Dicas de Würzburg: Palácio Real Residenz e Igrejas

Würzburg é uma cidade pouco conhecida da Alemanha, mas ela tem o palácio real Residenz, que pertence ao Patrimônio Mundial da UNESCO e faz parte da Rota Romântica. Além de sua linda catedral e igrejas de diversos estilos.

Há muitos monumentos em estilo gótico e barroco. Ela é uma cidade universitária (a universidade foi fundada em 1402), com muitos jovens e vida noturna agitada.

Nas encostas do rio Main, há muitos vinhedos para a fabricação de vinho. Não deixe de experimentar o vinho Bocksbeutel, eles ficam em garrafa achatadas.

Würzburg - Palácio Real Residenz

 

Wurzburg é uma cidade grande na Alemanha que fica entre Frankfurt, Nuremberg e Rothenburg ob der Tauber.

Dia 16 de Março de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 85% da cidade foi destruída por bombardeiros aéreos. O centro histórico, igrejas e diversos monumentos não sobreviveram. A reconstrução demorou 20 anos. (Fonte: Wikipedia)

Palácio Residenz e jardins reais

Andando pelo centro, logo se vê o palácio imponente, com uma fonte e uma grande praça na frente e o jardim ao fundo. O Residenz é um grande palácio construído em estilo barroco e rococó (dizem que o rococó de Würzburg é a variação mais italiana do estilo na Alemanha). A construção começou em 1720 e foram contratados grandes arquitetos e artistas da época. A decoração é recheada de afrescos, mosaicos e estátuas. São 40 salas abertas ao público, os destaques são o vestíbulo, a escadaria, o Salão Branco e a Sala do Imperador – com  o gabinete de espelhos.
Veja o mapa do palácio.

Se você quiser tem um gostinho da decoração do palácio, sem entrar nele, visite a capela na lateral (Hofkirche / Court Chapel), que é gratuita. Ela fica na ala a direita da entrada principal. A entrada da capela é por uma porta lateral.

Ela é pequena, mas tem todos os elementos do rococó, muito linda! Não é permitido tirar fotos lá dentro. A capela tem as paredes curvas e três domos ovais, ela é forrada de afrescos, dourado e estátuas brancas.

A visitação no palácio é paga. Já o jardim é gratuito, ele é muito bonito e bem cuidado, cheio de flores.

Se você está de carro, tem um estacionamento na praça. O parquímetro é automático, você precisa pegar o tíquete na máquina e pagar quando for embora.

Endereço: Residenzplatz

 

Catedral Dom St. Kilian

A catedral de St. Kilian fica no centro da cidade, dá para ver de longe as duas torres.

Ela foi construída em entre o século 11 e 12 (os trabalhos começaram no ano 1040), em estilo românico e é a quarta maior catedral desse estilo na Alemanha, com 105 metros de extensão.

As torres foram construídas em 1237 e o interior foi redecorado em estilo barroco entre 1701 a 1704.

Em 1945, um incêndio a destruiu (devido ao ataque aéreo) e sua reconstrução foi terminada em 1967.

Há muitas imagens e objetos medievais que foram salvos e estão espalhados pela igreja. O altar principal foi reconstruído.

É possível visitar a cripta, é gratuito.

Endereço: Domstrasse 40

Wurzburg - Catedral Dom St Kilian

 

 

Igreja Neumünster

Perto da catedral fica a igreja Neumünster.

Essa igreja é do século 11, mas durante o tempo foi sendo modificada. A torre é do século 13 e a fachada barroca foi feita entre 1710 a 1716.

A fachada é muito bonita, feita com pedras vermelhas e esculturas e detalhes em branco. Dentro, o teto é decorado com pinturas e há muitas esculturas.

Endereço: Domerpfarrgasse 10

 

Igreja Marienkapelle

A Igreja Marienkapelle foi construída entre 1377 a 1480, em estilo gótico. Ela se destaca da paisagem com suas cores branca e vinho. Dentro ela é decorada com esculturas e pinturas. Os quadros no altar são originais dos anos 1500.

Em 1945, ela foi danificada por um incêndio, mas alguns objetos foram salvos.

Endereço: Marktplatz

 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *