Dicas para British Museum e National Gallery, em Londres

Há muitos museus bacanas em Londres e vários deles são gigantes, com muitas salas e andares, eles são verdadeiros labirintos! Além de todas essas obras expostas, o melhor…. a maioria deles são gratuitos.

Veja aqui dicas dos dois museus mais visitados da cidade, o British Museum e a National Gallery e aproveite melhor sua visita!

British Museum

No British Museum há uma coleção enorme de arte de várias civilizações antigas, como do Egito antigo, da Grécia antiga, Roma antiga, Mesopotâmia, Persa,  Maia, Asteca, Inca, Vikings, China imperial, Oriente Médio, Índia, várias tribos africanas, Europa medieval, povos asiáticos, entre outras. Depois que você cruza o hall, se abre um espaço claro coberto com vidro e aço tramado. Se você andar em volta, encontrará as portas de algumas galerias, lojinhas e os cafés com mesas coletivas.

Na galeria egípcia há esculturas em pedra de vários tamanhos e de vários faraós, muitas múmias e sarcófagos, objetos encontrados dentro das tumbas, a recriação de uma pequena sala pintada de uma tumba, entre outras coisas. A grande estrela é a Pedra da Roseta, pois nessa pedra está escrita o mesmo texto em três línguas diferentes: hieróglifos (escrita utilizada pelos sacerdotes egípcios), demótico (língua utilizada pelo povo egípcio) e grego. Com isso, os hieróglifos egípcios foram decifrados, pois o grego era uma língua conhecida e as outras eram desconhecidas.

Na galeria grega há esculturas, objetos e vasos de várias épocas. Os grandes destaques são as esculturas e o frontão do Parthenon (da Acrópole) de Atenas, na Grécia. Também o mausoléu de Halikarnassos, uma construção com colunas, frontão e estátuas. Ela foi construída onde hoje é a Turquia e está montada na sala 21.

british-museum-mausoleu

Na galeria do Oriente Médio há estátuas de vários tamanhos  e objetos no geral. Os highlights são as tábuas de barro com escrita cuneiforme, um dos primeiros registros escritos encontrados (coisas que estão nos livros de história e estão ali ao vivo).

Uma galeria interessante é da China, Índia e sudeste asiático (sala 33). Tem muitas esculturas de Buda e outros deuses hindus feitos de vários materiais. Também há outros objetos interessantes dos povos locais.

A galeria do Japão, tem muitas espadas, roupas de samurais, kimonos imperiais. Também tem desenhos e objetos de várias dinastias. Se você tiver sorte, todo dia tem uma demonstração da cerimônia do chá.

Endereço: Great Russell Street  (metro: Central e Piccadilly lines- estações: Russell Square e Holborn)

 

National Gallery

A National Gallery tem um acervo de pinturas de várias épocas e lugares. As galerias são divididas por anos: pinturas de 1250 a 1500, pinturas de 1500 a 1600, pinturas de 1600 a 1700 e pinturas de 1700 a 1900.

national gallery - londres

Na galeria das pinturas de 1250 a 1500, têm obras de arte medieval e do renascimento. Têm muitas telas de diferentes estilos, é muito interessante! O destaque dessa galeria é a tela The Arnolfini Portrait de Jan van Eyck.

Na galeria de 1500 a 1600 há obras de gênios do renascimento Titian, Raphael, Botticelli e as estrelas são: a tela The Virgin of the Rocks de Leonardo da Vinci e a tela The Entombment do Michelangelo.

Na galeria 1600 a 1700 são obras de estilo barroco, como Caravaggio, Velázquez e Poussin e muitas obras dos Países Baixos de Rubens, Van Dyck e Vermeer, entre outros. Os highlights são The Supper at Emmaus de Caravaggio e  Self Portrait at the Age of 34 do Rembrandt.

Na galeria 1700 a 1900 tem obras dos artistas Goya, Turner, Ingres, Degas, Cézanne, Monet, Van Gogh. Tem uma sala com obras impressionistas maravilhosa!! Tem três telas de Vincent van Gogh, uma delas é a tela dos Girassóis. Tem muitas obras de Monet, Degas e de seus contemporâneos.

Se você tiver somente 15 minutos e for apaixonado por arte impressionista…. essa é a sala que você deve visitar. Anote: é a sala 45!

Veja os 30 highlights indicados pelo museu

Endereço: Trafalgar Square (metro Northern e Bakerloo lines – estação Charing Cross)

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *