá para ver o movimento da rua.

Apesar do estúdio ser conhecido pelo álbum Abbey Road, os Beatles gravaram a grande maioria dos seus álbuns nele. Outros artistas também gravaram seus discos no Abbey Road Studios: Pink Floyd, Deep Purple, Rush, Radiohead e Oasis. Veja a lista de quem gravou lá.

Endereço: 3 Abbey Road
Estação de metrô mais próxima: St. John’s Wood

Hard Rock Café Londres

O Hard Rock Café é conhecido por ser um restaurante descolado, além disso ele guarda várias preciosidades de músicos bacanas. O de Londres não poderia faltar itens do Beatles.

A Memorabilia como é chamada por eles, é uma sala-cofre no sub-solo com um monte de guitarras, roupas, discos de roqueiros. Os itens dos Beatles são o manuscrito da letra da música Instant Karma e Imagine, escrita a mão por John Lennon e os óculos e a jaqueta que ele vestiu durante um show dos Beatles em Nova York.

blusa john lennon beatles

Endereço: 150 Old Park Lane, Londres.
Estações de metrô mais próximas: Hyde Park Corner ou Green Park (Piccadilly e Jubilee lines)
Ingresso (2018): gratuito

Rooftop Concert

É possível ir ao lugar da última apresentação ao vivo dos Beatles, o Rooftop Concert, quer dizer, é possível olhar da rua.

O último e inesquecível show ao vivo foi feito sem avisar ninguém e surpreendeu os pedestres em janeiro de 1969.

rooftop concert beatles

Nesse prédio ficava a Apple Records, naquela época.

Para a tristeza dos fãs, não é possível subir na cobertura.
O prédio fica na rua Savile Row e é uma rua paralela a Regent’s street, perto da Picadilly Circus.

Endereço: 3 Saville Row
Estações de metrô mais próximas: Piccadilly Circus e Oxford Circus

Casa onde John Lennon e Yoko Ono moraram

Em 1968, morou um dos casais mais importantes do mundo da música, John e Yoko.

Dentre alguns fatos interessantes que aconteceram nessa casa estão: a apreensão de drogas feita pela polícia e que o apartamento foi o set para as fotos da capa do álbum Two Virgins, em que eles estão nus.

O engraçado é que apesar desse local ser muito associado a John Lennon (a placa azul indica que pessoa famosa e importante morou naquela casa), esse flat pertenceu anteriormente a Ringo Starr.

Endereço: 34 Montagu Place – Marylebone
Estação de metrô mais próxima: Edgware Road

London Palladium Theatre

A première dos filmes A Hard Day’s Night, Help! e Yellow Submarine foi realizada nesse teatro.

Em 13 de outubro de 1963, começou a beatlemania. Esse show foi transmitido ao vivo pela televisão.

A fama dos Fab Four já estava crescendo, mas essa transmissão foi um ponto chave para virar a grande beatlemania. Ali estava toda a mídia e a transmissão na televisão atingiu um grande público e foi para o mundo.

Endereço: Argyll Street
Estação do metrô mais próxima: Oxford Circus

Trident Studios

Os Beatles gravaram Hey Jude nesse estúdio. Ela foi a primeira música gravada em 8 canais pela banda. Eles ainda gravaram Dear Prudence, Honey Pie, Martha My Dear e também I Want You.

O estúdio tem um piano Beckstein feito à mão com mais de cem anos.

Muitos outros artistas gravaram no Trident Studio, como: Bee Gees, Carly Simon, Chris de Burgh, Genesis, James Taylor, Joan Armatrading, Joe Cocker, Kiss, Lou Reed, Peter Gabriel, Queen, Rolling Stones, Thin Lizzy, Tina Turner, T-Rex e Yes.

Endereço: 17 St. Anne’s Court, no Soho.
Estação do metrô mais próxima: Tottenham Court Road

Marylebone station

Essa estação de trem foi utilizada como locação de vários filmes, inclusive o filme nas cenas de abertura do filme A Hard Day’s Night, em abril de 1964.

A cena em que eles correm em direção a câmera, foi filmada na Boston Place – uma pequena rua próxima à estação.

A estação Marylebone foi inaugurada em 1899 e a fachada é de tijolos vermelhos, super bonita!

marylebone station londres

Foto: Wikimedia Commons

Endereço: MarileGreat Central House, Melcombe Pl
Estação do metrô mais próxima: Marylebone – Bakerloo Line

British Library

A British Libray, que é a biblioteca nacional, guarda todos os livros de língua inglesa e tem exposições permanente e temporárias.

Na galeria The Sir John Ritblat Gallery fica em exposição permanente várias preciosidades, inclusive objetos dos Beatles.

Lá estão: a letra escritas a mão das músicas: I remember a time when everyone, Ticket to Ride, Help!, Yesterday e Michelle. A foto dos The Beatles, Pete Best e Stuart Sutcliffe; a letra de uma música do George que não foi gravada; um cartão de aniversário com a letra da música A Hard Day’s Night; The Beatles Book em 1 de agosto de 1963. Em áudio: 45 singles da ‘A Hard Day’s Night’, a gravação de natal de 1963; o ingresso do show de Hammersmith Odeon em 1965.

british-library-inside

Veja nosso post completo sobre a British Library.

Endereço: 96 Euston Road.
As estações de metrô mais próxima: King’s Cross/St Pancras; Euston; Euston Square

Share Button

Vai Viajar?

Já reservou o seu Hotel? Nós usamos e recomendamos o Booking para reserva de hotéis, com opções em todos os lugares do mundo e com diversos preços. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link acima.

Não esqueça do Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa (Tratado de Schengen). Mesmo em outros países, é importante ter a assistência médica para casos de emergência.
Você pode parcelar em até 12x no cartão de crédito ou receber o desconto de 5% no boleto! Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAGEMLADOB5

Vai alugar um carro? Temos parceria com a RentCars. Você paga em Reais e sem cobrança de IOF! Você pode pagar no cartão de crédito parcelado, ou receber desconto no boleto bancário!

Reservando com os nossos parceiros, você nos ajuda a manter o blog e a criar mais conteúdo!


5 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O melhor do Lado B
Parques em Londres
National Gallery - Londres
Biergarten Berlim - Pratergarten
Rothenburg ob der Tauber
igreja saint sulpice paris praca